PRAIA DE PORTO DE GALINHAS (PE): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Está pensando em passar suas férias desfrutando das belezas da Praia de Porto de Galinhas em Pernambuco? Então confira essas dicas que selecionamos para tornar sua viagem mais agradável e divertida.

10 motivos que fazem Porto de Galinhas ser tão cobiçado no Brasil

Como chegar?

Porto de Galinhas está a cerca de 60 quilômetros de Recife, capital de Pernambuco e o acesso é fácil!

Se você estiver chegando a cidade pelo Aeroporto Internacional de Recife por exemplo, o ônibus da linha 195 ou da linha 191 leva você direto a Porto de Galinhas, e o ponto desse ônibus fica nas dependências do aeroporto no portão A4.

Outras opções são ir de taxi, uber, ou alugar um carro para ficar passeando pela região de forma mais despreocupada.

O percurso mais rápido entre Recife e Porto de Galinhas é a BR-101 e de carro a viagem dura por volta de uma hora, enquanto de ônibus devido as paradas, o percurso leva por volta de 1h30.

Alguns hotéis e pousadas de Porto de Galinhas oferecem o serviço de transfer para seus hóspedes, então antes de reservar sua estadia, uma boa dica é conferir as condições desse serviço.

10 melhores Hotéis e Pousadas em Porto de Galinhas

Foto mar azul da Praia de Porto de Galinhas, PE.

Que tal acordar com esse mar azul que mais parece uma imensa piscina natural? É só ficar hospedado na Praia de Porto de Galinhas, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O que fazer em Porto de Galinhas?

Apesar da principal atração local ser as belas praias da região, os passeios e a diversão em Porto de Galinhas vão muito além do sol e mar, confira:

Visitar as Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

As jangadas partem do calçadão nos dias em que a maré está baixa, afinal, os passeios para as piscinas são obrigatórios para os que estão conhecendo Porto de Galinhas, pois são elas o ponto turístico mais característico da região.

Veja mais fotos das Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

Para realizar o passeio, o ideal é que a maré esteja entre 0.0 e 0.6 metros de altura, assim, pode-se aproveitar ao máximo a beleza das piscinas naturais.

Outro fator interessante, é que as águas das piscinas naturais se tornam mais cristalinas por volta das 11h até o meio dia. Se você puder se planejar para realizar o passeio nesse horário poderá apreciar muitas das belezas do fundo do mar como você nunca viu!

Foto mapa do Brasil nas piscinas naturais de Porto de Galinhas, PE.

O mapa do Brasil formado naturalmente pelos corais é cartão-postal das piscinas naturais da paradisíaca Porto de Galinhas, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Fazer um Mergulho

Durante a visita as piscinas naturais, a melhor forma de apreciar ainda mais a natureza é fazendo mergulho (de snorkel ou com cilindro).

Mesmo que você nunca tenha mergulhado na vida, o “batismo” é feito durante o mergulho nas piscinas naturais, onde se pode avistar uma jangada naufragada e toda a rica fauna e flora do fundo do mar.

Veja o Guia Completo de Porto de Galinhas aqui

Nos locais onde se pode alugar o equipamento para mergulho, os turistas podem aprender algumas técnicas para um mergulho seguro, e durante todo o passeio são acompanhados por um mergulhador guia, visando manter a segurança do turista durante o mergulho.

Passeio de Catamarã até a Praia dos Carneiros

Esse é um passeio muito animado e que costuma encantar os turistas, com música no percurso todo e um guia que conta um pouco mais da história da região, até chegar na belíssima Praia dos Carneiros, considerada uma das mais belas do Estado.

PRAIA DOS CARNEIROS: a Top de Tamandaré

O passeio conta com parada nas piscinas naturais para banho, no meio do mar, onde as águas calmas ficam na altura da cintura de um adulto. Você se sentirá realmente no paraíso!

Foto piscinas naturais da Praia de Carneiros, Tamandaré, PE.

Turistas adoram as piscinas naturais da Praia de Carneiros e já dá pra saber o motivo, não é? Em Tamandaré, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Surfar

A Praia de Maracaípe é vizinha de Porto de Galinhas e apesar de ser mais deserta e menos conhecida pelos turistas, é muito procurada pelos surfistas devido as suas boas ondas. O local inclusive já foi sede de campeonato de surfe.

Se você é fã do esporte e quer um mar de ondas para chamar de seu, Maracaípe é o lugar!

Foto orla da Praia de Maracaípe, em Ipojuca, PE.

A Praia de Maracaípe é vizinha a Porto de Galinhas, com ondas excelentes para o surf.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Passear de Bugue

Um dos passeios mais famosos da região é o passeio de bugue que leva o turista de ponta a ponta de Porto de Galinhas, passando por todas as praias, indo da Praia do Muro Alto até o Pontal de Maracaípe.

Veja mais fotos de Porto de Galinhas aqui

Essa é uma maneira prática e gostosa de conhecer toda a região em um só passeio e desfrutar de toda a beleza de Porto de Galinhas.

Assim, se você fizer esse passeio no primeiro dia de sua viagem, já poderá conhecer as praias que deseja voltar com mais calma para curtir o dia.

Conhecer o Artesanato

Para os que gostam de comprar lembrancinhas, o artesanato local é bastante diversificado, mas o ponto alto são as imagens de galinhas, de todos os tipos, cores, materiais e tamanhos.

Bordados, redes, mantas e saídas de praia também compõem o artesanato local feito por rendeiras a mão, que vale conferir!

Você está lendo dicas da PRAIA DE PORTO DE GALINHAS (PE): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Conhecer a Gastronomia Local

Conhecer os restaurantes e as especiarias locais é essencial para conhecer melhor a cidade que se está visitando, independente de qual o seu roteiro de viagem, e em Porto de Galinhas não poderia ser diferente.

As deliciosas refeições com peixes e frutos do mar não podem ficar de fora da sua viagem! Seja durante o almoço, ou como petisco noturno nos barzinhos da cidade.

Visitar o Projeto Hippocampus

A sede desse projeto funciona como um museu onde os visitantes podem apreciar aquários repletos de cavalos marinhos e outros peixes invertebrados que compõem a fauna marinha pernambucana.

A visitação é paga e dá direito a guiamento que irá te explicar um pouco mais sobre o projeto que visa preservar os cavalos marinhos. O valor que é pago ajuda na manutenção do local e na preservação dessa espécie tão bela e interessante.

Há um passeio de jangada pela área para observar os animais no seu habitat natural, onde o guia explica suas características e comportamento. Um passeio de conhecimento e respeito ao meio ambiente!

Foto cavalo marinho no Rio Maracaípe, em Porto de Galinhas, PE.

A bela espécie de cavalo marinho que vive nas águas do Rio Maracaípe. Um lindo passeio no Projeto Hippocampus para conhecer e preservar os animais.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Onde comer?

Nada como se deliciar com frutos do mar e peixes durante sua estadia em Porto de Galinhas. Então algumas recomendações de onde desfrutar de delícias típicas da região:

Barcaxeira

Especializado na deliciosa mistura de mandioca/aipim/macaxeira com frutos do mar, o bar colorido e aconchegante oferece um inesquecível escondidinho que é chamado de macaxeira gratinada.

Peixe na Telha

O restaurante pé na areia, com estilo rústico oferece a refeição mais famosa da região, que é a que dá origem ao nome do restaurante: o peixe na telha. Os pratos são bem servidos e ideais para um almoço em família na região.

Onde ficar?

Uma boa hospedagem é essencial para que a viagem seja relaxante e proveitosa. Mas cada viajante possui um estilo preferido de local e Porto de Galinhas oferece tudo: de resorts completíssimos, passando por hotéis econômicos e pousadas charmosas, a hostels para dividir experiências.

Já falamos dos 10 melhores hotéis e pousadas em Porto de Galinhas nesse post aqui, que vale a pena conferir e ter algumas referências boas para passar suas férias com conforto e tranquilidade.

Uma dica importante: se for viajar na alta temporada para Porto de Galinhas (entre dezembro e fevereiro) é preciso reservar com antecedência sua hospedagem para garantir o lugar e bons preços. As demais épocas não são tão concorridas, mas planejamento é sempre bom!

***
O que achou das nossas dicas da Praia de Porto de Galinhas? Já sabe tudo o que você fazer por lá?

Agora que você já conhece um pouco melhor as belezas encantadoras de Porto de Galinhas e como se divertir na região, já pode arrumar suas malas e programar a viagem para uma temporada de sol e calor na região.

Não esqueça de levar roupas de banho, papetes (ou outro calçado fechado para andar nos corais e não machucar o pé nos mergulhos nas piscinas naturais) e protetor solar, para se divertir durante sua estadia e aproveitar nossas dicas para curtir ao máximo sua viagem, transformando os dias em momentos inesquecíveis nesse pedacinho de paraíso!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 08 de setembro de 2021


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.