FESTA DE SÃO JOÃO DE CARUARU: A Capital do Forró

Avalie este artigo

Não é a toa que Caruaru, em Pernambuco, é considerada a capital do forró no Brasil. A cidade organiza uma das maiores festas juninas do país, atraindo mais de 1,5 milhão de turistas durante o mês de junho, e disputa com Campina Grande o título de Maior São João do Mundo.

Fotos da festa de São João em Caruaru, Pernambuco - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E, mesmo sem superar os números da rival paraibana, de modo algum fica para trás. Polo de desenvolvimento econômico do Agreste de Pernambuco, Caruaru não deixa a sanfona desafinar nos mais de 200 shows que realiza durante os festejos. Estes movimentam o cenário cultural da região em quatro polos espalhados pelo município.

O maior deles é o Parque de Eventos Luiz Gonzaga, localizado no centro da cidade. O espaço, batizado em homenagem ao Rei do Baião, é popularmente conhecido como Pátio do Forró e sedia os maiores espetáculos musicais do gênero. Com capacidade para cem mil pessoas, ele é inteiramente decorado com bandeirolas e balões de motivos juninos. É o lugar perfeito para dançar ao som de grandes músicos nacionais, como Zé Ramalho, Alceu Valença, Gilberto Gil, e muitos outros. Há ainda a opção de assistir à festa com mais conforto, em um dos camarotes do Parque. Estes são montados em uma estrutura de três andares, com vista exclusiva para o palco principal e serve de abrigo para 2,5 mil forrozeiros.

Mas não é só pela música que o Pátio do Forró faz sucesso no São João de Caruaru. A culinária tradicional dos festejos é destaque no cardápio dos restaurantes do espaço, que servem pamonha, milho verde, canjica, e diversas outras iguarias. Algumas destas, aliás, são preparadas em tamanho monumental e servidas em bairros da cidade, a exemplo do pé de moleque gigante. Feito a partir de três mil ovos e pesando mais de duas toneladas, ele é servido gratuitamente para mais de dez mil pessoas todos os anos.

Imagens do São João de Caruaru, em Pernambuco - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.brOs outros polos de animação da festa estão distribuídos pelas ruas de Caruaru. No Alto do Moura, mais precisamente no maior Centro de Artes Figurativas da América, o São João fica por conta de trios de forró pé-de-serra e bandas de pífanos – instrumento similar a um flautim, tradicional da região Nordeste do Brasil. O vilarejo, que é recheado de edifícios de arquitetura típica do Agreste, abrigou Mestre Vitalino, famoso por ser o maior representante da arte figurativa no país. E ainda hoje serve de morada para outros artistas que seguem o trabalho do artesão, reproduzindo o modo de vida dos sertanejos em peças de barro e outros materiais. Seus ateliês ficam abertos a visitação no mês de junho e integram a programação estética do São João de Caruaru. Ao visitar o Alto do Moura, aliás, a pedida é aproveitar para degustar um assado de bode em um dos restaurantes típicos do bairro.

Já na antiga Estação Ferroviária da cidade, a atração é a réplica de um vilarejo do interior do Agreste, com direito a igreja, casinhas, mercearia e, claro, a fogueira. A mini cidade cenográficas é palco de espetáculos de quadrilhas, repentistas e peças de teatro com mamulengos – fantoches típicos de Pernambuco.

Logo ali do lado, em um pavilhão, fica o último polo da festa: o alternativo. Aqui, a multidão deixa de lado o forró para festejar o São João ao ritmo do rock, pop, MPB e outros gêneros. A iniciativa surgiu em 2012, para atender pedidos de uma parcela mais jovem do público.

Mas, seja com ou sem arrasta-pé, Caruaru é um convite certo para mergulhar na cultura nordestina. Reduto da tradição sertaneja, a cidade é destino imperdível para quem quer desfrutar de bons momentos à beira da fogueira.

Artigos relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Renato Oselame Fotos:  Ricardo Junior 11 de agosto de 2014


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.