AREMBEPE (BA): 8 motivos para você conhecer

Avalie este artigo

A vila hippie de Arembepe, na Bahia, também é uma praia paradisíaca e você verá nesse post que tem motivos de sobra para conhecer. Confira!

Confira dicas de Turismo na Bahia para todos os estilos de viagem

Um destino paradisíaco a menos de uma hora de Salvador. Essa é Arembepe, pequena vila do município de Camaçari que vem se tornando uma das queridinhas não só dos moradores da capital, que podem acessar facilmente em finais de semana e feriados, como também dos turistas que visitam a Bahia e logo descobrem os encantos do litoral norte do estado.

Com praias de tirar o fôlego, com direito a encontro do rio com o mar, e mais dunas, vegetação nativa e aquela sensação de tempo quase parando, fica difícil passar despercebida.

Com um certo ambiente e cultura hippies, literalmente é o paz e amor que impera no vilarejo – quem chega em um lugar desses não quer saber de nada além de relaxar e curtir a natureza.

Tudo foi popularizado na década de 70 quando famosos como Mick Jagger, Roman Polanski, Jack Nicholson e Janis Joplin descobriram esse paraíso. Além de ficar a menos de 50 km de Salvador, também está a apenas 30 km da badalada Praia do Forte, e por isso recebe muitos turistas que chegam e se vão diariamente.

Foto Praia de Arembepe, Bahia.

A paradisíaca Praia de Arembepe, em Camaçari, na Bahia. Famosa pelo clima rústico e hippie.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Com uma sede do Projeto Tamar, a possibilidade de observar a desova das tartarugas é mais um atrativo incrível de Arembepe. Se o mar cristalino cheio de piscinas naturais, com a paisagem emoldurada pelas dunas, rios, restingas e coqueiros não for suficiente para você, ainda tem isso.

Pode ter certeza que é uma viagem de férias inesquecível, para descansar bastante e recuperar as energias antes de voltar à rotina. Então descubra 8 motivos para conhecer essa maravilha do litoral baiano e nunca mais querer sair de lá.

1. Praia paradisíaca

O grande destaque da vila é o seu litoral. Além da beleza estonteante graças ao ecossistema riquíssimo da região, a praia de Arembepe permite diversão a todos.

Confira aqui fotos de Arembepe, na Bahia!

A faixa de areia é extensa e larga, ideal para crianças brincarem sem problemas. O mar tem recifes que formam piscinas naturais na maré baixa e garantem um mergulho perfeito em suas águas cristalinas e cheias de fauna marinha para apreciar.

Todo o cenário é paradisíaco, emoldurado por coqueirais, dunas, restingas, rios e muita natureza ao redor.

Existem diversas praias próximas da principal do vilarejo, cada uma com suas características e motivos sem fim para visitar: Piruí, Jauá, Genipabu e Jacuípe são as mais procuradas. Para os esportistas, o oceano também tem partes com boas ondas, e os surfistas são sempre encontrados por lá.

2. Para se desconectar

Com tanta natureza, uma biodiversidade incrível e um ecossistema tão diverso, há tudo para o turista. E dá para imaginar como é passar as férias em Arembepe.

O que importa por lá é se desconectar, ter contato máximo com o que o meio ambiente oferece e passar os dias curtindo o sol e o mar, relaxando sob a sombra dos coqueiros e apreciando esse paraíso. E ajuda bastante o fato do vilarejo ter bastante jeito de interior, com aquele clima que faz parecer que o tempo não passa nunca.

O centrinho ainda possui algum comércio, como lojas, bares e restaurantes, mas é mesmo na vila hippie que isso mais aparece: não há luz elétrica e a natureza se destaca com mais força. Quer mais?

A cerca de 10 minutos de carro do centro há um sítio que funciona como retiro natural e santuário de relaxamento, oferecendo sessões de relaxamento, terapias para bem-estar, oficinas criativas e outras opções. Tudo perfeito para voltar para casa de energia renovada.

3. Aldeia Hippie

E por falar nisso, Arembepe abriga uma das comunidades hippies mais antigas e conhecidas de todo o Brasil. Então já dá para imaginar como é o clima por lá, não é?

A Aldeia Hippie de Arembepe foi o local que atraiu os astros do Rolling Stones, como Mick Jagger e Keith Richards, além da também rockeira Janis Joplin no passado.

Confira fotos da Aldeia Hippie de Arembepe aqui!

A cerca de 3 km do centro, fica entre as dunas no meio do Rio Capivara e o mar. Na década de 70 era point hippie e hoje já não tem a mesma força, mas ainda vivem por ali muitos deles – que fazem artesanato para vender e se contentam com o que a natureza oferece. Não há eletricidade e as casas são feitas de palha ou barro. Os visitantes são bem vindos para conhecer a cultural local e explorar as redondezas. Eles ainda possuem hospedagem para os turistas que desejarem uma ambientação ainda mais rústica e isolada nas férias.

Foto aldeia hippie em meio a vegetação em Arembepe, BA.

A Aldeia Hippie de Arembepe é um reduto tranquilo e paradisíaco, ideal para passar uma temporada e se desconectar. Na Bahia!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4. Pela hospitalidade dos moradores

Não é segredo que a Bahia é terra de um dos povos mais alegres, simpáticos e hospitaleiros não só do Brasil, como de todo o mundo. E em Arembepe isso fica ainda mais presente, já que os moradores da vila recebem com muito prazer todos os “forasteiros” que por lá chegam.

Começou assim com os hippies, e hoje a região é frequentada por surfistas, jovens e pessoas interessadas em ecoturismo no geral – além daqueles que querem apenas um pontinho reservado no mapa para descansar na viagem.

A praça principal do vilarejo recebe nos finais de semana um mercado aberto, ou uma espécie de feira onde os moradores vendem artesanato, comidas e mais. E é a oportunidade perfeita para interagir de maneira próxima com os locais para descobrir a simpatia de todos.

5. Visitar o Projeto Tamar

Um dos grandes destaques da região de Arembepe é a presença de uma sede do famoso Projeto Tamar. O que significa, é claro, que a praia é uma boa pedida para observar o incrível fenômeno da desova das tartarugas, que ali chegam para deixar ovos e voltam para o mar.

No prédio da instituição, há atrativos como tanques para receber os animais, áreas cercadas para proteger os ovos (com a presença de incubadoras para ajudar alguns a chocar) e outras atividades para pregar a educação ambiental e o conhecimento sobre a vida desses répteis.

Veja mais dicas do que fazer em Arembepe

O centro também ajuda a preservar alguns deles que chegam em estado ruim e outras espécies ameaçadas. Também há um horário específico para acompanhar a alimentação das tartaruguinhas pela equipe local. Funciona todos os dias, e é um programa imperdível para qualquer turista, mas especialmente aqueles que estão com crianças. E a menos de 40 km para o norte fica outra sede do Tamar, na badalada Praia do Forte.

Você está conferindo 8 motivos para você conhecer Arembepe, na Bahia. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6. Pelas piscinas naturais que se formam na maré baixa

Como você já viu, a beleza da praia em Arembepe é daquelas de tirar o fôlego. São muitos os elementos que garantem uma paisagem encantadora no litoral da vila, e incluem as dunas, a vegetação nativa, os coqueiros e o encontro do rio com o mar.

Mas o maior destaque é mesmo a possibilidade de mergulhar em piscinas naturais que são formadas pelos recifes de coral da região. Com as águas cristalinas, não faltam peixinhos coloridos para observar mergulhando de snorkel – e a criançada adora a experiência.

Confira as 5 melhores Piscinas Naturais na Bahia

Para aproveitar ao máximo esse espetáculo da natureza, é preciso estar lá na maré baixa. E o ideal é consultar a tábua de marés no site da Marinha para ter certeza do melhor momento para a visita. Fique atento também às fases da lua: durante a cheia e a nova, a variação da maré é maior, e tudo fica mais perfeito. Na minguante e crescente, o mar varia menos e não é a mesma coisa.

Foto piscinas naturais da Praia de Arembepe, BA.

A Praia de Arembepe, na maré baixa, forma deliciosas piscinas naturais devido aos recifes. Mergulho garantido!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7. Pela comida fresquinha e saudável

É possível visitar a Bahia sem explorar bastante a culinária regional? Acarajé, vatapá, sarapatel e muito mais se fazem presentes em todo o estado, e lá em Arembepe dá para comer muito e bem.

Naturalmente, os pratos de frutos do mar, como moquecas e camarões, são o grande destaque. E com aquele oceano enorme na frente, é tudo sempre fresquinho.

Não há dificuldade alguma também em encontrar comidinhas baianas. Na comunidade hippie, dá para experimentar pratos mais naturais e saudáveis, já que se baseiam no que a natureza oferece.

Pode ter certeza que é uma viagem para comer bastante, e com muita qualidade – como em todo o litoral baiano.

Dicas das Praias de Arembepe aqui!

8. Pela alegria contagiante de ficar lá

Não experiência igual a estar em uma praia quase deserta, com natureza variada e preservada, e localizada em um vilarejo com clima de interior.

O tempo não passa, não dá vontade de sair da areia e do mar cristalino com suas piscinas naturais. E qualquer um vai terminar as férias contagiado por esse ambiente encantador e delicioso.

É o cenário que costuma povoar os sonhos da maioria das pessoas quando pensa na hora de tirar uma folguinha da correria do dia a dia. Mar azul, areia branquinha, coqueiros e muita paz.

Lagos próximas às dunas, vegetação de restinga, tartarugas desovando. Tem de tudo que se pode esperar de melhor no litoral da Bahia!

***
Definitivamente Arembepe é um destino mágico, com uma aura única e que só conhecendo para entender. E com a certeza de que não vai querer voltar para casa – ou vai querer muito retornar um dia.

Convencidos com esses 8 motivos para visitar Arembepe nas próximas férias?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 27 de novembro de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.