6 MUSEUS BRASILEIROS que você precisa conhecer

Avalie este artigo

Se tem algo que prevalece em todo o Brasil quando o assunto é viagem, é atrativo turístico ligado a herança histórica e a herança cultural. Nosso país possui um rico acervo de objetos, artes e curiosidades que fica guardado nos museus por todos os estados. Dos mais valiosos até os mais excêntricos, em qualquer lugar você com certeza encontrará uma atração para curtir.

Visitar museus por onde você passa é também se abrir mais para as raízes daquele destino. Você com certeza descobrirá muito nessas atrações e verá que pode ser bastante divertido! Para começar, listamos 5 museus que considerados imperdíveis e estão pertinho da gente, aqui mesmo no Brasil. Confira.

1 – Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte – MG

Começamos a nossa lista com um exemplo de museu que vai, com certeza, agradar aos mais velhos e mais novos. Aqui, na verdade, é a herança de uma imensa e linda coleção da mineira Luiza de Azevedo Meyer, nascida em 1912 e que desde pequena adorava guardar impecavelmente os seus brinquedos.

A sua coleção foi passada para seus dez filhos e, posteriormente, para os 22 netos, até que em 2006 se tornou oficialmente peças de um museu. Se você pensa que a atmosfera do lugar remete apenas à um lugar infantil, se surpreenderá quando entrar na casa. O museu é todo colorido, de fato, mas os brinquedos que estão aqui são bastante curiosos e nos levam à épocas passadas bem diferentes.

Serviço Museu do Brinquedo:
Endereço
: Avenida Afonso Pena, 2564 – Bairro Funcionários
Telefone para informações: (31) 3261-3992
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 9h às 17h, sábados e feriados das 10h às 17h
Cobrado: Sim. Valores devem ser consultados na bilheteria, pois variam por período.
Visite o site do Museu dos Brinquedos (www.museudosbrinquedos.org.br).

2 – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, em São Paulo (capital)

Fundado em 1947, à época era considerado o museu mais moderno do Brasil e, com o título permaneceu mesmo com toda a tecnologia aplicada a outros espaços. O MASP conta com uma galeria de mais de 8 mil obras de artes com nomes de artistas europeus. Você encontrará aqui algumas esculturas, pinturas e até mesmo peças de vestuários de diferentes épocas.

foto-masp-e-av-paulista-em-sao-paulo-brasil-0063

O MASP apresenta exposições fixas e temporárias. Você pode consultar o site do museu para se informar sobre a programação e ver o que o local oferece enquanto você estiver por São Paulo. Esse também é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade. Não deixe de conhecer!

Serviço MASP:
Endereço
: Avenida Paulista, 1578, Centro
Telefone: (11) 3251-5644
Horário de Funcionamento: Terça a domingo e feriado, 11h às 18h; quinta, 11h às 20h.
Cobrado: Sim. Valores devem ser consultados na bilheteria, pois variam por período.
Visite o site do MASP (www.masp.art.br).

3 – Museu Ferroviário, em Curitiba – PR

No Brasil inteiro você encontrará alguns museus ferroviários, mas o de Curitiba merece atenção por estar dentro de uma antiga estação de trem. Você passeará pelo museu sem sentir aquele impacto que as exposições nos causam. A ideia é fazer um passeio de volta ao tempo para um ou dois séculos passados. Ele está aqui desde 1982 e, desde então tornou-se ponto de parada para turistas na cidade. São mais de 600 objetos estrategicamente organizados de forma que você conhecerá a história da Estação Ferroviária de Curitiba e parte da história do Brasil sem perceber.

Serviço Museu Ferroviário:
Endereço
: Shopping Estação (Avenida Sete de Setembro, 2775)
Telefone: (41) 3094-5346
Horário de Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 18h, domingo, das 11h às 19h.
O Museu Ferroviário não tem um site ativo.
Cobrado: Sim. Valores devem ser consultados na bilheteria, pois variam por período.

Você está conferindo seis museus brasileiros que você precisa conhecer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

4 – Museu Vivo de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte – CE

O Museu ou Memorial de Padre Cícero é um dos locais mais incríveis para quem gosta de praticar turismo religioso ou busca conhecer mais sobre a história de um destino. Apesar de não estar perto da capital, Fortaleza, a cidade de Juazeiro do Norte merece a sua visita. Cidade-Natal de Cícero Romão Batista, o Padre Cícero ou “Padim Ciço”, como os cearenses costumam falar, Juazeiro do Norte também teve sua participação importante na história do estado.

O espaço está localizado no Casarão do Horto, onde o padre viveu por alguns anos e conta com cinco ambientes que contam um pouco da história desse personagem tão importante para a religião católica. Estátuas em tamanho real foram recriadas, assim como objetos pessoais do padre foram utilizados nesses ambientes. É um retorno ao passado muito impressionante e que vale a pena conhecer.

Serviço do Museu Vivo de Padre Cícero:
Endereço
: Praça do Cinquentenário, s/n (Centro)
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h30. Sábados e Domingos, das 7h30 às 17h30.
Cobrado: Sim. Valores devem ser consultados na bilheteria, pois variam por período.
O museu de Padre Cícero não possui site próprio.

5 – Museu Nacional, no Rio de Janeiro (capital)

O Museu Nacional é o mais importante de toda essa nossa lista e um dos mais conhecidos e valiosos de todo o Brasil. Apesar de muito famoso e dificilmente passar despercebido por turistas na cidade, ele ainda pouco difundido aos viajantes. O Museu Nacional foi a primeira instituição científica do país, fundado por Dom João VI, no início dos anos 1800.

Aqui também funciona o maior museu de história natural e antropológica de toda a América Latina, com peças incontavelmente valiosas. O prédio onde está o Museu Nacional já foi casa da família imperial brasileira.

Serviço do Museu Nacional:
Endereço: Quinta da Boa Vista, São Cristóvão
Telefone: (21) 3938-1123
Horário de Funcionamento: De terça a Domingo, das 10:00 às 17:00. As segundas-feiras, das 12:00 às 17:00.
Visite do site do Museu Nacional(www.museunacional.ufrj.br).

6 – Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG)

O último indicado da nossa lista não é um museu comum. O Instituto Inhotim é uma mistura de museu, galeria de arte e jardim botânico! Mistura que torna o lugar incrível e imperdível.

foto-instituto-inhotim-em-brumadinho-mg-0611

Caminhar pelos jardins e observar as peças expostas é quase uma terapia. Falamos mais sobre ele nesse post. Confere lá!

Serviço: Instituto Inhotim
Endereço: Av. Inhotim, Brumadinho – MG
Telefone: (31) 3571-9700
Horário de Funcionamento: segunda à sexta: 09:30 às 16:30. Sábado e domingo: 09:30 às 17:30.
Visite o site do Inhotim(www.inhotim.org.br).

Você já ouviu falar de algum dos museus dessa nossa lista? Conta para nós qual o seu preferido!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 01 de junho de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.