PRAIA DO CAMPECHE (Florianópolis – SC): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Está pensando em aproveitar suas férias para conhecer a Praia do Campeche, em Florianópolis na bela Santa Catarina? Dias de sol, calor, mar de águas geladinhas e refrescantes estão a sua espera nesse paraíso.

Confira também Roteiro de 3, 5 e 7 dias por Florianópolis

E para que você possa curtir todas as belezas da região ao máximo, separamos algumas dicas, fotos e muitas informações. Siga lendo.

Como Chegar à Praia do Campeche

Campeche está localizada no sul da ilha de Florianópolis, e o acesso é simples e bem sinalizado. Quem está na região central da cidade precisará passar pelo túnel Antonieta de Barros, seguir pela Via Expressa Sul e passar sobre o elevado do Trevo da Seta para acessar a Rodovia SC-405, que dá acesso ao sul da ilha.

Os que estão partindo da região da Lagoa da Conceição deverão costear a lagoa pela R. Laurindo Jaunário da Silva (Costa da Lagoa) ou pela R. Ver. Osni Ortiga e depois seguir pela Rod. Antônio Luiz Moura Gonzaga para chegar na Praia do Campeche.

Veja já FOTOS da Praia do Campeche

Justamente por ter acesso facilitado, a praia costuma receber um bom número de visitantes durante a alta estação, então a dica é chegar cedo para garantir seu espaço na areia!

Além disso, no período da manhã o trânsito costuma ficar intenso e é preciso ter paciência para não se irritar com as longas filas antes de ter acesso às praias no verão. O trânsito no final da tarde também se apresenta de forma intensa para os que estão deixando as praias. Vale a pena se preparar para o congestionamento.

Foto turistas na orla da Praia do Campeche, Florianópolis, SC.

Turistas curtem o sol e o mar na orla da Praia do Campeche, uma das mais belas e famosas de Florianópolis, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Origem do Nome Campeche

Esse nome diferente aguça a curiosidade dos visitantes da praia do Campeche, e não é para menos! O nome é cercado de lendas e histórias.

Segundo a versão original de como o nome da praia surgiu, fala-se que na região existiam os conhecidos Pau de Campeche, uma árvore da América com casca bem lilás, de onde se podia tirar coloração para lã, isso lá no período da colonização. Daí teria surgido o nome da praia.

Mas a versão mais defendida pelos moradores da região, principalmente os mais antigos, é que o então correio aéreo francês Sociêté Latécoère, na década de 20, optou por construir na região um campo de pouso para reabastecer os voos Paris-Buenos Aires.

Quer saber mais sobre os Atrativos Culturais de Florianópolis? Clique aqui!

E o famoso escritor Saint-Exupéry era o comandante da rota, muito educado ele se encantou pela região e fez amigos, com os quais comentava que a região era Champ et Pêche, para dizer que era uma região de pesca. No entanto, por não entender o significad,  os populares da época adotaram o nome de forma abrasileirada chamando a praia de Campeche.

Lenda ou não, esse local marcou história como sendo o primeiro aeroporto internacional do sul do Brasil e a região de Campeche homenageou o escritor dando a principal rua da região o nome de Pequeno Príncipe, principal obra de Saint-Exupéry.

O que Fazer na Praia do Campeche e arredores

Observas as gigantes Baleias Francas

Um verdadeiro espetáculo natural ocorre anualmente nas águas da Praia do Campeche. As baleias francas marcam presença nas águas da praia, todos os anos de julho a novembro.

No passado, os caçadores aproveitavam a temporada para matar as baleias na Praia do Matadeiro, que recebeu esse nome justamente por ser o local onde ficavam as armadilhas para caçar os animais que chegam ao litoral todos os anos.

As baleias francas também são vistas de perto em Imbituba, SC.

Atualmente os turistas apenas apreciam a beleza desses animais ao longe, mas o espetáculo realmente vale a pena.

Há tabém algumas agências que oferecem passeios de barco para chegar bem perto dos animais e apreciar sua beleza com mais emoção. Para quem gosta de aventura, vai adorar o tour!

Caminhar pela orla

As areias de Campeche são próprias para os adeptos de caminhadas! Principalmente durante o final da tarde quando o pôr do sol começa seu espetáculo, a caminhada tende a valer ainda mais a pena.

Foto turista e mar na Praia do Campeche, Florianópolis, SC.

Na Praia do Campeche o relax é total! Em Florianópolis, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Curtir o Riozinho

Este é o nome de uma área da praia do Campeche que é o point dos jovens que curtem o verão na região. O nome se dá devido a um pequeno córrego que desagua no mar.

Por ali você também encontrará uma quadra de vôlei de praia onde a galera se reúne para se divertir, principalmente durante a alta temporada.

Você está conferindo tudo sobre a PRAIA DO CAMPECHE (Florianópolis – SC): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Ir até a paradisíaca Ilha do Campeche

Localizado bem na frente da praia do Campeche você irá encontrar a ilha de mesmo nome. Lá é um pequeno paraíso da capital catarinense, pois reserva piscinas naturais quando a maré está baixa e belezas encantadoras para aqueles visitantes que não abrem mão de aproveitar o sol para relaxar e curtir o dia.

Falamos tudo sobre a ILHA DO CAMPECHE nesse outro post, leia também!

Por isso, se você está em busca de um pouco de descanso aproveitando o mar em um cenário incrível, a ilha é o ponto ideal para visitar.

Você poderá contratar o passeio para a ilha na praia da armação, que fica ao sul e é de onde partem barquinhos coloridos para levar os visitantes até a ilha do Campeche.

O mais recomendado é que você leve água, lanches e protetor solar para poder curtir a visita despreocupado.

Piscinas Naturais da Ilha Campeche em Florianópolis (SC) - Foto: Ricardo Junior Fotografias.com.br

Piscinas Naturais da Ilha Campeche em Florianópolis (SC) – Foto: Ricardo Junior Fotografias.com.br

Fazer Trilhas pelos arredores

Os apaixonados pela natureza que visitam a região não podem perder a oportunidade de caminhar pelas trilhas da região da Praia do Campestre. Há vários percursos lindos que levam a outras praias e valem o passeio.

Veja mais sobre Esportes em Florianópolis

Mirante do Morro das Pedras

Ao sul da praia do Campeche você irá encontrar um point dos surfistas, a Praia do Morro das Pedras. E mesmo que você não seja adepto ao esporte, recomendamos que você conheça o Mirante que tem por lá, que te dará uma vista panorâmica da região.

É o ponto ideal para fazer aquela foto das suas férias e também para apreciar o pôr do sol.

Visitar a Praia da Armação

Para quem gosta de águas mais calmas e tranquilas, a Praia da Armação não fica distante de Campeche e vale muito a pena a visita.

Confira imagens 360 graus de Florianópolis e encante-se!

A faixa de areia é pequena e, por isso, compensa chegar cedo durante o verão para garantir seu espaço.

A Praia é dividida da praia vizinha com um trapiche, de onde você poderá apreciar a vista e fazer belos registros.

Parque Municipal da Lagoinha do Leste

Se você não resiste aos encantos da natureza preservada, vale muito a pena fazer uma trilha no Parque Municipal para conhecer a Praia da Lagoinha do Leste.

Muito preservada, a praia só pode ser acessada através de barco ou trilha, seja partindo da praia do Matadeiro ou pela praia Pantano do Sul. A trilha não oferece grandes dificuldades, mesmo para os que são sedentários, mas é sempre bom ir em grupo para garantir a segurança.

Veja mais sobre abela Praia Lagoinha do Leste

O intenso azul das águas da Praia de Lagoinha do Leste se contrasta com toda a vegetação preservada do local, que é totalmente protegido dos ventos fortes pelo morro que é coberto de vegetação.

Foto mirante Praia da Lagoinha do Leste, Florianópolis, SC.

A linda Praia de Lagoinha do Leste, em Florianópolis, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Onde se Hospedar

A Praia do Campeche é a primeira praia do Sul da Ilha, sendo muito procurada por todos os tipos de turistas por ser localizada no bairro de mesmo nome e que oferece uma boa infraestrutura.

O bairro é populoso e tem uma boa oferta de serviços e opções de alimentação justamente por ser um local procurado o ano inteiro. No verão, a disputa por um lugarzinho na praia aumenta e o ideal é que você reserve sua estadia na Praia do Campeche com antecedência para economizar e garantir seu espaço.

Melhores Hotéis e Pousadas em Florianópolis – preços baixos aqui!

Menos movimentada e de águas calmas, o turista também pode preferir se hospedar na região da Praia da Armação, que atrai principalmente famílias com crianças.

Seja qual for sua escolha, ficará bem acomodado!

***
Agora que você já sabe tudo sobre as belezas e encantos da Praia do Campeche está na hora de organizar as malas para curtir seu final de semana ou férias na região, a viagem vale muito a pena!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 16 de outubro de 2018


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.