LAGOA DA CONCEIÇÃO: O Que Saber Antes de Ir, O Que Fazer e Fotos

Avalie este artigo

Não apenas de mar vive Florianópolis. A Lagoa da Conceição, no centro geográfico da Ilha, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O local ainda guarda traços da cultura açoriana, as lendas da Ilha da Magia e alguns casarios coloniais preservados do século XVIII.

Tudo começou pela Lagoa da Conceição, com a primeira freguesia da cidade e logo se expandiu para além das montanhas e dunas que rodeiam os 15 km² de espelho d’água calma e com boa balneabilidade.

Reserve seu Hotel em Florianópolis

As margens da parte menos badalada da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As margens da parte menos badalada da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Hoje, a Lagoa da Conceição é o cartão postal de Florianópolis, com movimento constante dia e noite nos locais que formam sua orla: Canto da Lagoa, Canto dos Araçás, Sertão Grande, Retiro da Lagoa e Centrinho da Lagoa.

Gastronomia e Balada

O Canto da Lagoa, que só é possível chegar por barco ou trilha, e o Centrinho são os points gastronômicos, com ótimos bares e restaurantes. Há opções para todos os gostos e bolsos, desde massas (Pizza na Pedra), comida japonesa (Iarumas Temaki ou Ramogida Sushibar), churrasco (Ô Querido), cozinha internacional (Restaurante Tiannes), petiscos (Confraria do Chopp da Ilha ou Seu Beltrano Boteco Lounge), comida caseira ou típica local (Gergelim), como as ostras e camarões. Ideal para ir quando bater aquela fome, ou fazer um happy hour, e de sobra apreciar a bela paisagem da Lagoa. O Centrinho ainda conta com algumas casas noturnas, de diferentes estilos, que agitam a madrugada.

A região também possui muitas casas residenciais, por isso é bem estruturado com minimercados, farmácias, comércio em geral, e alguns hotéis e pousadas.

Vista do alto a Lagoa da Conceição, centro geográfico de Florianópolis. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Vista do alto a Lagoa da Conceição, centro geográfico de Florianópolis.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Natureza Imperdível

A trilha para o Canto da Lagoa dura cerca de uma hora e meia e pelo percurso os turistas ficam em contato com a natureza e ainda tem o privilégio de uma vista panorâmica da Lagoa da Conceição, das dunas das Praias da Joaquina, Galheta e da Barra da Lagoa, emolduradas pela vegetação nativa.

Outro passeio imperdível em Floripa é o de barco pela Lagoa da Conceição. Com duração média de 1 hora, o percurso permite ver sob outro ângulo as belezas naturais quase intocáveis do outro lado da Lagoa. Há paradas para banhos relaxantes nas águas da Lagoa que são ligadas com o mar por um canal. Você em contato com a natureza.

Passeio de barco pela Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Outros ângulos para apreciar as belezas naturais. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Passeio de barco pela Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Outros ângulos para apreciar as belezas naturais.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Esportes

Fugindo da parte badalada da Lagoa, o Canto dos Araçás, o Sertão Grande e o Retiro da Lagoa são refúgios para os que procuram tranquilidade com uma vista linda do local. Muitos nativos moram e preservam os bairros.

Em diversos pontos da orla há escolas que oferecem aulas de wind e kitesurfe, além de serem pontos prediletos dos praticantes destes e de outros esportes aquáticos, como o caiaque e stand up paddle. É possível alugar equipamentos e ter aulas rápidas com instrutores experientes e aproveitar um dia todo de remadas e belas paisagens.

Iniciantes e veteranos do kitesurf na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Iniciantes e veteranos do kitesurf na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

História

Para conhecer um pouquinho da história da Ilha vá até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Canto dos Araçás, que foi erguida em 1750, e conserva os sinos doados por Dom Pedro II em 1847 quando da sua visita à Florianópolis. Um patrimônio histórico local.

Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Canto dos Araçás. Sinos presentes de Dom Pedro II estão bem guardados. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Canto dos Araçás. Sinos presentes de Dom Pedro II estão bem guardados.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Artesanato

Para quem adora trabalhos manuais lindíssimos, espalhadas pela Avenida das Rendeiras estão diversas lojas e tendas que oferecem as tradicionais rendas de bilro, trabalho formado pelo entremeado de fios, executado sobre o pique e com a ajuda de alfinetes, todo à mão. Vestidos, blusas, saídas de banho, toalhas, cortinas, entre outras peças são vendidas inclusive internacionalmente. Na região também se encontram outros tipos de artesanato, a lembrancinha que não pode faltar na mala de retorno dos visitantes.

Reserve seu Hotel em Florianópolis

Rendas de bilro, típicas de Florianópolis, e produzidas à beira da Lagoa da Conceição. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Rendas de bilro, típicas de Florianópolis, e produzidas à beira da Lagoa da Conceição.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 04 de outubro de 2019


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.