PRAIA BRAVA (Florianópolis): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

Com 170 km de litoral e mais de 40 praias – que alguns dizem ser mais de 100 – Florianópolis possui atrações para todos e a Praia Brava é um dos cantinhos mais disputados da Ilha da Magia.

Lista das 7 praias mais Paradisíacas de Florianópolis

Com tantas belezas e alternativas, turistas dos mais diversos gostos chegam ao arquipélago ano após ano, e vindo dos mais distantes cantos do mundo. Entre natureza preservada e vida noturna agitada, os jovens e esportistas se destacam na capital de Santa Catarina, e há uma praia que se tornou favorita dessa tribo ao longo das últimas décadas.

Localizada na badalada costa norte da Ilha da Magia e próxima a outras vizinhas de muita fama (como Jurerê Internacional e Daniela), a Praia Brava é point de surfistas e jovens em busca de muito agito e diversão.

O cenário é lindo, com mar de boas ondas e música rolando solta na areia, como se fosse uma das festas praianas dos filmes americanos. Principalmente no verão, é claro, quando a cidade ferve e fica muito mais cheia do que em outras épocas do ano, que podem ser bem frias no sul do Brasil.

A bela Praia Brava, onde o mar faz jus ao nome, em Florianópolis, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Embora o ambiente seja mais propício e dominado pelo surfe e pelas festas, ainda há muitas famílias visitando a Brava. Tudo por conta de sua beleza incrível e da comunidade local, que é bastante ativa nos cuidados ao bairro, e o torna bastante seguro e tranquilo.

Veja então tudo sobre a Praia Brava, como chegar, suas atrações e planeje sua temporada por lá!

Como chegar a Praia Brava em Florianópolis

Para chegar na Praia Brava a partir do Aeroporto Internacional Hercílio Luz é simples. São cerca de 40 km de distância dentro da ilha, percorridos quase em sua totalidade pelas rodovias estaduais internas SC 405 e SC 401. Depois, já na costa norte, as avenidas Luiz Boiteux Piazza e Epitácio Bittencourt completam o trajeto.

Confira o Guia Completo de Florianópolis e não se perca por lá!

Há também ônibus saindo do terminal do aeroporto que levam até a Rodoviária. De lá, alguns metros está o Terminal Central de ônibus urbano, onde é possível tomar outra condução até a Praia Brava.

Para quem vem dirigindo de fora de Floripa, chegar na Ilha da Magia também é fácil. A BR 101 leva até a entrada pela Ponte Pedro Ivo Campos. A partir do momento em que entrar na ilha, a Beira Mar Norte leva até a SC 401 para seguir rumo ao norte e chegar na Praia Brava da mesma maneira explicada acima.

Onde ficar em Florianópolis

Na Praia Brava em si, por ser um bairro pequeno, não há muitas opções de hospedagem.

O Praia Brava Hotel fica quase de frente do mar e tem diárias bastante acessíveis. Bem pertinho, mas já na praia vizinha de Ponta das Canas, há o Hotel Costa Norte e o Hotel Canto da Ilha como boas alternativas – além da Pousada Encantos da Ilha.

Em outras praias próximas, como Ingleses e Cachoeira do Bom Jesus, o leque se torna maior, com muitos hotéis e pousadas.

Na Brava, uma bela pedida é alugar apartamento, já que a região é bastante residencial e muitos estão oferecidos em sites especializados para a temporada.

Foto orla lotada de guarda-sóis na Praia Brava, Florianópolis, SC.

A boa da Praia Brava é curtir a música, as festas e o agito da orla, em Florianópolis, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O que fazer na Praia Brava e arredores

Ah, atrações e atividades não faltam na Praia Brava e nem em seus arredores. Confira aí!

Música, sol e mar na orla

Com ótima estrutura, aproveitar a praia em si na Brava é o melhor a fazer.

Não faltam opções de quiosques e bares, sempre com muita música, para animar o dia durante o verão. Há ainda eventos com DJ’s e ainda mais animação na alta temporada, então prepare o ânimo para curtir muito.

O cenário belíssimo da região ajuda a perder a conta do tempo por lá, e sempre parece que o dia passa rápido demais.

Confira a Praia Brava em imagens 360 graus!

Na água, surfistas dominam a cena de ondas fortes e propícias ao esporte – então se você é praticante, vai se dar bem.

Por sua extensão relativamente curta (cerca de 1,5 km) é bastante agradável ainda para caminhadas. As famílias com crianças marcam presença, mesmo que o mar não seja adequado, por conta do enorme espaço para os pequenos brincarem, já que em alguns pontos chega a 100 metros entre a orla e a água.

E é preciso cuidado para entrar na água, principalmente com crianças, já que o mar é mesmo agitado, mas há sempre salvas-vidas presentes para qualquer eventualidade.

Foto areias agitadas da Praia Brava, em Florianópolis, SC.

O agito da Praia Brava não fica só nas águas. Os turistas e moradores lotam suas areias, principalmente na alta temporada de Florianópolis, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mirante e parapente

Quer uma emoção a mais durante as férias na Praia Brava? A estrada que dá acesso a ela, a Avenida Epitácio Bittencourt, sobe e desce um morro para chegar no local, e lá de cima é possível pular de parapente para ver do alto toda a beleza do litoral norte de Floripa.

Há escolas especializada em voos duplos e, definitivamente, é uma experiência incomparável.

Aos menos aventureiros, do alto do morro também há um mirante com linda vista panorâmica para a região, e um restaurante também para os comes e bebes caso preciso.

De uma forma ou de outra, é sempre legal ver a Brava por outro ângulo antes de descer até a areia quando estiver chegando.

Você está conferindo tudo sobre a PRAIA BRAVA (Florianópolis): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Lagoinha do Norte

Não dá para passar as férias na Brava e não visitar algumas das praias vizinhas.

Lagoinha do Norte, por exemplo, fica logo acima e, como diz o nome, bem na ponta mais norte da ilha. E é um ponto mais isolado e rústico, sem tanto comércio de rua ou ambulantes na areia. No verão, naturalmente, a praia fica mais cheia, mas no resto do ano é sinônimo de sossego e paz total.

Com faixa de areia pequena, de menos de 1 km, e mar calminho, é ideal para famílias em busca de tranquilidade. Dá para mergulhar sem medo e curtir a água deliciosa do litoral norte.

A Praia de Lagoinha do Norte é um verdadeiro oásis de relaxamento em meio a toda a badalação da costa norte de Floripa, que costuma ter praias lotadas e com música na alta temporada. Fica a menos de 3 km da Brava e vale sua visita!

Veja aqui mais fotos das praias de Florianópolis

Ponta das Canas

Outra praia bem pertinho que merece a visita é a de Ponta das Canas. O local está a 4 km da Praia Brava e conta com a sua própria faixa de areia de cerca de 1 km de extensão.

Ela guarda uma mistura interessante, com boa estrutura de hospedagem e comércio ao mesmo tempo do clima de vila de pescadores do interior.

10 Melhores Hotéis e Pousadas em Florianópolis

Com mar também calmo, é outro ponto ideal para levar as crianças para brincar. Ou, no caso, para qualquer um que busque fugir do agito do litoral norte e ter um pouco de paz.

A paisagem é bonita e simples, perfeita para curtir o dia em um ambiente bastante agradável.

Foto orla Praia Brava, Florianópolis, SC.

As praias vizinhas à Brava possuem mar mais calmo, menos agito e mais tranquilidade para as famílias nas férias. Visite também!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As trilhas das “Pontas”

A região ao redor da Praia Brava é cheia de “pontas”. São lugares onde é possível chegar de trilha e apreciar a paisagem e o mar. Em alguns casos, há a prática de esportes, como alpinismo e rapel.

No norte, lado a lado, estão a Ponta da Bota e a Ponta do Rapa e são paredões de pedra favoritos dos alpinistas locais. A trilha por essas pontas leva da Lagoinha do Norte até a Brava e é possível parar em mirantes naturais para curtir a vista.

A noroeste fica a Ponta da Laje, do outro lado da Lagoinha, também com trilha própria que vai até Ponta das Canas.

E ao sul da Brava, a Ponta da Feiticeira liga esta até a Praia dos Ingleses com bela vista para o oceano. É bom se informar nos locais quanto aos níveis de dificuldade para ir a elas.

Para quem gosta de natureza e aventura, a Praia Brava e arredores é o lugar ideal!

***
Agora que você já sabe tudo sobre a Praia Brava em Florianópolis, viu fotos e leu dicas, chegou a hora de programar sua viagem a capital de Santa Catarina! Vamos lá?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  04 de setembro de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site