PRAIA DA BALEIA (São Sebastião): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

Está planejando férias de verão? Ou quem sabe um final de semana prolongado? A Praia da Baleia, em São Sebastião, é o cenário ideal para curtir dias de sol e calor.

Descubra as 7 Praias Mais Paradisíacas do Litoral Norte de São Paulo

Cercada de vegetação nativa, ao chegar na Praia da Baleia a sensação é de que o visitante encontrou um cantinho totalmente preservado e paradisíaco, mas ainda assim urbanizado e repleto de atividades!

Então, se você está planejando passar uma temporada na região de São Sebastião e curtir a Praia da Baleia, não irá se arrepender! Para te ajudar, selecionamos as dicas a seguir, confira!

Nome da Praia da Baleia

Curiosidade: a praia leva esse nome devido a uma ilha localizada na frente, que possui o formato de baleia, e atrai os olhares curiosos dos turistas que visitam a praia. Você reparou?

Foto orla da Praia da Baleia, em São Sebastião, SP.

A bela orla da Praia da Baleia, um cantinho preservado, mas também urbanizado em São Sebastião, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como Chegar Na Praia da Baleia

Se você já estiver no litoral de São Paulo, na região de Caraguatatuba o acesso é fácil, você deverá seguir a BR-101 e continuar pela Estrada do Camburi até chegar à praia.

Saindo da Avenida Paulista rumo a Praia da Baleia, você deverá seguir pela Rodovia Mogi-Bertioga e pela BR 101.

Por ser uma região bastante turística, o acesso a Praia da Baleia é bastante fácil e sinalizado, portanto, o risco de se perder é muito pequeno.

Quando Ir

Entre o período de dezembro até o Carnaval todos os serviços na região ficam com preços mais elevados e é comum encontrar engarrafamentos devido ao grande número de turistas que se deslocam para a região de São Sebastião.

Por isso, se você deseja aproveitar o período mais quente do ano sem ter que pagar valores mais elevados ou enfrentar engarrafamentos, o ideal é ir para a Praia da Baleia após o carnaval até o período do final de abril, quando o movimento já está mais tranquilo e mesmo assim os dias continuam quentes e com a cara do verão.

No inverno a região fica pouco frequentada e vários comércios e restaurantes fecham, devida a falta de movimento.

O Que Fazer na Praia da Baleia

Você verá que há muito para fazer na Praia da Baleia e arredores que curtir o gostoso sol paulista! Veja.

Stand Up Paddle

Devido a característica de ter ondas não muito altas, a praia é ideal para a prática desse esporte e é possível alugar os equipamentos e ter as aulas por ali mesmo.

Veja mais dicas do que fazer em São Sebastião

Jogar Bola, Correr e Pedalar

A Praia da Baleia tem como característica a areia batida, e por isso, é menos cansativo praticar esportes na areia, o que atrai grupos de amigos para jogarem bola, ciclistas e corredores.

As caminhadas no final da tarde também são recomendadas para apreciar o pôr do sol enquanto se exercita um pouco.

Foto pessoas caminhando na Praia da Baleia, São Sebastião, SP.

As caminhadas são ótimas à beira-mar da Praia da Baleia para apreciar o cenário lindo do litoral de São Sebastião, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Subir o Morro

Se você está visitando a praia da Baleia não pode deixar de subir o morro da praia! Ele fica no sentido para a Praia de Cambury e oferece uma das vistas mais lindas da região, sendo um ponto ideal para se estar na hora do pôr do sol, é espetacular.

O local é ideal para relaxar tomando uma água de coco que você pode comprar na lanchonete que fica no morro, e tirar muitas fotos! Pois a vista é incrível e merece o registro para recordação.

Conheça São Sebastião em imagens 360 graus clicando aqui!

Passear de Barco

Um dos passeios mais comuns na Praia da Baleia é a ida de barco até a pedra que deu origem ao nome da praia. Os passeios também levam o turista até as Ilhas Montão de Trigo e das Couves. Que são verdadeiramente paradisíacas.

No trajeto é possível ver lindos golfinhos e há pontos de parada para mergulho. Várias empresas de turismo na região oferecem esse tipo de passeio, vale a pena pesquisar antes de escolher com quem fechar o pacote, pois os preços e trechos variam de empresa para empresa.

Você está conferindo tudo sobre a PRAIA DA BALEIA (São Sebastião): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide a família e os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Flutuação com Snorkel

No canto esquerdo da praia, algumas pessoas aproveitam para conhecer um pouco melhor a biodiversidade submarina da região, se divertindo com a observação dos peixinhos coloridos, corais e a flora subaquática fazendo flutuação com snorkel.

Surfar

Para os mais experientes há boas ondas, e os que desejam aprender as primeiras manobras (ou pelo menos se equilibrar na prancha!) podem contar com as escolinhas de surfe presentes na região.

Veja também as 10 Melhores Praia para Surfar no Brasil

Se exercitar

Para quem não quer perder a forma nas férias, a Praia da Baleia é point para exercícios, pois a orla urbanizada ganhou, além do jardim, aparelhos de musculação e exercícios físicos.

Os equipamentos são públicos, então é só chegar e usar, e deixar a saúde (e os músculos!) em dia!

Foto equipamentos de exercícios na Praia da Baleia, São Sebastião, SP.

Para quem quer manter a forma mesmo nas férias, a Praia da Baleia tem aparelhos de exercícios na sua orla. Só chegar e manter os músculos em dia!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Trilha para Cachoeiras

Por ser cercada de Mata Atlântica nativa, as redondezas da praia oferecem surpresas aos que gostam de aventura e topam fazer caminhadas pelas trilhas das redondezas que oferecem diversos graus de dificuldades.

Aos que preferem caminhar um pouco menos, a cerca de 30 minutos de caminhada partindo da praia da Baleia, está a cachoeira da Pedra Lisa.

Já para os que preferem fazer as trilhas mais difíceis, podem se aventurar em trechos como a trilha da Cachoeira Samambaia-Açu, que o trajeto dura em média, 45 minutos de caminhada e necessita de um guia para acompanhar.

Curtir a Noite em Maresias

Para os que não abrem mão da badalação, uma boa ideia é conhecer a noite de Maresias, que conta com muitas opções de barzinhos, quiosques e algumas festas que duram até o amanhecer.

PRAIA DE MARESIAS: tudo o que você precisa saber, fotos e o que fazer

Conhecer as Praias Vizinhas

Ao passear pela região, vale a pena se aventurar para conhecer as praias das redondezas, assim, você não fica apenas na Praia da Baleia! E olha que existem opções de praias para todos os gostos, Boiçucanga, Maresias, Cambury, Toque Toque, todas são praias famosas e que merecem a visita.

Os surfistas não podem deixar de conhecer Maresias, e os amantes da natureza precisam conhecer Toque Toque.

Veja aqui Fotos das Praias de São Sebastião!

Se você estiver de carro pode fazer o passeio pela região por conta própria com tranquilidade. Outra opção é conhecer a região com pacotes das agências de turismo locais que levam os visitantes entre algumas praias de São Sebastião.

Foto jardim da orla da Praia da Baleia, São Sebastião, SP.

O lindo jardim da orla urbanizada da Praia da Baleia, em São Sebastião, SP, ótimo para aquele relax no final de tarde.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Onde se Hospedar

Se você prefere se hospedar em hotéis e pousadas mais luxuosos, a Praia da Baleia não possui muitas opções, pois a região é mais residencial. No entanto, oferece boas opções de locais e ao estilo casa de praia pé na areia, ideais para relaxar e ter contato com a natureza.

Veja os 10 melhores Hotéis e Pousadas em São Sebastião!

Uma opção que muitos viajantes preferem é se hospedar em casas alugadas por temporada e que acomodam a família inteira, além de serem mobiliadas, o que permite que vocês façam suas refeições em casa para economizar. Na Praia da Baleia tem várias opções do estilo. Mas é preciso ter cuidado ao fechar esse tipo de contrato para evitar imprevistos que possam arruinar suas férias.

Os que preferem mais agitação se hospedam na Praia de Maresias, que é próxima e muito mais agitada durante o dia e a noite.

Onde Comer

A Praia da Baleia conta com menos infraestrutura que as demais praias da região, principalmente quando comparamos com a praia de Maresias, no entanto, uma boa opção para refeições mais elaboradas é frequentar os restaurantes das pousadas locais.

A comida típica da região são os pratos a base de frutos do mar e peixes, que geralmente são pescados e servidos no dia, o que garante muito mais sabor as refeições.

Veja recomendações de bares e restaurantes em São Sebastião aqui!

Para os que querem passar o dia nas areias da praia, ambulantes e barraquinhas estão disponíveis, oferecendo drinques e petiscos para que você não perca um minuto de sol.

***
Uma dica essencial para que a sua viagem não te traga nenhum incômodo é: leve repelente! As praias da região de São Sebastião são conhecidas pela presença de borrachudos, que incomodam demais os visitantes desavisados.

Agora tudo pronto para curtir a Praia da Baleia e a bela região de São Sebastião?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  01 de agosto de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site