AS 10 MELHORES PRAIAS DE SÃO PAULO!

Publicidade

As praias de São Paulo que mais se destacam são as do litoral norte. Prioritariamente em Ubatuba, Guarujá, Ilha Bela e São Sebastião estão as praias mais exuberantes. A maioria delas são selvagens, exóticas e com paisagens intocadas, repletas de verde das montanhas e árvores, pedras gigantes que servem de mirante (melhor ponto para bater fotos) e também de trampolim natural.

A maioria das praias abriga águas fortes, sendo os melhores pontos para a prática do surf. As condições favoráveis permitem a realização de campeonatos em algumas praias na alta temporada. Bares e restaurantes rústicos complementam algumas praias, como a bela Itamambuca, Maresias, Camburi, Camburizinho e Enseada.

Já outros trechos são reservados a banhistas que gostam de tranquilidade e ficam próximos a aldeias de pescadores e lugares desertos como Prumirim, Bonete, Castelhanos, Juqueí e Pernambuco. Confira abaixo uma lista das melhores do estado e uma breve descrição:

 

ITAMAMBUCA  (Ubatuba – SP)

Foto da praia de Itamambuca em Ubatuba, São Paulo - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.brA praia Itamambuca se caracteriza pela rica presença da Mata Atlântica que a torna tão selvagem e exótica. Um paredão verde se ergue imponente ao fundo e as grandes pedras nas encostas se transformam em trampolins e mirantes naturais para os banhistas. As águas são fortes, o que torna o mar perigoso às vezes, principalmente para crianças, mas a galera do surf se esbalda nas águas agitadas. Em julho campeonatos nacionais e internacionais de surf acontecem ali.

 

PRUMIRIM  (Ubatuba – SP)

A beleza de Prumirim já começa no caminho a ser percorrido até pisar na praia. É um percurso de areia estreito coberto por árvores até o topo da cabeça, o que proporciona ótimas sombras. A praia fica em uma antiga vila bucólica e abriga infraestrutura de barracas, uma aldeia de índios que pode ser visitada nas proximidades e águas que se dividem entre trechos fortes e mansos, agradando todos os perfis de turistas. Uma ilha ali próxima convida mergulhadores.

 

BONETE  (Ilhabela – SP)

Foto da praia do Bonete em Ilhabela, São Paulo - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Esta é, sem dúvida, uma das mais belas do estado. Bonete é completamente selvagem, permeada por montanhas cobertas por mata nativa que surpreende pelo verde vivo que combina perfeitamente com o mar também esverdeado. Deserta e com acesso apenas de lancha ou trilha de quatro horas, é muito frequentada por surfistas e turistas que buscam mais sossego. Abriga também uma vila de pescadores completamente bucólica que pode ser visitada e algumas cachoeiras deliciosas para se refrescar com águas geladas.

 

CASTELHANOS  (Ilhabela – SP)

Foto da praia de Castelhanos em Ilhabela, São Paulo - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A praia com dois quilômetros de extensão abriga delícias que podem ser aproveitadas por turistas aventureiros. As águas costumam ser agitadas com comprida faixa de areia prateada com árvores dispostas ao fundo que mais parecem proteger os encantos dessa praia. Riachos de águas transparentes e perfeitos para banhos se encontram espalhados pela área. O acesso à praia exige disposição e espírito aventureiro, a travessia se faz por jipe. São 26 km, sendo um trecho da travessia em pleno rio.

 

MARESIAS  (São Sebastião – SP)

Foto da praia de Maresias em São Sebastião, São Paulo - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Maresias é o point da galera jovem e de azaração. É considerada a praia mais badalada de todo litoral norte e também uma das mais belas no quesito natureza. São quatro quilômetros de extensão com areias finas e mar verde de ondas fortes. Por isso, costuma receber muitos surfistas e bodyboarders. Apesar da característica do mar, alguns trechos são indicados para mergulhos em uma laje submersa repleta de recifes de frente para a praia. No verão e Reveillon são organizadas festas.

 

CAMBURY  (São Sebastião – SP)

Foto da praia de Cambury em São Sebastião, São Paulo - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Esta praia é praticamente uma balada a céu aberto. Reúne uma galera jovem e bonita principalmente na alta temporada. Turistas do mundo inteiro passam por ali, mas os nativos que vivem nas cidades vizinhas também não resistem às belezas de Cambury e descem a serra aos finais de semana e feriados prolongados. A praia é rodeada por paredões de pedra da onde se admira uma incrível vista panorâmica. No canto direito, as ondas fortes atraem surfistas.

 

CAMBURIZINHO  (São Sebastião – SP)

Foto da praia de Camburizinho em São Sebastião, São Paulo - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Diferente da praia Cambury, Camburizinho atrai outros perfis de turistas. Também movimentada, a região costuma receber famílias com crianças devido às condições presentes no mar calmo. Pequena, mas peculiar, a faixa de areia costuma lotar de guarda-sóis coloridos. Alguns ambulantes e barracas ficam de prontidão trazendo uma infraestrutura planejada para satisfazer os visitantes que não resistem às porções de peixe frito e frutos do mar empanados, uma delícia que deve ser apreciada acompanhada de uma cerveja gelada e uma vista panorâmica privilegiada.

 

JUQUEHY  (São Sebastião – SP)

Foto da Praia de Juqueí em São Sebastião, São Paulo - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A praia de Juquehy se destaca por ser a mais extensa e plana dentre as outras. Por isso, é considerada a melhor para caminhadas despreocupadas pela areia que levam a cenários paradisíacos e selvagens. Um bom momento para relaxar e pensar na vida com a paz proporcionada pela natureza. O mar de águas calmas é um convite para banhos revigorantes. Ao redor da praia, na vila de Juquehy, estão bares animados com pistas de dança para fechar a noite com chave de ouro.

 

ENSEADA  (Guarujá – SP)

Foto da Praia da Enseada no Guarujá, São Paulo - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

É a maior praia da cidade, com sete quilômetros de extensão, e também a mais bonita. Com boa infraestrutura reúne calçadões para caminhadas, ciclovias e boa quantidade de quiosques sempre dispostos a atender os turistas com satisfação. O mar calmo convida banhistas e praticantes de esportes náuticos. No verão shows e apresentações costumam acontecer na praia atraindo mais turistas do que o normal. O pôr do sol é um dos mais exuberantes para contemplação, por isso, estenda o passeio até o entardecer.

 

PERNAMBUCO  (Guarujá – SP)

Foto da praia de Pernambuco no Guarujá, São Paulo - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Rodeada por condomínios sofisticados, esta praia, que fica a 12 quilômetros do centro é mais frequentada por praticantes de esportes náuticos e banhistas. Montanhas cobertas de vegetação e pedras gigantes protegem as belezas naturais dessa praia semi deserta. Uma pequena ilha fica ali nas proximidades, perfeita para descanso e para apreciar uma vista mais completa.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  13 de agosto de 2014

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site