RETIRO DOS PADRES (SC): o que saber antes de ir e o que fazer

Avalie este artigo

Com águas cristalinas e um céu muito azul, a praia de Retiro dos Padres vem sendo considerada uma das mais encantadoras de Bombinhas. O local tornou-se parada obrigatória entre os turistas que estão pela cidade e a gente conta o motivo!

São aproximadamente 100 metros de extensão que compreendem a praia do Retiro dos Padres. Todo esse caminho está cercado pela Mata Atlântica, rodeado por morros e salpicado de rochas e pedras. A areia dessa região chama a atenção dos visitantes por ser bastante grossa e ondas agitadas provocam aquela sensação excitante para os turistas mais aventureiros.

Retiro dos Padres também tem um aspecto mais rústico, promovendo um maior sossego para seus visitantes. Mesmo sendo mais deserta, possui infraestrutura turística eficiente e adequada.

Então vamos descobrir o que essa praia tem de tão especial para as suas próximas férias em Santa Catarina? Dá uma conferida nas dicas que a gente deixou neste post!

Reserve seu Hotel em Bombinhas

Como chegar na praia do Retiro dos Padres?

Bombinhas está a cerca de 80 quilômetros de Florianópolis, sendo uma boa opção para turistas que chegam pelo aeroporto da capital. Já a praia Retiro dos Padres situa-se entre as praias da Sepultura e a praia das Quatro Ilhas, em uma região conhecida como Ponta da Sepultura. Ela está a cerca de 1,5 quilômetros do centro de Bombinhas.

No entanto, o aeroporto mais próximo é o da cidade de Navegantes, que está a 60 quilômetros de distância, aproximadamente.

Nos dois aeroportos é possível encontrar agências de turismo fazendo o traslado de turistas. Você pode contratar o serviço e chegar aqui com mais conforto.

Foto da orla vista do mirante da Praia de Bombinhas, SC.

A linda orla vista do mirante da Praia de Bombinhas, em Bombinhas, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Quem vem de carro deve seguir pela BR 101 até o KM 243 e, posteriormente pela SC 412 até Bombinhas.

De ônibus, as linhas saem de diversas cidades de Santa Catarina até aqui. A Viação Catarinense é a empresa com maior diversidade de horário e pontos de partida. Uma boa dica para quem deseja fazer o percurso de ônibus e está em outros estados é seguir até Balneário Camboriú e, dessa cidade, partir até Bombinhas. Para Balneário você encontra linhas de todos os estados da Região Sul, além de Rio de Janeiro e São Paulo.

A partir do centro de Bombinhas, você precisará percorrer um pequeno trecho até a praia do Retiro dos Padres. Todo o caminho é perfeitamente sinalizado e não há problemas com o deslocamento. Para quem não tem carro, pode utilizar os transportes alternativos que há pela região.

Qual a melhor época para visitar a praia do Retiro dos Padres

A melhor época para visitar Bombinhas e a praia Retiro dos Padres, com certeza, é nos meses do verão.

Em outras épocas do ano, você pode não encontrar todos os passeios disponíveis devido o tempo mais frio e os ventos muito fortes. As temperaturas baixas também comprometem o acesso à praia.

Para quem quer fugir de muvuca, deve evitar o feriado do carnaval e outros feriadões durante o ano. Além de as praias estarem mais lotadas, os valores aumentam consideravelmente.

blank

Quantos dias ficas para curtir a praia do Retiro dos Padres

Um final de semana é mais que suficiente para curtir a praia de Bombinhas e do Retiro dos Padres.

Apesar de terem atrações suficientes para mais tempo, dá para fazer mais de um passeio por dia e conhecer toda a região de sexta a domingo.

Onde ficar na praia do Retiro dos Padres

A praia de Retiro dos Padres tem uma estrutura mais simples, o que não oferece muitas opções de hotéis e pousadas para os turistas.

No entanto, o acesso de Bombinhas até aqui é muito simples e rápido. A nossa dica é que você opte por hotéis mais próximos do centro da cidade. Além de serem mais opções, você ainda tem o acesso facilitado para outras praias da região.

Reserve seu Hotel em Bombinhas

blankVisitamos a Pousada Praia de Bombinhas, pertinho da orla da praia central. Também indicamos outras hospedarias como o Cores do Mar Hotel, o Bombinhas Tourist Apart Hotel, a Pousada Estalagem Don Pablo e a Pousada Tortuga do Mariscal.

Veja mais opções de HOTÉIS e POUSADAS em BOMBINHAS e região

Onde comer na praia Retiro dos Padres

Assim como a estrutura de hotéis e pousadas, restaurantes e bares também são mais simples por essa região.

Os melhores restaurantes, com uma maior opção de pratos está no centro de Bombinhas. Lá você encontra, por exemplo, a Casa da Lagosta, o Buraco na Proa, a Vila do Engenho, a Cantina Lopes e o Berro D’água. Vale a pena circular por esses locais experimentando pratos diversificados.

Veja outras opções de BARES e RESTAURANTES em BOMBINHAS e região

O que saber antes de ir a praia do Retiro dos Padres

Como citamos antes, apesar de pequena, a praia do Retiro dos Padres oferece o que todo turista procura.

No entanto, é preciso entender algumas necessidades para que você não passe perrengue durante as suas férias.

A gente deixou algumas dicas abaixo.

– Reserve seu hotel com antecedência. Como há um fluxo grande de turistas, é sempre bom reservar antecipadamente. Isso deve acontecer principalmente se a sua viagem estiver marcada para períodos de alta estação.

– Existe aqui uma área para camping inteiramente estruturada, caso queira mais conforto e comodidade, sem esforço.

– Você precisará ir de carro, pois é uma praia um tanto afastada da cidade. Como a praia está a 1,5 quilômetros do centro de Bombinhas, é preciso um veículo para se locomover. No entanto, para quem deseja se aventurar na caminhada, pode fazer isso pela praia!

 

VOCÊ ESTÁ LENDO UM POST COM DICAS SOBRE O QUE FAZER E O QUE SABER SOBRE PRAIA RETIRO DOS PADRES (SC). COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO COM SEUS AMIGOS DO FACEBOOK E TWITTER!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

O que fazer na praia de Retiro dos Padres

Algumas atividades são bem comuns nessa região.

Bom para surfar e mergulhar

Se você é surfista ou se gosta de mergulhar, está no local certo. As águas agitadas do mar da praia de Retiro dos Padres são próprias para estes esportes.

Para quem vem aqui atrás de mergulho, há diversos instrutores pela região orientando o turista. Caso você não conheça ainda o destino, vale a pena conversar com eles e saber se há dicas especiais e que evitam acidentes.

Explore as trilhas da região

Uma outra opção é para os aventureiros que gostam de explorar o território onde estão. Se você é um desses, experimente as trilhas. O acesso a elas fica a partir do canto direito da praia.

São duas opções de caminhada, uma de nível mais acessível e fácil e a outra mais complexa. Se não está acostumado com trilhas, melhor procurar por um guia, mas não desista da aventura.

Esta segunda trilha possui nível mais elevado de dificuldade. É usada em competição de train running. Trata-se de uma corrida a pé pela trilha, que pode ser feita por qualquer um que esteja fisicamente preparado, mesmo que não seja desportista.

LEIA TAMBÉM: PRAIA DE BOMBINHAS (Bombinhas/SC): O que saber antes de ir e fotos

Para pescador

Pescar também é uma das atividades que pode ser realizada nos arredores de Retiro dos Padres. A região foi considerada uma referência em pescaria artesanal.

Assim sendo, no intervalo entre os meses de maio até julho, a pesca se torna a diversão ideal. Isso acontece porque este mar, em 2016, registrou a maior captura de peixes da zona pesqueira. Na ocasião, um fato singular ocorreu, foram pescadas aproximadamente 40 mil tainhas em um só lanço.

Se você cultiva o hobby ou simplesmente se diverte com o lento balançar dos anzóis, prepare sua vara, providencie as melhores iscas e vá pescar.

Mesmo que não seja admirador do esporte, ainda assim poderá divertir-se assistindo aos arrastões quando os pescadores puxam suas redes de arrasto. A pesca artesanal da tainha é um espetáculo bem peculiar. Impressiona ver a  praia invadida por milhares de peixes, despejados na areia.

Retiro dos Padres é lugar que você precisa  ver de perto. E agora com nossas informações, fica ainda mais fácil. Venha ver a natureza, de braços abertos para uma praia linda e um marzão azul. Aproveite nossas dicas!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 16 de maio de 2020


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.