Quando ir pra FERNANDO DE NORONHA

Destino preferido dos artistas nacionais, a ilha de Fernando de Noronha é um sonho de consumo da maioria dos brasileiros. Um pedacinho de paraíso que já foi cenário para muitos filmes, novelas e ensaios fotográficos.

Saber quando ir pra Fernando de Noronha é importante para que você saiba o que dá e o que não dá para aproveitar na ilha.

Sim! Existem atrações que são sazonais e, a cada nova estação, você tem uma nova visão da ilha. Então para te ajudar a programar melhor sua viagem, preparamos um post com todas essas dicas. Além de descobrir quando ir para Fernando de Noronha, ainda deixamos informações importantes para as suas férias na ilha. Confira.

Foto Praia do Cachorro, em Fernando de Noronha, PE.

A ótima estrutura da Praia do Cachorro chama atenção para ficar hospedado pertinho dela, em Fernando de Noronha, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Quando ir pra Fernando de Noronha?

Praticamente há duas estações em Fernando de Noronha: a estação seca e a estação das chuvas.

A estação seca vai de agosto até fevereiro. Nesse período há uma baixa considerável das chuvas. Já a estação das chuvas vai de março até julho, sendo que as chuvas mais intensas ocorrem em abril, maio e junho.

Para que você consiga se programar ainda melhor, pesquisamos o que fazer em Fernando de Noronha mês a mês.

Reserve seu hotel ou pousada em Fernando de Noronha

Janeiro

Janeiro é o pico do verão brasileiro e, também, quando as temperaturas estão mais altas no Nordeste do país.

Para quem está decidindo quando ir pra Fernando de Noronha e busca uma época com boa agitação, esse é o mês certo.

O agito por aqui começa, na verdade, no dia 31 de dezembro. O Réveillon de Fernando de Noronha é considerado um dos mais bonitos, agitados e divertidos do Brasil. É comum que as pousadas locais vendam pacotes especiais para a época e festas exclusivas, com artistas nacionais e internacionais, ocorram.

É importante que você se programe, pois é também um mês onde os valores estão mais caros. Como a ilha só tem capacidade para 1000 visitantes por dia, a concorrência aumenta e, consequentemente, os preços dos serviços.

Praia do Bode – Fernando de Noronha
Foto: Ricardo Júnior

O clima em janeiro está firme, com poucas chuvas. Quando elas ocorrem estão sempre abaixo de 100 mm, o que não afeta os seus passeios.

Os mares de Fernando de Noronha estão bem mais altos nesta época. Para quem quer praticar snorkel e mergulho é um bom período, mas é necessário se afastar mais da costa, principalmente das praias do Sancho, da Baía dos Porcos e do Porto, pois a faixa de mar da beirada está mais mexida e isso dificulta a visibilidade.

Conheça mais de todas as praias de Fernando de Noronha

Fevereiro

Fevereiro é o mês que começam as chuvas em Fernando de Noronha e os dias de sol reduzem um pouco. Isso faz com que as ondas fiquem mais altas.

Para quem surfa, este é um ótimo período para visitar a ilha. É quando, inclusive, o destino fica repleto de surfistas e quando acontecem alguns campeonatos do esporte. Vale muito a pena passar uns dias por aqui neste mês.

Veja outras dicas sobre o que fazer em Fernando de Noronha

Em relação aos valores, eles reduzem consideravelmente, se compararmos com janeiro. As festas são poucas também. Para quem busca um destino tranquilo, mas divertido para passar o carnaval, aqui é o local certo!

Março

Aqui já começa a temporada de chuva em Fernando de Noronha e, consequentemente, o número de visitantes e atrações cai um pouco.

Para que não tem problemas em surfar na chuva – neste período a precipitação pode chegar aos 250 mm -, esta também é uma ótima época para a prática do esporte. As ondas continuam bastante altas e propícias para a atividade.

Praia do Leão – Fernando de Noronha (PE)
Foto: Ricardo Junior

Também é um ótimo período para quem deseja economizar. Com as chuvas frequentes, os preços caem consideravelmente. No entanto, a ilha continua atrativa e propícia para uma série de passeios. As chuvas, neste mês, ainda não são muito frequentes. Por isso, março é a melhor época na relação custo x benefício para visitar Fernando de Noronha.

Você está descobrindo as melhores épocas do ano para visitar Fernando de Noronha! Compartilhe este post no seu Facebook e Twitter para que seus amigos também acessem essas dicas!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Abril, maio e junho

Estes são os 3 meses com maior volume de chuva em Fernando de Noronha. Você, certamente, está pensando se é vantajoso para um turista investir em uma viagem para a ilha se vai enfrentar dias chuvosos.

No entanto, é muita vantagem sim. Se você tem um pouco mais de tempo na ilha, com certeza conseguirá aproveitar bastante, pois dá para remanejar passeios de acordo com os dias de sol.

Primeiro porque é o período onde os preços estão mais baratos. Você pode chegar a economizar de 30% a 50% do valor que pagaria em janeiro, por exemplo, viajando nestes três meses.

A outra vantagem é que a ilha está mais vazia. Para quem busca total tranquilidade, Fernando de Noronha nestes meses é o paraíso!

A terceira vantagem é que os mares estão mais calmos e com menos ondas. Dá para praticar mergulho com muito mais tranquilidade – além de o valor do passeio ser bem mais barato -.

Veja outras dicas de passeios para fazer em Fernando de Noronha

Julho

Por ser um mês de férias escolares, a tendência é que a ilha fique um pouco mais movimentada. Isso faz também, com que os preços aumentem em relação ao último trimestre.

As chuvas começam a para em julho, o que permite uma visibilidade melhor para quem quer praticar mergulho e snorkel.

Foto da Praia do Boldro, em Fernando de Noronha -Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Veja fotos em 360° de Fernando de Noronha

Para quem quer descobrir quando ir pra Fernando de Noronha aproveitando uma boa época com um ótimo custo x benefício, este é o mês mais propício. Como ainda há poucos dias de chuva, o mês não é considerado como alta estação completamente.

Agosto e setembro

Agosto e setembro quase não têm chuva e quando elas ocorrem são com precipitações que chegam até 50 mm, no máximo.

O cenário da ilha começa a mudar. A vegetação está mais verde, as praias mais movimentadas e já acontecem alguns eventos tanto voltados para o esporte, como para o entretenimento.

O Noronha Experience é um exemplo de evento que vem misturando música e esporte, atraindo cada vez mais turistas para a ilha. Outro grande evento é o Love Noronha, voltado para o público LGBTQ+.

Para quem quer praticar mergulho e snorkel, chegou a melhor época. É quando as águas estão completamente transparentes e o mar bem mais calmo.

Outubro, novembro e dezembro

Chegamos aos três últimos meses do ano. Esses são os meses mais secos e as chuvas são, praticamente, inexistentes. O cenário fica cada vez mais bonito e o clima de praia é sempre muito agradável.

10 Melhores HOTÉIS e POUSADAS em FERNANDO DE NORONHA

Este também é um ótimo período para o surfe e a chegada do verão faz o movimento da ilha aumentar. Com isso, os valores das pousadas e restaurantes locais também aumentam consideravelmente.

Para quem gosta de praticar mergulho, a visibilidade fica comprometida em alguns pontos da ilha. O melhor lugar para mergulhar nesse último trimestre é na Praia do Cachorro. Aqui não há tanta areia na beira mar, trazida pelo swell.

Foto Morro Dois Irmãos ao pôr do Sol de Fernando de Noronha, PE.

O pôr do Sol em Fernando de Noronha é inesquecível e os melhores pontos são a partir do Forte de Boldró e da Praia da Conceição.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Curta mais fotos de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha: o que fazer em cada época do ano?

Você viu neste post que, dependendo da sua atividade preferida, você encontra uma Fernando de Noronha diferente. Para resumir melhor, deixamos uma lista rápida abaixo:

  • Para quem gosta de mergulhar: apesar de dar para fazer essa atividade o ano inteiro, a melhor época é entre agosto e setembro;
  • Para quem gosta de praia: as praias também são boas em qualquer mês do ano, mas agosto e setembro é quando tem menos chuva na ilha, portanto, dá para curtir bastante o mar, pois ele fica mais calmo e com piscininhas naturais;
  • Para quem gosta de surfar: para os surfistas, a melhor época é durante o mês de fevereiro. No entanto, é de dezembro a março quando as ondas estão maiores e quando entra o maior swell (ondas maiores e constantes);
  • Para quem gosta de festas: Não é todo o ano que Fernando de Noronha está repleta de turistas. Há os meses de baixa e a ilha fica mais amena. Isso faz com que as festas sejam menos constantes. Então para quem gosta de baladinhas e agitação, do Réveillon até o final da primeira quinzena de janeiro é quando as festas acontecem todos os dias;
  • Para quem quer economizar: para aqueles que querem economizar um pouco mais, devem evitar algumas épocas do ano como de abril a junho e de outubro a dezembro.

 

Agora que você já sabe exatamente quando ir pra Fernando de Noronha, confira outros conteúdos do nosso blog sobre esse destino! Veja as dicas abaixo.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 11 de novembro de 2019