PRAIA DO FUTURO (CE): o que saber antes de ir, o que fazer e fotos

Publicidade

Não há duvidas de que Fortaleza é uma das cidades preferidas dos brasileiros no Nordeste para fazer turismo e passar as férias, ao lado de Salvador e Natal. A capital do Ceará reserva muitas belezas em sua região próxima e no litoral do estado, a pouca distância, além de também apresentar atrações incríveis dentro de seus limites urbanos. Como a Praia do Futuro, que fica na zona leste da cidade e é a mais procurada pelos banhistas.

Fortaleza é a quinta cidade brasileira que mais recebe turistas. Com cerca de 3,5 milhões de visitantes anualmente, fica atrás apenas de Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. E a maioria das pessoas que chega na capital cearense se atrai logo pela Praia do Futuro. Com as barracas ultra moderna e cheias de opções de lazer, é o local ideal para desfrutar do mar nordestino enquanto relaxa na viagem.

Dicas para conhecer Fortaleza em um roteiro de 5 dias incríveis!

E Fortaleza em si tem muitas outras atrações próximas à Praia do Futuro, como Meireles ou o Beach Park. Mas, sem dúvida, a Praia do Futuro é o grande cartão-postal. Então descubra tudo que precisa saber antes de ir e o que fazer por lá, e também dê uma conferida em fotos da Praia do Futuro para já ficar com o gostinho da viagem? É só clicar aqui.

Como chegar a Praia do Futuro

Para chegar em Fortaleza, não poderia ser mais fácil. Afinal, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza recebe voos regulares e frequentes da maior parte das principais cidades brasileiras. Também é possível viajar de carro a partir de outras capitais do Nordeste. Como Natal, que fica a 530 km de distância e sete horas de estrada através das rodovias BR 304 e CE 040. E até mesmo São Luís do Maranhão, margeando o litoral por 900 km pela BR 402 e CE 085, em 12 horas de viagem. Ainda existem ônibus de todas as principais cidades nordestinas próximas.

Mas e a Praia do Futuro? Ela fica na região leste da capital, a cerca de 16 km do aeroporto em trajeto que pode ser feito em meia hora de carro. Para quem não quer alugar um veículo, existem alternativas de ônibus e táxis que levam até lá e a outros bairros principais. Meireles, por exemplo, é um dos que mais concentram hotéis e pousadas e fica a 12 km do aeroporto e não muito longe da Praia do Futuro.

Veja todas as atrações de Fortaleza

Chegar na Praia do Futuro é simples. O acesso é sinalizado e é possível pegar um táxi ou um uber com facilidade, e sem pagar muito, tanto para chegar quanto para sair no fim do dia. Existem também linhas de ônibus para os principais pontos da cidade, então não há com o que se preocupar. E há estacionamentos para quem vai de carro.

Apesar da ótima estrutura, a Praia do Futuro pode ser perigosa em termos de furtos. Os próprios moradores e comerciantes locais costumam alertar os turistas para não deixarem seus pertences sozinhos na praia, por exemplo. Então, prefira sempre ficar próximo às megabarracas e cuide bem dos seus objetos pessoais.

Quando ir

Em se tratando de um dos principais destinos do Nordeste, já dá para imaginar que Fortaleza, e a Praia do Futuro por extensão, seja quente o ano inteiro. E é verdade. Mesmo no inverno é possível encontrar temperaturas acima dos 25 graus constantemente. Naturalmente, o verão é o período mais cheio, principalmente entre o Ano Novo e o Carnaval, duas datas especiais em que a cidade recebe um influxo ainda maior de turistas. Janeiro, por ser férias escolares, também enche bastante. Nesses casos, vale a pena reservar hospedagem com antecedência.

Por essas e outras, viajar para lá no meio do ano pode ser uma boa pedida. A cidade fica cheia, sim, já que as escolas também possuem recesso em julho, mas não tanto quanto no verão. Vale lembrar também que o período de chuvas em Fortaleza acontece entre fevereiro e maio. Mesmo assim, por ventar muito, um dia chuvoso pode rapidamente se transformar em ensolarado em questão de minutos.

Reserve seu hotel ou pousada em Fortaleza aqui!

Entre agosto e novembro é a época de ventos mais fortes em uma cidade que já venta bastante normalmente. Por isso, praticantes de esportes como windsurfe e kitesurfe rumam para lá entre esses meses. Outra boa pedida é o Fortal, o maior Fortal, o maior Carnaval fora de época do Brasil fora de época do Brasil, que acontece no final de julho e é perfeito para quem deseja conhecer Fortaleza com muito agito e festa.

Já sabendo de tudo isso, é só escolher a melhor data e programar sua viagem a Fortaleza e à Praia do Futuro!

O que fazer na Praia do Futuro

A Praia do Futuro ocupa 8 km de extensão entre os 25 km de orla que Fortaleza possui. A faixa de areia é bem larga, com areia branquinha e bem fofa, além de algumas dunas. Por ter o mar de coloração verde e limpo, ao contrário de outras praias da cidade, e uma beleza peculiar, é comum que quem pare por lá não queira sair – e isso ajudou a fazer dela um importante ponto turístico e a mais famosa da capital cearense.

É ótima para dar um mergulho e tomar banho em suas águas, que costumam ser mornas e agradáveis como em todo o Nordeste. Muita gente aproveita as ondas fortes para praticar esportes aquáticos. O surfe é o mais popular na Praia do Futuro, mas também existe grande demanda para as modalidades que usam o vento para se impulsionar – como o kitesurfe e o windsurfe.

Você está conferindo os motivos para incluir Aracaju na sua lista de viagens. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

E não é segredo que o grande atrativo da Praia do Futuro para os turistas que desembarcam em Fortaleza é a estrutura de suas megabarracas. Os estabelecimentos são das mais modernos que pode se encontrar no país e oferecem muito mais do que a maioria está acostumada a encontrar em praias – geralmente apenas comes e bebes, cadeiras, mesas e guarda sol.

Logo ao chegar é bom escolher uma de sua preferência e se instalar nela para passar o dia. A sofisticação desses grandes quiosques, que são verdadeiros pontos de apoio para os banhistas, é o que mais chama atenção, permitindo aos visitantes ter tudo que precisam para um dia tranquilo e relaxante de praia.

10 Melhores PRAIAS do CEARÁ

As megabarracas oferecem o tradicional: mesas, espreguiçadeiras, mas também chuveiros de água doce, tem restaurantes bem equipados, pequenas piscinas para quem enjoar do mar (ou para as crianças menores) e até mesmo área de massagem e relax! Ou seja, é quase um mini hotel em plena areia para uso livre de quem estiver na barraca.

Em geral, as barracas são bastante parecidas entre si em relação aos serviços e comodidades que proporcionam aos clientes. As mais badaladas, no entanto, ficam na parte do meio da Praia do Futuro e costumam ter o preço mais alto. Já as que ficam nas laterais, no começo e no fim, são mais em conta e atraem mais gente por conta disso – embora também tenham uma boa estrutura e ofereçam quase o mesmo que as outras.

Veja também Roteiro de 3, 5 e 7 dias por FORTALEZA

Entre as mega barracas de renome, uma das mais procuradas pelos banhistas na Praia do Futuro é a Crocobeach. E ela funciona como um grande complexo de lazer à beira do mar com estrutura de bares e piscinas – o visitante precisa pagar R$ 18 para ter acesso. Em alguns dias da semana são organizados shows de música e programação diferenciada. A barraca é parte do hotel de mesmo nome, que fica quase em frente, a 200 metros – é só atravessar a rua e andar pelo calçadão para a esquerda.

Entre as inúmeras opções de quiosques para ficar, a estrutura incrível, o mar delicioso e as comodidades que são oferecidas, o turista dificilmente quer sair daqui.

A Praia do Futuro é a ideal para apenas relaxar, desfrutar dos serviços, da culinária regional deliciosa e curtir o litoral cearense sem pensar no amanhã! Malas prontas pra lá?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  07 de Março de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site