AS 10 MELHORES PRAIAS DO CEARÁ

Publicidade

As praias do Ceará estão sem dúvida entre as mais belas do Brasil. Quase todas as praias da costa litorânea cearense abrigam belezas únicas e encantos particulares, mas existem algumas que se destacam mais do que as outras e são justamente essas que selecionamos para entrar na lista das 10 melhores do estado. Existem aquelas mais estruturadas e badalas com mil e uma opções de lazer, outras voltadas para os praticantes de esportes como kite, wind e surf e esportes à vela, outras desertas voltadas para pessoas mais sossegadas que preferem relaxar e contemplar a natureza e algumas outras que se destacam pela rusticidade e até presença de mangues em plena praia. Apesar das variações, a presença de dunas, lagos e falésias já é uma constante nas praias do Ceará. Aproveite o passeio na região para conhecer as bucólicas aldeias de pescadores e valorizar o artesanato.

 

Ponta Grossa – CE

Ponta Grossa permanece distante, como um cenário intocado da natureza. O seu acesso é possível após percurso de bugue por entre inúmeras praias. A 54 quilômetros de Canoa Quebrada, a dificuldade da chegada ao ponto final compensa pela beleza: são dunas enormes onde pode-se praticar o divertido esquibunda até as águas refrescantes ou apenas avistar a imensidão da praia, recifes ideais para mergulhos e falésias de tons avermelhados da onde se tiram as areias coloridas usadas frequentemente no artesanato cearense.

Foto da praia de Ponta Grossa no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Morro Branco – CE

O cenário característico da costa litorânea do Ceará se apresenta com toda sua exuberância em Morro Branco. A praia abriga as incríveis dunas gigantes perfeitas para brincadeiras que desembocam em plena água e um labirinto de falésias de todos os tamanhos e cores que permeiam o branco, cinza, amarelo e diferentes tonalidades de vermelho que formam um degradê impressionante. Tem boa estrutura de barracas para servir os exigentes turistas da região. Lembre-se de realizar o divertido passeio de bugue.

Foto da praia de Morro Branco no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Futuro – CE

A praia do Futuro é a mais famosa do estado e também a melhor estruturada. A ampla praia (são 25 km de extensão) reserva as melhores barracas com gastronomia típica: lagostas, camarões, casquinhas de siris e pescados sempre fresquinhos fazem parte do cardápio. Visitada por todo perfil de turistas contempla água limpa, quentinha e de ondas fortes é boa para banhos e barracas no entorno que oferece duchas refrescantes para amenizar o calor. Apresentações típicas podem surpreender o turista de dia ou à noite.

Foto da praia do Futuro em Fortaleza, Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Cumbuco – CE

A vila de pescadores abriga a bela praia de Cumbuco. Atividades na areia e na água são os principais atrativos da extensa praia, dentre eles, destaque para o passeio rústico de carona nas coloridas jangadas de pescadores, passeio em cima de carismáticos jegues e os passeios radicais de bugues pelas dunas. O esquibunda nas dunas gigantes e o kite ou windsurf também podem ser praticados pelos adeptos e corajosos. Uma lagoa ali próxima, rodeada de barracas convida a passeios de lancha, caiaque e jet-ski.

Foto da praia de Cumbuco, no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Taíba – CE

Os kitesurfistas, windsurfistas, surfistas e sandboarders são os principais visitantes dessa praia que denota condições favoráveis para as práticas, mas isso não impede que outros turistas, amantes da natureza curtam suas belezas naturais. A rústica vila de pescadores no entorno propicia momentos de tranquilidade. A praia, como é comum no Ceará, apresentam dunas, formações rochosas e falésias. Alguns riachos e piscinas naturais tornam o ambiente ideal para banhos relaxantes e a contemplação do encontro do rio com o mar, chamado Barramar.

 

Lagoinha – CE

Lagoinha é uma praia que reserva muitos encantos de encher os olhos dos turistas. Os mais animados podem se divertir nos passeios de catamarãs, pau de arara e bugue por um preço único. É a melhor forma de desbravar a região, dentre dunas e água cristalina. As barracas dispostas na praia também são um dos principais atrativos, pois oferecem serviços interessantes e comidas a preços justos e pratos fartos, imprescindível para repor as energias de um dia empolgante.

Foto da praia da Lagoinha , no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Icaraí de Amontada – CE

A vila de pescadores de mesmo nome, carinhosamente chamada de Icaraizinho pelos nativos, abriga águas que formam piscinas naturais em meio a recifes na maré baixa, trilhas em plena mata nativa nos arredores e permite a prática do wind e kitesurf devido aos bons ventos que sopram na região. Coqueirais imponentes se alinham nessa praia que forma boas sombras para se esticar na areia e apenas admirar a paisagem. A presença de barracas com quitutes saborosos também faz a cabeça dos turistas.

Imagem do pôr do sol em Icaraí de Amontada, no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Preá – CE

A vila de pescadores denota todo o aspecto bucólico típico de uma verdadeira vila. A região é mais do que um simples destino de férias, é uma região abençoada e completamente preservada pelos moradores. Fica bem localizada, próximo ao famoso centro de Jericoacoara e o Parque Nacional de Jeri, onde se pode realizar passeios ecológicos a pé ou a cavalo. Kitesurfistas também se divertem na região, onde sopram ventos alísios ideais para a prática.

 

Praia de Jericoacoara – CE

A praia de Jeri se destaca pelas dunas gigantes que proporcionam vistas contemplativas e momentos de relaxamento. As lagoas entrecortadas pelo mar permitem banhos isolados nas águas rasas. Windsurfistas vêm e vão constantemente aproveitando os bons ventos. Um dos destaques desta praia é o pôr do sol, um dos mais belos do Ceará, da onde pode ser contemplado do alto das dunas de 30 metros. Além disso, uma ótima opção é lagartear deitado na areia ou nas espreguiçadeiras dispostas nas barracas do entorno.

Foto do pôr-do-sol nas dunas de Jericoacoara, no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Barra dos Remédios – CE

Esta praia já foi nomeada pelas revistas de turismo como uma das mais belas praias desertas do Brasil. A praia é extremamente preservada e reúne encantos como mar cristalino, dunas brancas e lagos de água doce que se contrasta com a água salgada do mar. O destaque que diferencia esta praia das outras de Camocim é a presença de mangues com rica fauna, a qual é possível contemplar mais de perto por meio de passeios em embarcações.

Foto da Barra dos Remédios, em Camocim no Ceará -  Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  17 de setembro de 2014

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site