PRAIA DE IPANEMA (RJ): o que saber antes de ir e o que fazer

Avalie este artigo

A Praia de Ipanema está naquele roteiro pelo Rio de Janeiro imperdível. De um lado a Praia de Copacabana, do outro a Praia do Leblon, que são também dois pontos de paradas estratégicas para qualquer turista. O bairro completou 120 anos em 2015 e ainda guarda as heranças deixadas pelo Conde de Ipanema, José Antônio de Moreira, que fundou o bairro em 1894.

Região nobre e boêmia, repleta de atrações culturais e famosa pelos points gay friendly. Como sabemos que não tem como vir até o Rio de Janeiro e não dar aquela turistada por aqui, preparamos um post inteiro sobre o que saber antes de chegar na Praia de Ipanema e tudo o que você pode fazer nesta vizinhança. Confira.

Reserve seu Hotel em Rio de Janeiro

Praia – Onde ficar

A Praia de Ipanema compreende os postos 8, 9 e 10. Cada um deles é querido por tipos de públicos diferentes, mas abraça quem chegar. Esses pontos da orla do Rio de Janeiro são considerados os mais movimentados da cidade, pela gente jovem e sempre animada que anda por aqui.

O posto 8 é aquele point de uma turma mais descolada, que vem para cá com a intenção de fazer amizades e paquerar bastante. Não tem idade certa, todo mundo que chegar por algumas dessas barraquinhas se sentirá muito à vontade e se divertirá bastante.

blank

Chegando um pouco mais para frente, você encontra o Posto 9. Partindo da Rua Farme de Amoedo, esse é o ponto GLS mais badalado da orla da capital. Dá para encontrar um público gay bastante presente e que gosta muito de paqueras. Praticamente todos os dias da semana essa parte da Praia de Ipanema está cheia!

blank

blank

Já no Posto 10 ficam os moradores do bairro e turistas que buscam uma maior tranquilidade. Por ser o último posto do bairro, já próximo da Praia do Leblon, ele passa a ser mais boêmio, onde você pode ficar se quiser curtir aquele sonzinho de violão aos finais de tarde.

blank

blank

Em qualquer ponto de Ipanema você encontrará bons hoteis, hostels descolados, pousadas ou casas de temporada. Basta escolher o melhor para seu estilo e para seu bolso!

Um pequeno roteiro cultural pela Praia de Ipanema

A Praia de Ipanema é um reduto de música e cultura da capital carioca. Bairro preferido e escolhido por Vinícius de Morais e Tom Jobim para ilustrar seus poemas e canções, passear por aqui parece que você está desfilando por uma linda história daquelas contadas e cantadas pela Bossa Nova.

A Toca do Vinícius é uma das paradas obrigatórias no bairro. O lugar mistura livraria, café e loja de música. Você encontra partituras do compositor, livros antigos, fotos e outras raridades. Tudo original e muito bem conservado pelos administradores do local.

Confira aqui imagens em 360 graus do Rio de Janeiro!

Aos domingos você também encontra a famosa Feira Hippie que acontece há mais de 40 anos na Praça General Osório. O acesso até aqui é muito simplificado de qualquer ponto da cidade, pois a praça tem uma linha de metrô, permitindo que qualquer turista chegue até a feira e outras atrações do bairro.

O nome da Feira Hippie não veio à toa. Nos anos 70, artistas de todos os lugares do Rio de Janeiro passaram a expor seus trabalhos nessa região, como uma forma de movimento da “contracultura” e o resultado foi super satisfatório. Dá para encontrar de tudo um pouco na feira e é uma ótima dica para quem busca lindos trabalhos a preços acessíveis para levar de lembrar para amigos e parentes.

Outro passeio que pode ser feito pela Praia de Ipanema é até o Mirante da Paz. Ele está no Complexo Rubem, que começa em Ipanema e vai até Copacabana, na estação Siqueira Campos do Metrô. O complexo abrange comunidades as pacificadas do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. O mirante tem duas imensas torres com vista de 360 graus para todo o bairro. Vale muito a pena conhecer, principalmente porque é um daqueles pontos não muito movimentados por turistas.

Você está conferindo dicas da Praia de Ipanema: o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Vida noturna

Além dos quiosques da praia, que ficam abertos a noite quase toda, na Praia de Ipanema dá para encontrar muitos lugares para curtir a noite. Como já citamos, o bairro é bastante boêmio, repleto de bares e lugares para aproveitar com amigos ou paquerar bastante.

O Pub Lord Jim é um dos mais clássicos do bairro. No andar térreo um bar clássico, com vários petiscos e bebidas artesanais para curtir com os amigos. Já no primeiro andar um espaço com pufes e sofás, ideal para assistir jogos e lutas, que são sempre transmitidos por aqui.

O Bar e Hostel Vinícius é indicado não apenas para curtir a noite como também para se hospedar. Aqui foi, por muitos anos, a casa desse compositor e personalidade célebre para a música brasileira. Hoje há apresentações de música ao vivo, sempre de canções da Bossa Nova. Você encontra pessoas de todas as idades e o lugar é bastante aconchegante.

Procurando hotel para curtir o Rio de Janeiro? Encontrou!

A nossa dica, principalmente para aqueles que estão em uma viagem rápida, é fazer um Pub Crawl por Ipanema. A empresa Free Walkers Tours(www.riofreewalkingtour.com), a mais conhecida da cidade, faz esse roteiro mais que especial por uma série de bares tradicionais do bairro.

Circulando pela vizinhança

Como citamos no início do post, a Praia de Ipanema está entre Copacabana e o Leblon, dois bairros também bastante tradicionais da Zona Sul carioca. Por essas duas regiões também há ótimos pontos turísticos para você visitar sem precisar ir muito longe. Destacamos os principais:

Forte de Copacabana

O Forte de Copacabana foi construído no século 20 e serviu como fortaleza militar por muitos anos. O Levante dos 18 do Forte, uma revolução militar que durou apenas 1 dia, mas marcou a história da construção. Foi aqui também que ficou preso o ex-presidente Washington Luís em 1930.

Do alto do Forte você tem uma das mais lindas vistas de toda a orla da Zona Sul do Rio de Janeiro. Em toda a muralha que certa a construção, há banquinhos onde as pessoas sentam para conversar ou tocar violão no final da tarde.

Aqui também há um museu histórico que conta toda a história desde a construção até a desativação do Forte. Dá ainda para aproveitar e tomar aquele chá na Confeitaria Colombo, que mantém uma de suas lojas por aqui.

blank

blank

blank

Praia do Arpoador

Você provavelmente já deve ter visto em alguma reportagem de televisão, aquele point do Rio de Janeiro onde as pessoas se reúnem para ver o pôr do sol e sempre aplaudem o espetáculo. É exatamente aqui que a diversão acontece. A Pedra do Arpoador, que consequentemente, fica na Praia do Arpoador também é uma ótima dica de passeio pela vizinhança de Ipanema.

blank

blank

A praia também é um dos lugares preferidos dos surfistas e praticantes de outros esportes marítimos. As ondas são bem altas e, muitas vezes, afastam os banhistas. Ainda assim dá para mergulhar em alguns pontos. É aqui também que está o Parque Garota de Ipanema, um lugar para curtir a natureza do bairro e tirar lindas fotos.

Lagoa Rodrigo de Freitas

As águas calmas da Lagoa Rodrigo de Freitas fazem com que muitos turistas e moradores da cidade escolham esse ponto para curtir um final de tarde. Por aqui há muitos quiosques que oferecem sempre água de coco muito gelada, sucos naturais e outras comidinhas mais saudáveis.

blank

A lagoa também é conhecida pela prática de esportes. Além as águas, que servem de palco para esportistas e iniciantes na canoagem, na pista que circula toda a região é comum de se ver pessoas caminhando ou correndo. A nossa dica é: alugue uma bike e faça esse passeio com seus amigos no final da tarde. A vista é linda!

Leblon

O bairro do Leblon é considerado um dos mais caros de toda a América Latina e, chegando por aqui você entenderá o porquê. Prédios altos, casas luxuosas, cafés muito bem estilizados e restaurantes que ofertam sempre o melhor da culinária internacional.

A fama do bairro aumentou quando ele se tornou o preferido de celebridades. É comum encontrar diversos cantores, atores e atrizes circulando pelas ruas da vizinhança. A Avenida Ataulfo de Paiva é a principal do Leblon e vale a pena conhecer. Por aqui você encontra lojas de grandes marcas e o Bar do Jobi, o mais famoso do bairro.

blank

blank

A nossa dica é conhecer o Mirante do Leblon, com uma vista linda e barraquinhas com petiscos deliciosos. Também a Praça Cazuza, onde o cantor e compositor normalmente se reunia com seus amigos. Aqui há uma estátua de bronze em sua homenagem e sempre há movimentos e apresentações artísticas.

Praia de Copacabana

A queridinha dos turistas estrangeiros, Copacabana fica do lado oposto ao Leblon. É um dos bairros mais tradicionais da cidade e também chama a atenção pelos seus prédios antigos e bastante clássicos.

A Avenida Nossa Senhora de Copacabana é a mais conhecida da vizinhança e onde você encontrará uma série de lojas, restaurantes luxuosos e boates sempre cheias. Vale muito a pena aproveitar tanto de dia quanto a noite.

Reserve seu Hotel em Rio de Janeiro

blankblank

***
Ansioso para conhecer a Praia de Ipanema? O bairro é de fato muito charmoso e agradável para todos os tipos de viajantes e tem muitas outras ações além do mar cristalino e da areia dourada. Só planejar e aproveitar dia e noite!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 31 de outubro de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.