NATAL IMPERIAL EM PETRÓPOLIS (RJ): tudo que você precisa saber

Que tal aproveitar a mistura de clima de montanha com o mergulho no passado do Império brasileiro e ainda ver um Natal repleto de atrações, decoração e belezas da época? Então saiba tudo sobre o Natal Imperial em Petrópolis!

Veja também os Destinos de Natal mais Bonitos para viajar no Brasil

Petrópolis é a pedida ideal para quem gosta tanto de friozinho e natureza quanto de história e cultura na hora de tirar férias. E os moradores do Rio de Janeiro, tão pertinho, já conhecem bem essa cidade tão marcante no estado, destino procurado especialmente durante o inverno. Mas, agora também há uma atração a mais para visitar a cidade no fim do ano, já quase no verão: as comemorações de Natal.

Próxima ao Parque Estadual da Serra dos Órgãos, Petrópolis respira ar puro e oferece muita paz aos turistas que lá chegam. Trilhas, mirantes e cachoeiras fazem parte dos passeios mais procurados nos arredores da cidade, que até hoje é sede dos descendentes da antiga família real brasileira.

Por costumar receber Dom Pedro II no passado, os tempos imperiais se fazem ainda presentes – principalmente nos palacetes e casarões da época bem conservados. Como o Museu Imperial, que era a antiga residência de verão da realeza para fugir do calor do Rio, então capital.

Com tanta história presente, é natural que a cidade tenha batizado suas festas natalinas de Natal Imperial. Com eventos em todos os cantos, e de todos os tipos, além de decoração e iluminação especiais, a Prefeitura buscou incentivar o turismo por lá também no verão, e com muito sucesso.

Então se você acha que Petrópolis é destino somente para curtir o frio do inverno em meio a lareiras, vinhos e fondue, está enganado. Descubra tudo que você precisa saber sobre o incrível Natal Imperial!

Como chegar em Petrópolis

São apenas 65 km separando o Rio de Janeiro de Petrópolis. E mesmo para quem chega no Aeroporto Internacional do Galeão e pretende subir a serra direto, o caminho é simples e curto. Basta seguir a Avenida Brasil (ou a Linha Vermelha) e pegar a rodovia estadual RJ 040, conhecida como Washington Luiz, por quase todo o trajeto até o centro da cidade serrana. Dá para fazer tudo em menos de uma hora e meia se não houver trânsito nos trechos urbanos do Rio.

Por ser tão perto e rápido de chegar, Petrópolis já é destino favorito dos cariocas faz tempo. E se antes eles costumam visitar somente no inverno, agora também já sabem que vale a pena subir a serra no verão também para se apaixonar pelas luzes e atrativos do Natal Imperial.

O evento

O Natal Imperial de Petrópolis foi pensado em 2017 para atrair mais turismo durante o mês de dezembro – em parceria da Prefeitura com a iniciativa privada local. Para 2018, as festividades vão durar de 30 de novembro a 6 de janeiro, incluindo iluminação especial, decoração natalina, presença de Papai Noel, paradas de rua e festival gastronômico. E com expectativa de ter um aumento de mais de 30% na ocupação hoteleira durante o período em comparação à mesma época de anos anteriores.

Veja mais dicas do que fazer em Petrópolis

Um dos grandes destaque da decoração natalina na cidade é a enorme Árvore de Natal que será erguida no Lago do Palácio Quitandinha. Todo o Centro Histórico terá iluminação especial.

A Rua do Imperador recebe desfiles com músicas e alegorias natalinas aos domingos: a Parada Iluminada promete uma aventura mágica ao mundo do Natal para todos os espectadores.

O Palácio de Cristal, um dos cartões-postais de Petrópolis, oferece corais, peças, concertos e muito mais para os turistas natalinos. E por falar em coral, a tradicional Igreja do Rosário oferece uma exuberante integração de 500 vozes com os principais coros da cidade. Lembra dos tradicionais cantos natalinos dos filmes? É uma experiência única, com músicas típicas da época mais feliz do ano.

E não dá para falar em Natal sem falar da culinária tão saborosa desse período. E comida não falta em Petrópolis durante o Natal Imperial. O Pólo Gastronômico da cidade tem muitos restaurantes e docerias participando do festival de sabores para deixar qualquer um com água na boca. Dá para experimentar de tudo, sem faltar tradições como as rabanadas e os bolinhos de bacalhau. As choperias também participam para os aficionados por cerveja fazerem a festa. Tem atrações para todas as tribos. A famosa Rua Teresa, que os cariocas adoram visitar para comprar roupas, também conta com feira gastronômica, além de diversas ações culturais.

Você está conferindo tudo sobre o NATAL IMPERIAL EM PETRÓPOLIS (RJ). Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família para curtir essa festa!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

É claro que no Natal Imperial não poderia faltar um destaque especial para o Bom Velhinho. A Vila Imperial, na Praça da Liberdade, terá a Casa do Papai Noel para levar a criançada para se divertir e tirar muitas fotos, além de conhecer mais sobre a história da data. Por lá ainda haverá shows, atividades e recreação infantil. Certamente é uma experiência incrível e diferenciada para os pequenos, que poderão sentir de perto a magia natalina em Petrópolis, em um clima mais tradicional.

Não à toa, o Natal Imperial é comparado ao famoso Natal Luz de Gramado. Se na Serra Gaúcha a tradição já vem de anos e atrai incontáveis turistas, a intenção de Petrópolis é ter o mesmo, estabelecendo a cultura de atrair visitantes nessa época do ano para mergulhar na principal data comemorativa cristã. E todos saem ganhando, desde os comerciantes até as famílias que podem apreciar o espetáculo criado na cidade.

Onde ficar em Petrópolis

Por falar em sair ganhando, naturalmente o setor hoteleiro de Petrópolis gosta bastante do período do Natal Imperial. Afinal, os hotéis ficam mais cheios do que o de costume para o verão. E o melhor é que a estrutura da cidade é ótima para tudo, e também para se hospedar. Então não precisa se preocupar, há sempre uma opção de hotel, pousada ou mesmo albergue para você.

Veja hotéis e pousada em Petrópolis e reserve já!

Para ficar bem localizado, há ótimas opções centrais, próximas ao Palácio Quitandinha e ao lago, por exemplo. O Gallardin Palace Hotel e o Hotel Casa do Sol são muito bem avaliados e mais requintados, além de estarem na beira do lago. Pousadas como a Capadócia, a Parada da Serra, a Recanto Imperial, a Quitandinha e a Vista do Lago também são próximas e com ótimo custo-benefício somado ao ambiente mais familiar.

Já na região do Centro Histórico, do Museu Imperial e da Rua Teresa também não faltam alternativas. Há hotéis de ótimo nível, como o Grande Hotel Petrópolis, o Casablanca Center Hotel, o Casablanca Palace, o Solar do Império, o Petrópolis Inn. As pousadinhas charmosas também marcam muita presença, principalmente com a Pousada Monte Imperial, a Pousada Imperial Koeller, a Pousada 14 Bis, a Pousada Dom Quixote e a Pousada Spa Orquídeas da Terra.

A infraestrutura petropolitana não deixa em nada a desejar à maioria das grandes cidades. São muitas opções de hospedagem, de restaurantes e bares para se divertir – fora as cervejarias tradicionais como a Bohemia e a Cidade Imperial.

Escolha a região de sua preferência e pode ter certeza que vai estar bem localizado nessa cidade incrível para mais um Natal inesquecível na família!

***
Então, vamos curtir o Natal de Imperial de Petrópolis esse ano? Se você já foi, deixe um comentário e ajude outros viajantes a curtirem a experiência ao máximo!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 12 de novembro de 2018