MAGIA DE NATAL EM BLUMENAU (SC): tudo que você precisa saber

Que tal curtir um evento maravilhoso na época mais encantada do ano? Conheça tudo sobre a Magia de Natal de Blumenau, Santa Catarina!

Veja outros destinos lindos para curtir o Natal no Brasil

A região do Vale Europeu certamente é uma das mais charmosas e agradáveis não só de Santa Catarina, mas de todo o Brasil. São cidades que respiram a influência dos colonos imigrantes desde que chegaram no fim do século 19 ou começo do 20, principalmente alemães e italianos, e ainda cercadas por muita natureza ao longo do Vale do Rio Itajaí. E a capital informal delas você já sabe, é Blumenau.

Conhecida pela grande colonização alemã, os indícios do passado germânico duram até hoje em Blumenau. Talvez, ou principalmente, pela maior festa da cidade, aquela pela qual é a conhecida e atrai gente de todos os cantos: a Oktoberfest, festival da cerveja – nada mais adequado dada a sua origem. Com sua arquitetura encantadora, que é majoritariamente do estilo enxaimel tão popular na Europa medieval, a impressão é de voltar ao passado do Velho Continente. Nada mais agradável para passar alguns dias e mergulhar nesse ambiente tão aconchegante, principalmente no friozinho do inverno.

Mas Blumenau vem tentando buscar novos atrativos para que os turistas não se limitem a chegar em massa na cidade apenas no inverno ou em outubro. A cidade busca aproveitar o clima e características europeus que possui para impulsionar o turismo também na Páscoa, realizando a Osterdorf, que ressalta a cultura germânica com apresentações artísticas, gastronômicas e artesanatos da época.

E, em dezembro, Blumenau se transforma para apresentar uma versão brasileira da Lapônia na Magia de Natal, e mergulhar nessa época do fim de ano que tanta gente ama.

Se você não perde um Natal encantado, então confira as dicas e planeje-se para ir a Blumenau!

A Magia de Natal

A Magia de Natal de Blumenau tem início já em 10 de novembro e dura até 30 de dezembro. Ou seja, mais de um mês antes da data a cidade começa a se decorar e a entrar no clima natalino com tudo, para alegria de quem ama esse período – seja morador ou turista – e está por lá.

As atrações diversas, todas inspiradas no Papai Noel, se espalham pelos principais pontos. E incluem seis desfiles temáticos nas noites de sábado.

Já faz alguns anos que o evento é realizado pela Prefeitura, e vem ganhando notoriedade dezembro após dezembro como ótima pedida de viagem para curtir as festividades.

No dia 10, a abertura do evento se dá com a entrega da chave da cidade para Papai Noel e com as luzes da Vila de Natal acendendo. Além do primeiro desfile natalino especial.

Veja mais dicas do que fazer em Blumenau

Os desfiles trazem o tema “A Magia dos Contos de Fada”, com mais de 50 blocos e carros alegóricos para levar o público as histórias infantis e sua relação com a data. A Casa do Bom Velhinho, então, passa a ficar aberta para visitação todos os dias, e a criançada pode conhecer sua moradia, toda decorada tematicamente, aprender sobre a história da data e deixar sua cartinha para ele.

A Vila Germânica, onde é realizada a Oktoberfest, se torna a Vila de Natal e sedia muitos dos eventos do Magia de Natal no período. É lá que ficará a 1ª Exposição Internacional Franciscana de Presépios, no hall de entrada do Setor 1. Todo mundo traz lembranças da infância com o momento mágico de montar a árvore e o presépio em casa, e agora a cidade promove um festival de inúmeros deles, cada um especial e diferente do outro.

Na Vila também haverá a presença de personagens conhecidos na Parada de Natal, diariamente a partir de 19h45.

Você está conferindo tudo sobre o evento MAGIA DE NATAL EM BLUMENAU (SC). Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Uma das atrações favoritas das crianças – e também de muitos adultos – é a chamada Mini Cidade da Neve. A decoração de flocos de neve simulados com bonecos e luzes especiais é um espetáculo, e promove a interação entre os visitantes. O espaço abre todos os dias durante o período do evento. Antes o local era conhecido como Praça da Neve, mas aumentou de proporções e agora está maior.

Ainda há oficinas para aprender a criar presépios, guirlandas e cartões de natal, além de pintar os típicos biscoitinhos natalinos. Os pequenos também podem se divertir no Trenzinho, em um passeio ao longo da Vila que agrada sempre a todos.

Um dos points de maior sucesso no evento é o Espaço Gastronômico. Afinal, nada melhor que experimentar delícias natalinas e germânicas durante a festa, não é? E existem opções culinárias para todos os gostos, para adultos e crianças ficarem com água na boca – veja outras dicas de onde comer em Blumenau clicando aqui!

Também não poderia faltar o Weihnachtsmarkt, o Mercado de Natal. O centro de compras é perfeito para conhecer o artesanato local e comprar lembrancinhas para levar para casa na triste hora de voltar.

Conheça Blumenau em imagens 360 graus

Outros atrativos tradicionais foram mantidos e marcam presença no Magia de Natal de 2018. O Pelznickel, conhecido como Papai Noel do Mato, personagem folclórico da Alemanha, estará na Vila. O Carrossel e a Roda Gigante são mais opções de lazer para quem está com filhos. A Árvore da Solidariedade representa a chance de fazer doações para instituições de caridade da região. E o Coreto Cultural tem shows diários variados. E, é claro, não deixe de experimentar as cervejas artesanais de Blumenau, sempre famosas – como as já badaladas Eisenbahn e Bierland, entre muitas outras.

Onde ficar em Blumenau

A localização perfeita para se hospedar em Blumenau e não perder nada da Magia de Natal durante sua estadia é perto da Vila Germânica. O enorme complexo é bem situado na cidade, e existem diversas alternativas de hospedagem por lá – justamente por também já receber a Oktoberfest anualmente.

Hotéis de bom nível e pousadas familiares se fazem presentes, além dos albergues para a galera jovem e que prefere economizar.

Reserve aqui seu Hotel ou Pousada em Blumenau

O Blu Terrace Hotel, o Hotel Steinhausen, o Blumenau Suites, o Ibis Budget, o Himmelblau Palace, o Glória, o Mansiones, o Plaza, o Hermann e o Slaviero Essential são opções próximas e de ótimo custo-benefício.

Quem procura mais luxo deve gostar do badalado Villa do Vale Boutique Hotel & Bistrô, também pertinho. A Pousada By Rieger, a Pousada Vila Germânica e a Pousada XV são alternativas mais aconchegantes.

Atravessando o Rio Itajaí Açu também há boas pedidas, embora um pouco mais distante. Mas, o centro não é grande e a região fica a apenas 2 km da Vila Germânica.

Não faltam hotéis e pousadas em Blumenau, então não há desculpa para ficar de fora da Magia de Natal.

Como chegar a Blumenau

O acesso a Blumenau é razoavelmente fácil. Não há aeroporto na cidade, mas o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes, está a apenas 50 km de distância. O trajeto pode ser feito em cerca de uma hora, com opções de transfer ou de aluguel de carro no próprio terminal. A partir dali o percurso é todo feito pela rodovia federal BR 470, sempre bem conservada e bem sinalizada. Ao chegar na saída para Blu, como é carinhosamente conhecida, as ruas Vidal Flávio Dias, Silvano Cândido da Silva Sênior e República Argentina se emendam uma na outra e levam até o centro.

Também é possível acessar Blumenau sem problemas a partir da capital Florianópolis. São cerca de 150 km da Ilha da Magia até a cidade, indo pela BR 101 até a BR 470 na entrada de Navegantes – dura pouco mais de duas horas, e também há muitos horários de ônibus saindo da rodoviária de Floripa. Outra opção é sair de Joinville, que também conta com aeroporto e fica a 100 km, ou menos de duas horas de estrada pela BR 101 e BR 470. Já Curitiba está a pouco mais de 200 km e três horas de distância.

De onde quer que você venha, irá adorar todo o encanto proporcionado pela bela decoração, luzes, personagens e cenários do lindo Natal Mágico de Blumenau.

***
Malas prontas para curtir o evento Magia de Natal de Blumenau? Se você já foi, deixe seu comentário e opine sobre o que achou da festa para ajudar outros viajantes!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 12 de novembro de 2018