MELHORES PRAIAS DE PORTO SEGURO: fotos e dicas que ninguém te conta

Avalie este artigo

Foi perto de Porto Seguro que Pedro Álvares Cabral e sua frota desembarcaram em 1500. E são muitas as belezas que mostram porque os portugueses logo se encantaram com o local. As praias de Porto Seguro e região próxima estão entre as mais belas do Brasil, e são elas que atraem tantos turistas ano após ano.

A cidade mais famosa do sul da Bahia é também uma das mais visitadas não só do estado, mas de todo o Nordeste. Porto Seguro é a quinta em toda a região, e a primeira entre os considerados destinos exclusivamente turísticos – as que não são capitais. Com mais de 2 milhões de visitantes por ano, não faltam razões para entender o que leva tanta gente até a famosa Costa do Descobrimento.

Porto Seguro ainda engloba alguns distritos que já são famosos independentemente – como são os casos de Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

Mas a cidade em si possui sua bela cota de praias incríveis, que por si só já valem a viagem. Na verdade, fazem todas parte da mesma faixa de areia, mas seus diferentes trechos recebem nomes distintos para facilitar a identificação. E com alguns dos melhores hotéis e pousadas em Porto Seguro perto delas.

Confira 20 hotéis e pousadas em Porto Seguro para curtir com a família

Então confira as praias de destaque em Porto Seguro e descubra porque você deve programar já suas férias no sul da Bahia!

1- Praia de Itacimirim

As principais praias de Porto Seguro não ficam no centro. A região central da cidade não tem faixa de areia, somente um calçadão para caminhadas observando a linda paisagem. Mas não é preciso ir muito longe para alcançar o agito.

A Praia de Itacimirim fica a 3,5 km da famosa Passarela do Descobrimento – ou do Álcool – e tem quase 1 km de extensão. A faixa de areia, no entanto, é curta – como na maior parte da orla.

Veja mais fotos da Praia de Itacimirim

O ideal é escolher um quiosque para usar como base e aproveitar o dia.

Os quiosques oferecem comes e bebes, com destaque para os frutos do mar, e ficam quase dentro da água. Aí é só relaxar e aproveitar o mar de águas quentinhas desse paraíso no sul da Bahia.

Há transporte público fácil e rápido do centro até lá, ou ainda estacionamento para quem está de carro.

Foto Praia de Itacimirim, BA.

A bela orla da Praia de Itacimirim em um dia ensolarado em Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2- Praia de Mundaí

Entre os pontos turísticos mais famosos de Porto Seguro estão as suas luxuosas e animadas barracas de praia. Muito bem estruturadas, são verdadeiros centros de lazer em plena areia e possuem atrativos como animação, banheiro, vestiários e, em algumas, até mesmo piscina.

Uma das mais renomadas é a Tôa Tôa, que fica no trecho da praia conhecido como Mundaí.

A Praia de Mundaí fica um pouco além de Itacimirim, a 4 km do centro da cidade. E, como toda a orla, é de fácil acesso – seja de carro ou transporte público.

O cenário já é dos mais belos, com o mar calminho e muitos coqueiros.

E a animação é garantida pela Tôa Tôa, sempre cheia de música e shows ao vivo. Outra opção ali perto é o Jamaica Bar, onde a trilha sonora é feita de reggae, blues e muito rock para curtir as férias.

Foto orla da Praia de Mundaí, BA.

Coqueiros emolduram a famosa Praia de Mundaí, onde a opção do dia é escolher sua barraca e curtir a praia em Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3 – Praia de Curuípe

O primeiro trecho de areia próprio para banho saindo do centro de Porto Seguro é a Praia de Curuípe. Ali há menos movimento, por estar mais próximo da região central, e a faixa de areia também é curtinha.

São apenas 3 km da Passarela do Descobrimento até lá, e dá até para ir a pé com disposição.

Existem quiosques e é uma boa pedida para ter tranquilidade e apenas relaxar no mar da Bahia.

Como fica ainda dentro da parte protegida pelos recifes, o mar é ainda mais tranquilo na praia de Curuípe.

Em geral, o local é muito frequentado por turistas e moradores da cidade de passagem, apenas caminhando pela orla e apreciando a beleza de Porto Seguro.

Foto Praia de Curuípe, BA.

A orla um pouco menos movimentada da Praia de Curuípe, em Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4 – Praia de Mutá

Subindo um pouco mais em direção à cidade vizinha de Santa Cruz da Cabrália, a Praia do Mutá está entre as mais sossegadas da cidade, distante da badalação – e até certo tumulto – que trazem as mega barracas de outras praias.

É uma enseada de pequenas proporções, com muitos coqueiros e meio escondida das outras. Para completar, algumas piscinas naturais podem se formar na maré baixa.

O cenário é realmente de novela: tudo que se espera de uma praia na Bahia. E bem pertinho de uma grande cidade, a apenas 14 km do centro.

Existem algumas barracas para os banhistas, e a praia ainda é parada dos passeios de barco que vão até a paradisíaca Coroa Alta – um banco de recifes em alto mar logo ali em frente. Para melhorar, é no Mutá que fica um dos melhores hotéis em Porto Seguro: o Toko Village.

Foto Praia de Mutá, BA.

Na maré baixa há formação de lindas piscinas naturais na Praia de Mutá, Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5 – Praia de Taperapuã

Para muitos a principal Praia de Porto Seguro. Ao menos é lá que fica a barraca mais famosa entre as mega barracas da cidade: a Axé Moi. Estrutura imensa que tem até seu próprio centro de eventos e shows do outro lado da rua ali perto. Entre música alta, animadores puxando coreografias de lambaeróbica e muitos comes e bebes rolando, o turista tem tudo que precisa para curtir um dia animado à beira do mar.

Veja mais fotos da Praia de Taperapuã

A água ali é quentinha e tranquila, como em toda a orla.

São apenas 7 km do centro e ainda há a opção de outras barracas muito bem estruturadas que rivalizam com a Axé Moi, como a Barra Mares e a Vira Sol.

Aos que tentam fugir um pouco do tumulto, é possível estender a canga na areia entre uma e outra, longe do barulho, e apenas pegar um sol – são muitos ambulantes vendendo coisas ao longo da areia para garantir qualquer necessidade.

Foto Praia de Taperapuã, BA.

A bem estruturada Praia de Taperapuã, em Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você está conferindo as MELHORES PRAIAS DE PORTO SEGURO: fotos e dicas que ninguém te conta. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Praia de Arakakai

Já bem no limite com Santa Cruz de Cabrália, e próxima ao centro dela, para muitos Arakakaí faz parte da vizinha, e não de Porto Seguro. Mas como todos os turistas de fora que chegam por lá estão hospedados na cidade principal, acabou sendo absorvida.

E a visitação lá costuma ser mais específica, visto que atrai praticantes de esportes radicais: são as melhores ondas da região, então prepare-se para muitos surfistas e windsurfistas no mar.

Arakakaí vale a visita até mesmo para quem não se aventura nas pranchas, por conta de suas incríveis piscinas naturais de recifes.

Existem algumas barracas para dar suporte aos turistas e banhistas, e definitivamente compensa o passeio de 20 km desde o centro de Porto Seguro até lá.

Se possível, procure ir na maré baixa para aproveitar ao máximo aos piscinas nos corais.

7 – Praia do Rio dos Mangues

Esse trecho da praia fica ao lado da barraca BarraMares, a 8 km do centro.

Embora menos conhecido, se destaca pela beleza exuberante que dá nome a ele: o rio que vem dos manguezais e deságua no mar. As águas são calmas e perfeitas para tomar banho sem preocupações ou praticar esportes como o caiaque e o stand up paddle enquanto curte a natureza ao redor.

Mesmo perto de algumas das mega barracas de Porto Seguro, a paz impera na região da praia de Rio dos Mangues.

Veja Porto Seguro em imagens 360 graus!

Alguns quiosques menores ficam por ali para dar apoio aos visitantes, então é possível chegar lá, escolher um e descansar enquanto aprecia a paisagem. E descobrir que esse recanto pouco explorado pode ser um dos pontos altos da viagem de férias no sul da Bahia.

Para quem procura um hotel em Porto Seguro pertinho desse paraíso, o renomado Sued’s Plaza fica logo ali.

8 – Praia de Coroa Vermelha

Outras das praias mais renomadas dos arredores de Porto Seguro, a Coroa Vermelha também fica no limite com Santa Cruz de Cabrália, ao norte da cidade.

O mar protegido pelos recifes tem águas tranquilas, e realmente é o sossego que dita o tom por lá.

Há quem acredite que aquele foi o ponto de desembarque da expedição de Pedro Álvares Cabral em 1500.

O cenário é de tirar o fôlego, com suas águas de um verde clarinho se misturando aos coqueirais. E tudo isso a 17 km do centro de Porto Seguro.

A faixa de areia é curta, mas belíssima, e também há barracas para os comes e bebes enquanto mergulha.

Um dos principais paraísos do sul da Bahia, o clima bucólico da Coroa Vermelha ajuda a transformar as férias nos merecidos descansos que todos querem.

Foto Praia Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, BA.

A paradisíaca orla da Praia Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***
Malas prontas para curtir esses paraísos que são as melhores praias de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 01 de maio de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.