7 MELHORES PRAIAS DE TRANCOSO: fotos e dicas que ninguém te conta

Avalie este artigo

Toda a região do sul da Bahia é formada por uma costa absolutamente incrível, e Trancoso é um dos lugares mais abençoados por lá: orla linda e um litoral perfeito para curtir as férias sem maiores preocupações. Quer saber quais são as melhores praias de Trancoso? Continue a leitura!

Foto mirante da Praia dos Nativos, Trancoso, BA.

A bela orla de Trancoso é o que atrai muitos turistas. Essa foto é no mirante da Praia dos Nativos.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Destino cada vez mais procurado por famosos, Trancoso tem um charme incomparável entre seu pequeno centrinho e as praias – uma mais linda que a outra. O Quadrado, praça central onde se reúne toda a galera dia e noite nos restaurantes, bares e lanchonetes, é a capital da pequena vila, que é distrito de Porto Seguro.

Trancoso fica a menos de 50 km de Porto Seguro e, junto a Arraial D’Ajuda, é o distrito mais visitado da cidade. Tudo pode conta de sua incrível mistura: é rústico e sofisticado ao mesmo tempo.

Dá para curtir as praias e deixar o tempo passar sem nem perceber, enquanto toma um drink ou uma água de coco. E, também é possível curtir festas badaladas ou jantar em restaurantes de alto nível no Quadrado e nos beach clubs.

Mas o grande destaque mesmo da vila, o que atrai tanta gente mais e mais até lá, é o seu litoral exuberante. E para ajudar a planejar sua próxima viagem, conheças as sensacionais praias de Trancoso e decida quais vai conhecer durante as férias.

1 – Praia do Espelho

Aproximadamente 20 km ao sul de Trancoso fica a Praia do Espelho. Ela não fica perto da vila e nem do Quadrado, sendo necessário alugar um carro ou conseguir um passeio através das agências de turismo locais – vale a pena também negociar o preço com táxis, principalmente para quem está em grupo.

Mas pode ter certeza que o destino compensa o trabalho para chegar lá. Para quem prefere curtir um pouco mais esse paraíso, há opções de pousadas na Praia do Espelho.

A praia é considerada por muitos a mais bonita da Bahia, e com razão. Conheça a Praia do Espelho em imagens 360 graus e descubra você mesmo.

Para quem dá a sorte de pegar um dia de sol, a superfície do mar fica espelhada de uma maneira inacreditável, formando um cenário de tirar o fôlego.

PRAIA DO ESPELHO: o que saber antes de ir e o que fazer

A extensão da areia não é muito grande e a costa é formada por falésias e muitos coqueiros. Existem quiosques e bares dando suporte aos turistas, mas fique de olho no preço e na consumação mínima exigida para não ter surpresas desagradáveis.

Na hora de escolher entre as pousadas da Praia do Espelho para se hospedar, a mais famosa é a Outeiro das Brisas. Ainda há a Enseada do Espelho, a Brisas do Espelho, a Recanto do Espelho e até mesmo um hotel fazenda, o Calá & Divino, quase na beira do mar. Só é preciso se preparar para abrir o bolso, já que o isolamento do local torna tudo mais caro.

Foto paradisíaca Praia do Espelho, Trancoso, BA.

A paradisíaca Praia do Espelho e sua grande piscina natural que gera o espelhamento em dias de águas calmas. Paisagem de tirar o fôlego pertinho de Trancoso, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2 – Praia de Itapororoca

Andando 2 km ao sul de Trancoso pela mesma faixa de areia é possível chegar na Praia de Itapororoca.

Apesar da proximidade – também dá para ir de carro rapidinho, em cerca de 10 minutos – ela não está entre as mais famosas do distrito.

A Praia de Itapororoca é praticamente deserta, tem pouco espaço entre a vegetação nativa e o mar e só uma entrada para quem vem da estrada, bem rústica e charmosa, formada por diversos troncos de árvore lado a lado.

Veja mais fotos da Praia de Itapororoca aqui!

As águas por lá costumam ser agitadas, e os poucos frequentadores vão até Itapororoca para aproveitar a privacidade e o isolamento em relação às partes mais agitadas do centrinho, próximas ao Quadrado. Durante o inverno, porém, a praia se torna point de surfe.

Para quem pretende ficar mais lá perto, pousadas e até um hotel estão presentes na região. Certamente é um daqueles recantos inesquecíveis no sul da Bahia, perfeito para quem quer paz nas férias em meio a um cenário arrebatador.

Foto Praia de Itapororoca, Trancoso, BA.

A quase deserta Praia de Itapororoca, ideal para caminhar, passear e curtir um dia de sol com toda tranquilidade em Trancoso, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3 – Praia dos Coqueiros

Aquela que pode ser considerada a principal de Trancoso, a Praia dos Coqueiros fica praticamente em frente ao Quadrado. Basta pegar o caminho pela direita ao lado da igrejinha e descer até a areia, seguindo ao sul nela.

Nela existem diversas barracas como pontos de apoio ao banhista, com boa estrutura para atender a todos entre um mergulho e outro. Como não poderia deixar de ser, os frutos do mar são a maior especialidade delas.

Conheça também as melhores praias entre Trancoso e Arraial D’Ajuda

Na região próxima existem também muitos beach clubs, resorts e hotéis do tipo pé na areia, com muita comodidade e mordomias a quem fica por lá – há a possibilidade de pagar o day use para usar as instalações de alguns deles.

É o lado glamouroso de Trancoso, que atrai muitos famosos para a vila. E o contraste que dá charme a ela: o clima rústico dos coqueiros e dos barcos de pesca no mar se mistura ao luxo e à animação de alguns estabelecimentos dali.

Foto da Praia dos Coqueiros, Trancoso, BA.

A bela e movimentada Praia dos Coqueiros, pertinho do Quadrado, a mais frequentada de Trancoso, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4 – Praia de Nativos

A outra praia do centro de Trancoso é a dos Nativos, seguindo rumo ao norte na areia a partir da dos Coqueiros. Há também uma descida do Quadrado diretamente até ela, descendo até a areia e seguindo para a esquerda ao ver o mar.

Na Praia dos Nativos as águas são calmas e os coqueiros também dominam a paisagem, e a faixa de areia é mais larga, mas também tomada por barracas em muitos pontos.

Confira dicas da Vida Noturna em Trancoso

E a melhor parte da praia dos Nativos é o encontro do Rio Trancoso com o mar. O cenário é lindo e rende muitas fotos. É comum ver muitos banhistas parando por ali perto para passar o dia, e outros caminhando pela areia para um lado ou para o outro, apenas apreciando a paisagem do litoral sul da Bahia.

O local também é boa oportunidade para um banho de rio para tirar a água salgada do corpo e variar um pouquinho.

Os restaurantes e hotéis de ambientação rústica ao longo da orla ajudam a completar o clima de férias.

Foto rio e mar da Praia de Nativos, Trancoso, BA.

Onde o mar e o rio se encontram na Praia de Nativos, forma uma piscina natural deliciosa. Águas doces ou salgadas a escolha do turista, em Trancoso, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você está conferindo as 7 MELHORES PRAIAS DE TRANCOSO: fotos e dicas que ninguém te conta. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos e toda família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

5 – Praia Ponta de Itaquena

A Ponta de Itaquena fica 8 km ao sul de Trancoso, quase chegando na Praia do Espelho. E fica localizada em uma reserva natural, o Refúgio de Vida Silvestre de Rio dos Frades.

Já dá para imaginar que a natureza é quem manda por ali, não é? E realmente a preservação pode ser vista e sentida em cada pedacinho, com a vegetação tomando conta e muito pouca gente na areia. E na maré baixa as piscinas naturais chamam a atenção.

Não fique imaginando! Visite Trancoso em imagens 360 graus!

O mar na praia da Ponta de Itaquena é agitado, mas suas águas são cristalinas e de grande beleza. Alguns pescadores costumam parar por ali, mas em geral é praticamente deserta.

Não há estrutura de barracas ou quiosques, então é bom levar os próprios comes e bebes se for passar o dia. Para quem tem disposição, dá até para andar de Trancoso até lá, mas é bom preparar o fôlego.

Foto da preservada Praia Ponta de Itaquena, Trancoso, BA.

A deserta, preservada e rústica Praia Ponta de Itaquena, ideal para quem gosta de muita paz e sossego, em Trancoso, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

6 – Praia do Rio Verde

Um pouco depois da praia dos Coqueiros no sentido sul, a Praia do Rio Verde fica a menos de 2 km do Quadrado e tem fácil acesso de carro – ou mesmo andando, já que não fica tão longe.

E a ambientação é parecida com a de todo o litoral próximo: vegetação nativa tomando conta, faixa de areia curta e aquele clima de isolamento que só o Nordeste sabe proporcionar.

Melhores destinos para viajar no NORDESTE

O mar é bem bonito, com águas clarinhas e ondas fortes, e existem bares próximos que garantem os quitutes e a animação.

No geral, a Praia do Rio Verde é ideal para relaxar, para fugir um pouco do tumulto que há nos Coqueiros e na dos Nativos por conta da proximidade com o centrinho.

E perto da orla ainda há uma lagoa que pode ser usada para aquele mergulho refrescante após sair do oceano.

Foto Praia do Rio Verde, em Trancoso, BA.

A paradisíaca Praia do Rio Verde, com charme dos quiosques de apoio que dão muito conforto para você curtir o dia de praia em Trancoso, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7 – Praia do Rio da Barra

Para quem vai da estrada, são cerca de 5 km a partir do Quadrado, e uma bela ponte cercada de verde por todos os lados para chegar na areia. Para quem vai através da praia dos Nativos, basta uma caminhada moderada em um cenário paradisíaco para chegar até a Praia do Rio da Barra.

Na Praia do Rio da Barra, o Rio Trancoso tem seu encontro com o mar e, além de ser ponto para um belo banho de água doce, o rio ainda proporciona um visual incrível para quem gosta de tirar fotos.

MELHORES PISCINAS NATURAIS da BAHIA

Há um resort de luxo ali perto e um restaurante, mas em geral as opções são poucas comparadas às praias do centro e do Quadrado.

Passear de caiaque ou stand up paddle pelo rio e pelo mar é uma boa pedida. Para os menos esportistas, apenas caminhar de Nativos até lá definitivamente vale o esforço!

Foto Praia do Rio da Barra, em Trancoso, BA.

Caminhar da Praia de Nativos até a Praia do Rio da Barra com certeza vale o esforço. É uma das mais lindas praias de Trancoso, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***
Gostou da nossa lista das melhores praias de Trancoso? Qual destas você prefere, conta pra gente!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 17 de maio de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.