Melhores Praias de Garopaba

Falar das melhores praias de Garopaba é difícil, já que esse litoral guarda costas muito bonitas e atrativas.

Garopaba é um charme de cidade, que fica em uma área conhecida como Região Turística Encantos do Sul.

Seus colonizadores foram os açorianos, portanto, por aqui ainda é comum encontrar muitos dos costumes deixados pelos antepassados.

O nome Garopaba, no entanto, tem etimologia indígena e seu significado é “muita quantidade de água, de peixes e de morros”.

Garopaba além de muita cultura e história, chama a atenção dos visitantes pela beleza das suas praias. E é sobre elas que vamos conversar neste post.

Separamos dicas especiais sobre as melhores praias de Garopaba para você programar a sua próxima viagem para essa região.

Foto orla e turistas na Praia da Ferrugem, Garopaba, SC.

A Praia da Ferrugem é excelente opção para suas férias em Santa Catarina! Vem pra Garopaba!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O que saber antes de conhecer as melhores praias de Garopaba

Antes de chegar em Garopaba é importante se programar. Isso evita perrengues e dores de cabeça para a sua viagem.

A gente deixou algumas dicas.

Como chegar

O aeroporto mais próximo é do de Florianópolis, que fica a 102 quilômetros de distância de Garopaba. Você pode vir de avião também até a cidade de Navegantes.

Dos dois aeroportos é possível alugar um carro ou contratar transfer de agências de viagens o trajeto por terra é feito pela BR 101 e, posteriormente, pela SC 434. O tempo varia entre 1 e 2 horas, dependendo do meio de transporte.

De ônibus, dá para pegar linhas de todo o estado e de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As empresas Catarinense, Itapemirim e Pluma fazem o trajeto.

Veja mais dicas sobre COMO CHEGAR em GAROPABA

Onde ficar

Conseguir uma boa estadia em Garopaba não é algo difícil. São muitas acomodações entre hotéis, pousadas e casas de veraneio.

Se você curte movimento e comércio na porta, é ideal acomodar-se em lugar urbano. Neste caso, buscar alguma hospedaria no centro será melhor.

Em algumas praias, como na de Ferrugem e na Praia Garopaba, há boa oferta de hospedagem, caso queira ficar em hotel mais requintado, bem pertinho do mar, esses são os dois melhores pontos.

RESERVE seu HOTEL ou POUSADA em GAROPABA               

As Melhores Praias de Garopaba

Garopaba guarda 9 praias encantadoras. Algumas são mais agitadas de dia, outras mais movimentadas à noite. Há aquelas que são completamente estruturadas e outras que são bem desérticas . Elas não se distanciam muito umas das outras. Isso é ótimo, pois facilita a circulação entre todas sem muita dificuldade.

Nós circulamos um pouco sobre cada uma delas e trouxemos dicas para facilitar o seu passeio.

blank

Praia da Garopaba ou Praia  Central

Esta é a praia mais próxima do centro da cidade. É praia completamente urbana, com infraestrutura boa e suficiente para você passar o dia inteiro.

As opções de bares, quiosques e restaurantes são múltiplas. Além disso, a rede hoteleira fica, em sua maioria, instalada aqui, no bairro central.

blank

Praia Central de Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Veja nossa GALERIA DE FOTOS 360º das melhores praias de Garopaba

Com uma faixa de areia extensa, a Praia da Garopaba pode abrigar muitas barraquinhas e guarda-sóis. Muitas famílias passam seus dias de férias por aqui. As ondas são mansas, águas tranquilas e o banho de mar é bem-vindo. A atividade pesqueira que se concentra aqui é mais um atrativo para os visitantes.

 

VOCÊ ESTÁ LENDO UM GUIA SOBRE AS MELHORES PRAIAS DE GAROPABA (SC). COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO COM SEUS AMIGOS DO FACEBOOK E TWITTER!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Praia da Ferrugem

As características da Praia da Ferrugem revelam essa região como um ótimo ponto de diversão.

De princípio a praia era conhecida como reduto dos hippies, em meados dos anos 80. Hoje é possível encontrar diversas tribos se reunindo pela região, mas a Praia da Ferrugem ainda guarda aquele aspecto mais alternativo.

Foto mirante Praia da Ferrugem, Garopaba, SC.

A belíssima Praia da Ferrugem é uma das mais disputadas de Santa Catarina.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os surfistas adoram a Praia da Ferrugem porque as ondas daqui são altas e fortes. O mar é bravo de um dos lados, mas do outro há piscinas naturais, garantindo a diversão de todos.

À noite a animação da Praia da Ferrugem é considerada o melhor lugar para se divertir em Garopaba.

Para ter acesso à praia, tome a rodovia SC 434. A distância é de 8 quilômetros a partir do centro.

Veja mais dicas sobre as Praias de Garopaba

Praia do Silveira

Quem conhece a região sabe que esta é a melhor praia para a prática de surfe. A Praia do Silveira é considerada o segundo melhor point para surfistas do Brasil e o quinto no ranking mundial.

blank

Dependendo da época da sua viagem, é possível ver algum campeonato nacional ou internacional de surfe acontecendo na região. Isso também vale como dica para você, caso prefira épocas onde as praias são menos movimentadas.

Descubra O QUE FAZER em GAROPABA o ano inteiro!

A infraestrutura daqui é bem completa e tem tudo o que você precisa para passar vários dias descansando. Como a demanda turística é sempre alta na região, bares e restaurantes, assim como o comércio, são bem diversificados.

Outro motivo que também traz muitos turistas para a Praia do Silveira é a paisagem. Toda a costa é cercada por uma mata sempre verde, vegetação rasteira e costões. NO final da praia ainda é possível encontrar uma vila de pescadores.

A Praia do Silveira fica a 3 quilômetros do centro de Garopaba e o acesso é feito sem dificuldades.

Praia do Gamboa

Tranquilidade e sossego reinam em toda a Praia do Gamboa. Sem o agito das festas e shows, é onde você pode descansar de verdade! A praia está a 15 quilômetros da parte central de Garopaba.

As ondas por aqui são fortes, por isso é bom ter cuidado na hora do banho de mar. Quem não sabe nadar, melhor ficar só na beira e evitar as águas agitadas.

O verão aqui é super agitado. No entanto, é no inverno que a Praia do Gamboa ganha a atenção dos turistas. O motivo é o avistamento das baleias-francas, que aparecem por aqui entre junho e setembro, todos os anos.

A razão para elas aparecerem por aqui é a reprodução. Aqui, elas estão mais afastadas de predadores e podem amamentar os pequeninos filhotes, com mais segurança.

GAROPABA COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Na ocasião há barcos devidamente regulamentados pela Associação Protetora dos Animais, que levam perto de onde elas estão. Já pensou, que massa! E as lindonas são muito amigáveis . Tudo muito seguro.

Então, anime-se! Venha a Garopaba  no verão, mas volte,  para a temporada das baleias, no inverno.

Praia da Barra

Na Praia da Barra acontece o encontro do rio com o mar, proporcionando banhos incríveis e refrescantes. A grande piscina surge rasinha, dando oportunidade para a diversão de crianças e adultos de todas as idades.

blank

Praia da Barra, em Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A natureza é bem preservada, quase intocada. O resultado é um lugar de paz e  beleza, perfeito para quem procura descanso para as férias ou finais de semana.

blank

Crianças na piscina natural da Praia da Barra, em Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mas, há um pormenor importante. A infraestrutura está longe de ser a ideal. Não tem quase nada! Traga o que for precisar. Alimentos e água devem fazer parte de sua mochila, se vier passar o dia.

Praia do Siriú

Além da praia, a região guarda uma atração a mais: as Dunas do Siriú. Elas completam o cenário e são atrativas para todos os turistas. Esses morros de areia atingem 30 metros de altura, pertinho do mar, prontas para a diversão dos visitantes.

blank

Aqui se pratica muito o sandboard. Este é um esporte alternativo, onde a pessoa desce as dunas de areia sobre uma prancha de surfe. As dunas viram uma espécie de tobogã. Para quem gosta de muita adrenalina é o passeio perfeito!

A Praia do Siriú é preservada por estar entre as praias da Reserva  do Parque Nacional da Reserva do Tabuleiro. A região é muito admirável, tanto a mata nativa quanto o trecho de oceano.

E como um bônus da natureza, por aqui ainda tem uma cascata. Trata-se da Cachoeira do Siriú, próxima à praia. Não esqueça de visitar o local!

Praia do Vigia

A Praia do Vigia ou Praia da Preguiça, como também é chamada, fica entre a Ponta do Galeão e a Praia Central. Ela fica entre morros, o que faz com que o cenário seja incrível. O mar é calminho e muito limpo, super convidativos para um banho relaxante.

A região fica bastante movimentada no verão. Isso fez com que a estrutura se desenvolvesse bastante. É possível encontrar muitos bares e restaurantes por toda a extensão da praia.

Aproveite outros conteúdos sobre Garopaba aqui no Blog Guia Viagens Brasil!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 21 de maio de 2020


Anuncie seu Estabelecimento no Maior Portal de Turismo