PRAIA DA FERRUGEM (GAROPABA): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

Quer saber tudo sobre a Praia da Ferrugem, em Garopaba? Então fica ligado nessas dicas!

Guia Completo de GAROPABA

Você sabia que pertinho de Florianópolis existem algumas das praias mais incríveis e badaladas de Santa Catarina? Fora da capital, o normal é lembrar primeiro de Balneário Camboriú, no litoral norte do estado, mas a parte sul também tem muitos encantos.

Embora sejam mais conhecidos dos turistas do Sul, em relação aos que vêm de outros cantos, locais como a Praia da Ferrugem, em Garopaba, definitivamente merecem a visita.

Localizada praticamente no meio das outras duas maiores joias da região, a Guarda do Embaú e a Praia do Rosa, a Praia da Ferrugem costuma ser muito disputada em períodos como Carnaval e Revéillon. Sempre cheia de turistas argentinos e gaúchos, vem ganhando mais e mais notoriedade como destino imperdível do sul catarinense. E todo o clima do local é perfeito para as férias, com muita diversão e tranquilidade – além de cenários lindos, é claro.

Garopaba é uma cidade pequena, de menos de 20 mil habitantes, e aparentemente sem maiores atrativos. Seu litoral, porém, é definitivamente exuberante, com algumas das praias mais belas dos arredores. Cheias de Mata Atlântica ao redor e com ondas generosas, elas atraem tanto os amantes da natureza quanto os praticantes do surfe e de outros esportes aquáticos. E toda a região é ponto de migração de baleias francas, sendo facilmente observadas no oceano entre julho e outubro.

Então já sabe? Garobapa e suas praias merecem umas férias exclusivas! Veja as dicas abaixo.

Foto mirante Praia da Ferrugem, Garopaba, SC.

A belíssima Praia da Ferrugem fica em Garopaba, ao sul de Florianópolis, é uma das mais disputadas de Santa Catarina.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como chegar a Praia da Ferrugem

Floripa possui o aeroporto mais próximo, e com muita fartura de voos vindos de todos os cantos. O Aeroporto Internacional Hercílio Luz fica a menos de 100 km de distância, em percurso feito em cerca de duas horas de viagem. Basta pegar a BR 101 ao sair da capital e seguir no sentido sul até o trevo de entrada para a SC 434, já próximo da cidade vizinha de Imbituba – não há mistério, e a estrada é bem conservada e sinalizada.

Veja também um Roteiro de 3, 5 e 7 dias por Florianópolis

É possível alugar carros direto no terminal ao chegar, ou em alguma das muitas locadoras da capital – caso esteja passando férias nela já e deseje visitar a Praia da Ferrugem. Ainda dá para contratar transfers no aeroporto ou com a ajuda do seu hotel ou pousada. Uma terceira alternativa é pegar um ônibus de turismo na Rodoviária de Floripa – existem diversos horários rumo à Garopaba e adjacências.

Para aqueles que chegam do Rio Grande do Sul – afinal, os gaúchos formam grande parte do turismo na região – também é bastante simples. São aproximadamente 400 km e menos de cinco horas saindo de Porto Alegre. Aí é só pegar a BR 290 e depois a BR 101 sentido norte até chegar na entrada para a SC 434.

Onde ficar em Garopaba

Para se hospedar na Praia da Ferrugem, o melhor é escolher uma das simpáticas pousadas que existem por lá. Entre as opções existem muitas que valorizam o contato com a natureza e o atendimento personalizado – e algumas a pouca distância da areia, como a Pousada da Ferrugem, a Morada da Figueira, a Natribus, a Charlie Brown, a Recanto das Ondas, a Pé na Areia, a Beira Mar e a Pousada do Boto. Não existem grandes hotéis ali perto, com alguns presentes no centro de Garopaba – que fica a 7 km de lá.

Foto orla e turistas na Praia da Ferrugem, Garopaba, SC.

A Praia da Ferrugem é excelente opção para suas férias em Santa Catarina! Vem pra Garopaba!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Também há sempre a alternativa de alugar casas de veraneio. Não faltam opções em um destino praiano badalado como Ferrugem. E os sites especializados mostram as melhores, muitas delas pertinho também da praia ou na rua principal.

Ainda há uma boa quantidade de hostels – os populares albergues – para quem gosta de um ambiente mais jovem e descolado, a cara do público local.

O que fazer na Praia da Ferrugem

A Praia da Ferrugem tem como público predominante a galera jovem e do surfe. Mas também, por conta de toda sua beleza natural e ambiente tranquilo, é perfeita para passar as férias em família.

E dá para entender porque ela está cada vez mais badalada e procurada. Quer ver mais? Confira as fotos em 360 graus da Praia da Ferrugem clicando aqui!

Tomar um Banho de Mar e Praticar Esportes

Com suas dunas e mar cristalino, a paisagem é realmente encantadora. As ruas de terra aumentam o clima rústico do local, que é uma pequena vila longe do centro de Garopaba – e tem aquele charme de cidade pequena e de interior.

Você está conferindo dicas da PRAIA DA FERRUGEM (GAROPABA): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide a família e os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Pois é, o local era uma vila de pescadores bastante pacata e isolada que, aos poucos, foi sendo descoberta como o destino exuberante que é. A partir dos anos 70, os hippies e surfistas passaram a frequentar bastante a Ferrugem – e de lá para cá não pararam mais.

As piscinas naturais formadas do lado direito, oposto a onde se concentra a turma do surfe, ajudou a atrair também famílias que podem mergulhar sem preocupações curtindo o cenário de novela. Na esquerda ficam tanto os fãs das ondas grandes quanto a galera jovem em geral, por conta da concentração de bares.

Foto lado esquerdo da Praia da Ferrugem, em Garopaba, SC.

A Praia da Ferrugem também é point de surf e da galera jovem devido aos barzinhos dos arredores, em Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Comer e Beber

E por falar em boemia, os bares e restaurantes na rua principal, a Estrada Geral da Praia da Ferrugem, e em algumas adjacentes, ficam sempre lotados no verão. A ruazinha de terra em si já é point para jovens de todos os cantos, que ficam curtindo com os amigos e bebendo. As opções são variadas para comer e beber com qualidade, e a maioria com ambiente rústico e aquele climinha de férias tão agradável.

Apreciar as Baleias-Francas

Como dissemos, a região de Garopaba e da Praia da Ferrugem, é local de observação de baleias-francas entre julho e outubro – assim como as renomadas vizinhas Imbituba, onde fica a Praia do Rosa, e Palhoça, onde fica a Guarda do Embaú. E isso é um grande atrativo para o turismo por lá fora da alta temporada do verão.

Os gigantescos mamíferos marinhos aparecem aos montes no período, embora não sejam tão fáceis de encontrar (pela cor escura e por não possuírem barbatana dorsal, ficam mais disfarçadas no oceano). Mas podem ser avistados tanto da terra quanto do mar.

Foto baleia-franca em Imbituba - SC.

Baleia-franca pertinho da costa na época da reprodução, junho a agosto, em Imbituba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os guias especializados da região são especialistas em levar turistas para finalmente conseguir ver de perto ou de longe uma delas. Há passeios de barco que chegam pertinho, mas sem riscos.

Já dos mirantes em terra firme, tanto da Ferrugem quanto do Rosa ou de Ibiraquera, ali pertinho, é possível dar de cara com algumas delas – com sorte. A chamada Rota da Baleia Franca pode ser percorrida para admirar os animais, permitindo o contato ainda mais próximo com os majestosos grandalhões do mar e seus filhotes.

Visitas as Praias Vizinhas

Quem visita a Ferrugem também pode – e deve – aproveitar as outras maravilhas do sul catarinense. A exuberante Guarda do Embaú, por exemplo, fica a apenas 40 km e cerca de uma hora de carro. Por lá, é preciso cruzar o Rio da Madre para chegar na praia, e o cenário é realmente de tirar o fôlego. A vila também é point de surfistas, sendo inclusive proclamada a primeira Reserva Mundial de Surfe em território brasileiro. E o centrinho é dos mais charmosos, daqueles lugares que não dá vontade de sair.

Conheça todas as Praias de Garopaba

A Ferrugem também fica bem perto da descolada Praia do Rosa, a menos de 20 km e 40 minutos de carro. Dá até para seguir andando pelo litoral, passando por outras praias intocadas em cerca de 5 km entre trilhas e areia se tiver disposição. E passando por outras três praias: a da Barra, a Vermelha e a do Ouvidor.

PRAIA DO ROSA: tudo o que você precisa saber antes de ir

É um passeio que certamente compensa o esforço, mas não é para qualquer um. No Rosa, a galera jovem também predomina. O centrinho é mais movimentado, com muitos bares e lojinhas. E a parte litorânea é lindíssima, ainda mais perto das inúmeras lagoas da região.

***
Com tantas atrações sensacionais, você não pode deixar de visitar a Praia da Ferrugem, em Garopaba, e seus arredores. Planeje sua viagem, inclua mais destinos e boa viagem!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  13 de julho de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site