Melhores Lugares para Mergulhar em Bombinhas

Bombinhas é considerada a Capital do Mergulho no Brasil e neste post a gente vai contar o porquê desse título!

Uma das cidades menos populosas de Santa Catarina é também uma das mais belas. Não é de hoje que muitos turistas vêm até aqui buscando atrativos naturais e um deles é o mergulho!

A diversidade biológica do ecossistema marinho é o chamariz de Bombinhas. No entanto, para quem vem aqui – principalmente pela primeira vez – é importante saber quais os melhores pontos de mergulho.

E é exatamente isso que vamos indicar neste post. Dá uma olhada!

Foto criança mergulhando com peixinhos na Praia da Lagoinha, Bombinhas, SC.

As crianças adoram mergulhar com os peixinhos na Praia da Lagoinha, em Bombinhas, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é uma área de preservação permanente em Bombinhas onde ficam algumas ilhas paradisíacas, como as ilhas Deserta, de Galés, do Arvoredo e a Calhau de São Pedro.

Nesse espaço há uma grande riqueza natural com fauna e flora muito rica, principalmente no ambiente aquático. Isso fez com que o mergulho fosse amplamente explorado aqui – no bom sentido, claro.

O turista vai encontrar muitos corais, ver de perto a diversidade marítima da região e brincar com os inúmero peixinhos coloridos, que fazem a festa da criançada.

Reserve hoje mesmo seu HOTEL ou POUSADA em BOMBINHAS com preços diferenciados

O que saber antes de ir mergulhar em Bombinhas

Antes de chegar por aqui é importante saber algumas dicas relevantes, especialmente para quem não é mergulhador profissional ou nunca esteve pela região.

Listamos os principais pontos.

Saiba qual o tipo de mergulho que você vai praticar

Saiba que existem várias modalidades de mergulho: mergulho com cilindro, que é chamado também de autônomo, mergulho livre e snorkeling ou flutuação.

Dependendo da região de Bombinhas que você escolheu para a atividade, há um tipo de mergulho específico. Caso seja inexperiente na atividade, vale contratar um guia para ter a melhor opção de lugar.

As ilhas da reserva são monitoradas pelo IBAMA

O acesso às ilhas da Reserva é monitorado pelo IBAMA. Só um número limitado de pessoas pode entrar, por vez.

Também não dá para ir sem agendamento e sem contratar um guia para levar você até o local. Por isso é preciso contratar uma das empresas autorizadas que estão em Bombinhas ou Florianópolis para conseguir entrar aqui e mergulhar.

Foto mergulho Praia da Lagoinha.

A piscina natural da Praia da Lagoinha é ideal para mergulhos com snorkel para observar a rica vida marinha e relaxar muito!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Contrate um instrutor

Você precisará de um instrutor licenciado e equipamentos para um mergulho autônomo, ou seja com cilindro. Para isto, contrate uma das empresas de mergulho. Em Bombinhas existem várias.

Veja quais as melhores ÉPOCAS PARA VISITAR BOMBINHAS durante o ano

As empresas cuidam de tudo. Contam com mergulhadores capacitados e autorizados a orientar a atividade. Para atuarem eles precisam estar licenciados. Isso é mais uma segurança para você.

Além de orientarem e acompanharem seu mergulho, as operadoras ministram aulas e cursos rápidos para os que desejam se aprofundar na prática.

Se puder escolher, dê preferência às operadoras de mergulho que estejam regulamentadas conforme os padrões internacionais, como os da PADI – Professional Association of Diving Instructor, ou NAUI – National Association of Underwater Instructors ou a SSI – Scuba Schools International.

Será comum ver profissionais autônomos oferecendo o serviço. Eles às vezes são até tentadores, pois os custos são bem mais reduzidos. No entanto, não há a garantia de segurança e equipamentos que você precisa e, por isso, não é bom arriscar.

VOCÊ ESTÁ LENDO UM POST COM OS MELHORES LUGARES PARA MERGULHAR EM BOMBINHAS (SC). COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO COM SEUS AMIGOS DO FACEBOOK E TWITTER!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Cuidado com a sua saúde respiratória

Quem tem, por exemplo, algum problema respiratório deve estar bem, para não sofrer com a pressão sob a água. Até uma pequena profundidade pode causar desconforto a quem tem dificuldades nas vias respiratórias.

Saber nadar também é essencial, mas não é necessário que tenha nenhuma experiência em mergulho.

Reconheça e obedeça às regras de segurança das operadoras de mergulho

As operadoras de mergulho exigem idade acima de 10 anos para crianças, no caso dos mergulhos com cilindro.

Ao contratar o serviço você terá acesso ao equipamento de mergulho. É necessário também passar por uma pequena orientação e, em alguns casos, isso pode acontecer algumas horas antes ou um dia antes da atividade. Sempre esteja presente neste momento!

Eles te ensinarão ações básicas, como por exemplo: respirar pelo regulador, manusear o cilindro, como lidar com o equipamento, como submergir e subir à tona, etc.

As práticas geralmente são realizadas na piscina antes do mergulho com cilindro.

Veja quais são as MELHORES PRAIAS DE BOMBINHAS

Melhores lugares para mergulhar em Bombinhas

Como citamos antes, existem alguns pontos para melhorar em Bombinhas. A gente deixou algumas dicas sobre eles.

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

A Ilha do Arvoredo é um dos pontos principais para a prática de mergulho em Bombinhas. É a área em que a flora e a fauna marinha são preservadas. Aqui você encontrará a mais absoluta diversidade de espécies marítimas.

Os mergulhos, nesta ilha, são realizados em determinados pontos como o Saco do Capim, Saco do Batismo e Baía das Tartarugas. São regiões onde as visitas são permitidas, pois, grande parte do território é mata cerrada, onde é
proibida a entrada de turistas.

Veja nossa GALERIA DE FOTOS DE BOMBINHAS e encante-se completamente!

Quem se aventura ao mergulho vivencia mais que um simples desafio. Tem a oportunidade de estar lado a lado com tartarugas, pode observar os corais que encantam por seu colorido, ver arraias e muitas variedades de peixes.

No Saco do Capim está a oportunidade de observar os restos do naufrágio do navio Granada. Além desse espetáculo de lindeza sob as águas, na terra pode ser vista uma paisagem recoberta pelo verde da Mata Atlântica, decorada pela fauna terrestre. São inúmeros pássaros e até aves raras típicas da região, como o pássaro trinta-réis por exemplo.

O melhor período para visitar é o verão. Para a prática do mergulho é o ideal, pois é quando ocorre maior luminosidade, importante para a visibilidade sob as águas. Nesta estação quente a visibilidade alcança até 15 m de profundidade.

Calhau de São Pedro

A partir destas formações rochosas, que também pertencem à Reserva Biológica do Arvoredo, saem com frequência, mergulhadores para usufruir dos 16 metros de profundidade que o mar oferece.

No entanto, só é aconselhável para quem tem experiência e para mergulhadores profissionais. A forte correnteza que circula por aqui torna as condições de mergulho difíceis para os iniciantes.

Aqui existe a curiosa presença de corais moles que fazem o encanto de quem aposta na atividade do mergulho. Além disso, é possível submergir tendo como companhia, as garoupas e cardumes que são parte da fauna aquática local.

Veja nossa GALERIA DE FOTOS 360º de BOMBINHAS

Ilha das Galés

Esta é outra companheira das ilhas da Reserva. É local acessível tanto para os profissionais quanto para os inexperientes. O mar é calmo neste ponto.

Uma bela surpresa é reservada aos turistas que mergulham nesta área. As águas abrigam resquícios do navio M/N Lili ou Lily, naufragado em 1957. Os destroços afundados tornaram-se um belo criadouro de espécies marinhas. E mais, tartarugas, cardumes de anchovas e outros tipos de peixes fazem a alegria dos ousados visitantes que se atrevem a submergir.

Ilha do Macuco

Esta ilha não está localizada na Reserva Biológica, mas também pode entrar na lista dos melhores lugares para mergulhar em Bombinhas.

Conhecida também pelo nome de Ilha do Amendoim, aqui se encontra vários resquícios de antigas embarcações naufragadas.

Praia da sepultura

Este local de mergulho é especial para qualquer pessoa. Muito buscado pelas famílias, porque permite que crianças de qualquer idade experimentem o mergulho com snorkel.

Aqui é praticado o snorkeling, modalidade realizada em águas mais rasas. O equipamento necessário se limita a máscara e tubo próprio. Na verdade esta é uma modalidade diferente do mergulho autônomo.

Foto barcos na Praia da Sepultura, Bombinhas, SC.

Os barcos são constantes na Praia da Sepultura que levam vários visitantes para mergulhos incríveis! Em Bombinhas, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

blank

Mar calmo esverdeado, ótimo para pratica de esportes.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Neste tipo de mergulho, não se faz a imersão completa na água. O fundo do mar pode ser visto , apenas colocando-se a cabeça debaixo da água. Pelo tubo de snorkeling se faz a respiração.

A experiência pode ser realizada sem orientação profissional, mas as operadoras oferecem a atividade incrementando-a com instrutor credenciado, além do fornecimento de equipamento e promovendo o translado.

A grande pegada destas águas são sua boa visibilidade. Devido à transparência, assim que o mergulhador submerge já vê o fundo do mar.

Você gostou? Veja outros posts sobre Bombinhas e região!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 23 de novembro de 2020


Anuncie no Guia Viagens Brasil
Cadastre-se no Guia Viagens Brasil