ITAPEMA – o que saber antes de ir e o que fazer

Itapema é um desses lugares incríveis que você vai encontrar no litoral sul do Brasil. É um dos municípios de Santa Catarina que completam a zona turística Costa Verde & Mar.

Falar de Itapema não vai revelar toda riqueza natural que você encontrará ao avistar todos esses cenários de perto. Ainda assim, não dá para esquecer de indicar essa região para as suas próximas férias no estado.

A região abriga um misto de encantos que se opõem. Enquanto o urbanismo agita a cidade, há trechos da orla quase que intocados, que trazem aquele gostinho de paraíso.

A gente passeou por Itapema e registramos algumas dicas para você aproveitar ainda mais esse destino. Confira no post o que é imperdível para curtir na cidade!

Foto turistas curtindo a Praia Central de Itapema, SC.

A Praia Central de Itapema é movimentada e ótima para aquele banho refrescante no verão.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O que saber antes de ir a ITAPEMA

Itapema é a terceira cidade no ranking dos destinos de veraneio mais visitadas em Santa Catarina. Você encontrará aqui uma estrutura turística muito boa e completa, com um sistema hoteleiro de qualidade, gastronomia saborosa e meios de condução adequados.

Assim como em todas as regiões turísticas de litoral, no verão Itapema fica muito movimentada. Por isso, é preciso se prevenir, fazendo reservas de hotéis e passeios com bastante antecedência.

Outra dica importante é quanto a sua mobilidade. É possível encontrar taxis e carros por aplicativo, além dos transportes alternativos em todos os pontos da cidade. Você não terá problema para se locomover, caso não tenha alugado um veículo de passeio.

Como Chegar em Itapema

Os turistas que partem de outros estados e chegam por aqui primeiro de avião, é possível desembarcar em Navegantes ou em Florianópolis.

De qualquer uma dessas duas cidades você consegue se locomover até Itapema facilmente. O acesso é pela BR 101 e nos aeroportos é possível encontrar empresas de turismo, taxis e carros por aplicativo que fazem o trajeto diariamente e em todos os horários.

Aos que vêm de ônibus, a Rodoviária de Florianópolis concentra o maior número de linhas de viação para Itapema. Entre as viações que fazem as linhas interestaduais estão: a Viação Catarinense, a Reunidas, Pluma, e
Itapemirim. Você encontra ônibus partindo de todo o estado para cá.

Veja outras DICAS sobre COMO CHEGAR EM ITAPEMA

Onde ficar em ITAPEMA

A cidade é repleta de bons hotéis, pousadas de casas de veraneio. Quanto a isso você não encontrará dificuldades, mesmo nos meses de maior lotação.

A nossa dica é para se antecipar quanto as suas reservas na alta estação, pois os valores sobem consideravelmente e isso pode comprometer o orçamento das suas férias.

As áreas de Itapema que mais concentram hóspedes ficam próximas da Meia Praia e a Praia de Itapema, também chamada de Praia central.

RESERVE seu HOTEL ou POUSADA em ITAPEMA e garante preços diferenciados!

O que fazer em ITAPEMA

Itapema tem atrações variadas. Quem vem de férias quer mesmo é aproveitar o sol, curtir as águas dos mares dessa região e admirar as paisagens. Porém, há outras atrações na cidade que valem a pena aproveitar. A gente preparou uma lista com esses principais atrativos.

Aproveite muito as principais praias da região

Não dá para começar por outro atrativo. As praias de Itapema formam um cenário perfeito para qualquer tipo de viajante.

Começamos pela Meia Praia. É a mais popular e procurada por viajantes. O local tem muitos serviços de bares, restaurantes, lojas, shopping, etc. Aproveite para fazer uma boa caminhada no calçadão.
A Praia da Ilhota tem 2 aspectos que precisam ser considerados. O primeiro é que no lado direito você encontra uma praia mais reservada, devido um famoso resort que está instalado nessa parte. Já o segundo aspecto é referente ao mar, que é mais forte na região do meio. Por outro lado, é a melhor parte para surfar e onde você encontrará muitos esportistas.

Foto orla Meia Praia, SC.

A bela orla da Meia Praia, que atrai tantos visitantes para Itapema, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Veja outras FOTOS DE ITAPEMA em nossa galeria

A Praia Central, como o nome já indica, fica mais próximo ao centro da cidade. Ela possui um mar calmo e com um tom de azul muito belo. Há na região alguns restaurantes, bares, e muitos hotéis. Passear pelo calçadão também
é boa pedida aqui. Os passeios de barco são bastante buscados neste trecho e proporcionam uma vista linda de toda orla.

Outra praia que merece destaque é a Praia Grossa. Deserta e encantadora, tem um certo clima de agreste nessa região. O acesso até aqui é um pouco complicado, pois o visitante precisa caminhar pelo Morro do Cabeço, passando pela mata. A subida é até o meio do morro, depois há uma decida por um caminho de chão batido.

Para os que não estão habituados com caminhadas ecológicas, sentirá uma certa dificuldade, mas a beleza que se encontra no final, a calmaria e tranquilidade, valem a pena o esforço. O mar  da Praia Grossa é bem agitado, mas parece que está ali só para você!

VOCÊ ESTÁ LENDO UM GUIA SOBRE A PRAIA DE ITAPEMA (SC). COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO COM SEUS AMIGOS DO FACEBOOK E TWITTER!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Conheça o Canto da Praia e a Vila dos Pescadores

Do lado esquerdo da Praia Central você encontra o famoso Canto da Praia e a Vila de Pescadores de Itapema. O local é bom para pesca de arremesso e você pode praticar, mesmo que não seja um expert no assunto. Os moradores locais estão sempre muito dispostos em ajudar.

Para quem não está tão interessado em praticar pesca, mas gosta de culinária litorânea, nesta parte de Itapema você encontrará alguns restaurantes que oferecem um menu especial de frutos do mar. É daqui também que saem
passeios de barco para conhecer a orla.

Explorar o Mirante do Encanto

O Mirante do Encanto é um dos locais mais incríveis de Itapema. A vista aqui é única e você não encontrará nada semelhante em toda a região. São 156 metros acima do nível do mar, onde você avista todo o município e as praias.

O mirante fica no Morro do Cabeço e o acesso é bastante simples. Para que o ponto se tornasse acessível para todos os turistas, a prefeitura local instalou uma rampa e um elevador panorâmico. Assim você não precisa caminhar por toda essa subida. Para quem quiser se aventurar mais e admirar a subida, ainda há uma com mais de 100 degraus.

No final do mirante você ainda encontra uma pequena loja que vende lembranças feitas por artesãos locais.

Ponte dos Suspiros

A Ponte dos Suspiros passa sobre o Rio Bela Cruz e tornou-se um dos atrativos locais. A estrutura é toda feita em arcos e a parte do centro é coberta. O cenário remente muito ao romantismo, fazendo muito jus ao nome que foi dado.

Para quem gosta de fotos com cenários bem bonitos, vai adorar esse cantinho de Itapema.

Passear no Barco Pirata

Este é um passeio legal, principalmente para quem está viajando com crianças. Você embarca em um lúdico barco pirata, que circula pelas praias de Itapema, Meia Praia e Perequê. O trajeto ainda inclui a Ilha de Porto Belo, onde faz pausa para banho. A viagem dura quase 3 horas.

Aproveitar um passeio de barco pela orla de Itapema

Os passeios de barco saem, geralmente, pela manhã e vão até as cidades vizinhas de Itapema. Eles chegam em Porto Belo, Bombinhas e Ponta da Sepultura. A duração é de 3 a 4 horas. Há diversas empresas oferecendo o trajeto e basta escolher a que oferece o melhor custo-benefício.

Circular de escuna pela orla

Há também os passeios de escuna que são bastante procurados pelos visitantes. Eles levam até bares flutuantes na Praia do Caixa D’aço em Porto Belo.

Outra possibilidade é usar as escunas para pesca noturna. O trajeto é até a ponta de Porto Belo, onde pescam peixe-espada e lula. Demora em torno de 5 horas.

Conhecer a Morada de Nossa Senhora dos Navegantes

A Morada de Nossa Senhora dos Navegantes é um altar sobre rochas, construído ao final da Praia de Itapema e uma homenagem dos pescadores à santa. Ele é todo enfeitado de flores e santos, tornando-se um ponto de visitação muito importante, principalmente para os mais religiosos.

O que você pode aproveitar nas redondezas de Itapema?

blank

Além de todos os atrativos que você encontra mais próximo ao centro de Itapema, ainda há aqueles da região que dá para explorar mais um pouco.

Sertão do Trombudo é o primeiro da nossa lista. Trata-se de um passeio pela região mais rural, onde o visitante terá um contato mais direto com a natureza. Além das paisagens maravilhosas, ainda é possível conhecer a Cachoeira Cascata do Sertão. Sua queda dá em um rio de águas mansas e cristalinas, excelente para um bom banho. O ideal é contratar guia para um passeio off-road, visto que precisa de veículos 4×4.

A Pedra que Bole também entra na nossa lista. Esta rocha guarda uma lenda de amor que é muito contata por aqui. Fala-se que um casal apaixonado que se afogou e foi encontrado abraçado atrás da pedra. No entanto, o nome da pedra não foi dado por causa da lenda, mas porque ela se move quando as ondas batem na rocha e o mar está de ressaca.

Veja outros produtos relacionados em nosso blog

Além de descobrir mais sobre Itapema neste post, você pode conhecer outras particularidades do destino e da região em outros posts do blog Guia Viagens Brasil.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 29 de maio de 2020


Anuncie seu Estabelecimento no Maior Portal de Turismo