Melhores Praias de Itapema

Itapema é aquele cenário perfeito para curtir as férias dos sonhos, seja sozinho, com a família ou amigos. O destino mistura ecoturismo com muita agitação e o cenário é um dos mais perfeitos de Santa Catarina.

A enseada de Itapema está entre as cidades turísticas do Costa Verde & Mar. Este é um dos motivos pelo qual o turismo se desenvolve mais a cada ano.

O destino tem uma infraestrutura completa, sem deixar de lado a valorização da natureza. Por isso, aqui encontra-se tanto a modernidade que traz conforto, quanto a proximidade com o verde e a fauna. Um bom exemplo desta interação são as capivaras, moradoras vizinhas da Meia Praia, preservadas em um parque só delas, em região urbana de Itapema.

Ficou curioso para descobrir mais de Itapema e saber porque ela não pode ficar de fora das suas próximas férias em Santa Catarina? Confere as dicas deste post!

Foto turistas curtindo a Praia Central de Itapema, SC.

A Praia Central de Itapema é movimentada e ótima para aquele banho refrescante no verão.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O que saber antes de curtir as melhores praias de Itapema?

A gente sabe que programar uma viagem pode ser algo complexo se você não conhece o destino ou não tem as informações necessárias para montar seu roteiro.

Por isso, deixamos algumas dicas que ajudam neste momento.

Como chegar em Itapema

As pessoas que vêm de outros estados, de avião, podem desembarcar no aeroporto de Navegantes ou de Florianópolis. Desses dois pontos você encontra vans executivas e empresas de turismo que realizam o traslado até Itapema por custos bem acessíveis.

Também dá para seguir de taxi ou carro por aplicativo e o valor varia conforme hora e época da sua viagem. O trecho inteiro pode durar de 30 minutos a 3 hora, dependendo do ponto de saída e o meio de transporte escolhido.

De ônibus há linhas que saem da Rodoviária de Florianópolis até Itapema assim linhas de diversas outras cidades de Santa Catarina.

Veja mais dicas sobre COMO CHEGAR em Itapema

Onde ficar

A estrutura para hospedagem é completa em Itapema. Há pousadas, hostels, casas para temporada e até um luxuoso Resort, como o Plaza Itapema Resorte e Spa.

Você terá opções para todos os gostos e bolsos, mas ficar perto das praias é o ideal, pois você elimina o gasto com locomoção dentro da cidade.

RESERVE agora mesmo o seu HOTEL ou POUSADA em ITAPEMA.

Quando visitar Itapema

Itapema é um destino para o ano inteiro. No verão a enseada fica bastante movimentada. Há festas e turistas durante todos os  meses da estação. Para quem gosta de praias mais tranquilas, deve evitar esse período. É também quando os valores de serviços se elevam consideravelmente.

No inverno a movimentação está bem baixa e a temperatura também. Aos que curtem total tranquilidade e pouca movimentação, o melhor período é de agosto a novembro, quando o clima está mais ameno, tem poucas chuvas e a circulação de turistas é moderada.

VEJA mais DICAS sobre QUANDO VISITAR ITAPEMA

As Melhores Praias de ITAPEMA

Escolhemos as melhores praias de Itapema e listamos abaixo para você.

Meia Praia

Foto pôr do Sol na Meia Praia, SC.

O lindo pôr do Sol na Meia Praia. Programa garantido nos finais de tarde.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

É a mais famosa daqui e conta com uma estrutura fantástica. Praticamente tudo está bem acessível à praia. Você encontra quiosques, restaurantes e bares, com ótimas opções de drinques e pratos.

Além disso, há no bairro, hotéis e casas para locação, próximas à praia. Há ainda um shopping, comércio e outros serviços. É uma praia completamente urbana e, por isso, recebe uma circulação maior de pessoas.

Veja mais imagens na nossa GALERIA DE FOTOS DE ITAPEMA

Praia de Itapema ou Praia do Centro

A praia mais central de Itapema recebe o nome da própria cidade. É também um dos pontos com mais movimento. São 2 quilômetros de areia que lotam completamente durante todo verão. É muito procurada por turistas e se você gosta de agitação, estará no local certo.

As águas são esverdeadas e o mar é bem tranquilo, com poucas ondas. A Praia Central é adequada para adultos, crianças e idosos, visto que o mar não é agitado.

A estrutura é bem completa. A região possui calçadão, barraquinhas padronizadas, locação de cadeiras e guarda-sol. Um destaque merecido é o espaço acessível para pessoas com mobilidade física reduzida.

Além disso, conta com quiosques, bares e restaurantes espalhados por toda a orla. A praia inteira possui duchas e banheiros públicos. Os banheiros só abrem no verão e estão instalados em ruas próximas.

A diversão também  não está só em curtir a praia. Empresas locais oferecem passeios de banana boat , jetski e equipamento para stand up paddle.

É na Praia Central que você ainda encontra a Ponte dos Suspiros, ponto turístico interessante, que vale a pena conhecer.

Canto da Praia

O Canto da Praia apresenta um diferencial em relação às outras. É onde você vai encontrar uma vila de pescadores que ainda guarda costumes que lembram a cultura açoriana. Dá para explorar bastante essa atração, principalmente os amantes de cultura e história.

As ondas da região são bem tranquilas. O mar mantém um verde convidativo para mergulho. É bem comum ver famílias explorando esse canto de Itapema.

Daqui é comum saírem passeios de barco e as caminhadas fazem parte do roteiro da maioria dos turistas. Além do sol, do mar e da faixa de areia para esticar o corpo e relaxar, há outras atividades que podem ser feitas aqui, mesmo sem sair da praia.

Há um mirante fantástico que pode ser visitado, o Mirante do Encanto. Ele está sob uma altitude de 150 metros acima do nível do mar e te proporcionará uma visão incrível de toda a orla de Itapema.

VOCÊ ESTÁ LENDO UM GUIA SOBRE AS MELHORES PRAIAS DE ITAPEMA (SC). COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO COM SEUS AMIGOS DO FACEBOOK E TWITTER!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Praia do Cabeço

A Praia do Cabeço é outro ponto de Itapema que mostra a força que a natureza exerce sobre a região. A presença de mata nativa e a ausência da agitação dos turistas, faz com que seja local muito sossegado e desejado por turistas que gostam de praias mais reservadas.

Muitos consideram a Praia do Cabeço uma continuação da Praia Grossa, visto que elas se unem. A faixa da praia não é grande. Ela é composta de pequena extensão de areia, cheia de conchinhas, cascalhos e pedras. E é nas pedras à beira mar que se formam as famosas piscinas naturais da Praia do Cabeço, a atração favorita da criançada.

O acesso para a Praia do Cabeço é por  uma trilha de aproximadamente 15 minutos, a mesma que leva à Praia Grossa. Trilheiros e surfistas adoram esse ponto, que além de uma mata nativa muito bela, há pontos de observação que valem a pena a parada.

A Praia do Cabeço é bastante deserta e não tem estrutura. É preciso levar sua bebida e seu lanche.

Praia Grossa

Praia Grossa recebeu esse nome devido à sua faixa de areia de consistência bem grossa que se espalha por toda essa extensão. Fica em uma mata quase intocada, em área nativa e deserta.

Quem vem das praias urbanas mais agitadas de Itapema, sente a estranheza da tranquilidade quando a visita. É mesmo um sossego gostoso de se aproveitar.

O mar de toda a região é bastante verde e transparente. Por outro lado, as ondas são sempre altas e fortes. É uma praia muito boa para surfe e nadar nestas águas requer atenção e cuidado. Próximo ao costão são mais mansas e mais adequadas para o banho de mar.

Não há nenhum tipo de estrutura comercial por aqui. Nem quiosques, nem ambulantes, nem nada. Traga seu alimento, sua cadeira e sua água ou bebida para passar o dia.

O acesso é feito por uma trilha moderada de aproximadamente 2 quilômetros e que pode ser percorrida em cerca de 15 minutos.

Praia da Ilhota

A Praia da Ilhota fica entre Itapema e Balneário Camboriú. O acesso a ela é bem fácil. O local possui uma estrutura turística muito boa e você pode passar o dia inteiro por aqui sem preocupação.

]Há uma estrutura local para atender os visitantes. Você vai encontrar quiosques, restaurantes e bares de todos os gostos e bolsos.

As águas deste mar, apesar de limpas e bem esverdeadas, não são tão seguras para banho. As ondas são bem altas e fortes e o mar é bem profundo.

Veja outros conteúdos sobre Itapema e região!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 25 de maio de 2020


Anuncie seu Estabelecimento no Maior Portal de Turismo