O que fazer em Porto Seguro
As belezas naturais das praias envoltas por recifes, piscinas naturais, restinga, manguezais, coqueiros contribui para que Porto Seguro seja um dos destinos mais visitados do Brasil. Os preços promocionais organizados por agências de turismo atraem visitantes o ano todo em busca de agitação nas praias próximas ao centro com música alta e azaração ou calmaria em praias mais afastadas.
Além disso, Porto também abriga um centro histórico e tanto com igrejinhas, casarios coloniais e museus. Para imergir na cultura local e na história do descobrimento do Brasil vale uma visita à aldeia pataxó. À noite o burburinho dos bares e restaurantes e a possibilidade de comprinhas acontece na Passarela do Descobrimento, na região central.
Centro Histórico

Foto da Praia do Centro Histórico, em Porto Seguro, BA
Crédito da Foto: © Ricardo Junior Fotografias.com.br
O centro histórico de Porto Seguro é considerado o primeiro núcleo habitacional do Brasil. Destaque para a cidade histórica, a mais antiga do pais, que fica no alto de uma falésia sobre a orla.
Na cidade alta ficam situadas o Marco do Descobrimento de 1503 vindo de Portugal, uma igrejinha rústica de Nossa Senhora da Pena com torre em louça e a Casa de Câmara e Cadeia onde fica o Museu de Porto Seguro, já restaurado com um acervo de objetos indígenas, documentos e vídeos sobre a colonização. Ali também se encontram as ruínas da primeira escola de jesuítas, Igreja São Benedito e Igreja da Misericórdia onde fica o Museu de Arte Sacra. No entorno se encontram casarios coloniais e coloridos que embelezam ainda mais o trajeto.
Veja a galeria de Fotos do Centro Histórico de Porto Seguro
Memorial da Epopéia do Descobrimento

Foto da Museu do Descobrimento, em Porto Seguro, BA
Crédito da Foto: © Ricardo Junior Fotografias.com.br
O memorial ocupa um espaço de 20 mil metros, porém apenas 600 metros abriga construções. A beleza do local fica por conta do jardim botânico com vegetação de restinga e alguns marcos históricos.
No Memorial, encontra-se também uma réplica de Nau Capitânia, uma embarcação que trouxe Pedro Alvares Cabral ao Brasil junto de sua tripulação em 1500. O passeio é possível a partir de uma pequena trilha guiada por índios pataxós que explicam sobre a história da colonização e detalhes sobre as plantas encontradas no meio do caminho. Fica na Avenida Beira-Mar, Praia do Cruzeiro.
Veja a galeria de Fotos do Museu do Descobrimento
Reserva Indígena da Jaqueira
Em meio à mata tropical fica situada a reserva de 32 famílias de índios pataxós fundada em 1998 e que preserva até os dias atuais as tradições e costumes de sua tribo.
A tribo situada a 2 km da costa mantém os costumes vivos, assim como o idioma patxohã nos 827 hectares de mata preservada. O passeio na reserva permite uma vivência cultural interessante com explicação da história dos índios, demonstração de rituais, visita às ocas chamadas de kimejis, banho no rio local e trilha na mata com direito à observação de armadilhas de caça elaborados pelos índios e também plantas de propriedades medicinais usadas para cura. Para completar, até um almoço é servido pelos hospitaleiros índios, o menu geralmente é o peixe assado na folha da palmeira. Além disso, aproveite para presentear amigos e compre os belíssimos artesanatos confeccionados pelas mulheres da tribo.