Festas Juninas pelo Brasil

Avalie este artigo

Dia 24 de junho é São João e esta data é especial para os brasileiros. De norte a sul do país pipocam festejos em homenagem ao santo. Campina Grande – PB e Caruaru – PE são, certamente, as mais famosas, mas tem muito mais “arraiás” animados com dança, culinária típica e, claro, muito forró.

A programação é extensa e algumas comemorações adentram o mês de julho. Confira algumas das festas pelo Brasil afora!

Aracaju – SE

A orla da Praia de Atalaia se enfeita toda para o São João do Povo, realizado na Centro de Arte e Cultura de Sergipe, que se transforma em uma vila de forró e muitos quitutes típicos. No Centro de Aracaju, a festa continua com o Forró Caju, este ano realizado de 19 a 29 de junho na Praça de Eventos – entre os mercados municipais. O Forró Caju reúne cerca de 1 milhão de pessoas e tem uma programação(www.confiramais.com.br) variada, incluindo show de artistas famosos.

Arcos da Praia de Atalaia, um dos cartões-postais de Aracaju, SE. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Arcos da Praia de Atalaia, um dos cartões-postais de Aracaju, SE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Além disso, acontece na Zona Sul da cidade, o Concurso de Quadrilhas Juninas Levanta Poeira, que está em sua décima edição e reúne 20 grupos que levantam a poeira e toda arquibancada do Ginásio de Esportes do Sesi no Conjunto Augusto Franco, palco da competição.

São João na Bahia

Quem acha que na Bahia só tem axé está muito enganado. O forró toma conta da capital baiana e das cidades do interior, como Porto Seguro, Amargosa, São Francisco do Conde e Valença. É o São João na Bahia – confira a programação.

O Pelourinho fica com um colorido diferente a partir do dia 20 de junho: são as bandeirinhas espalhadas pelos prédios históricos. A festa que segue até depois do São João (24) conta com barracas de quitutes típicos, apresentação de quadrilhas e vários shows, que movimentam o Centro Histórico de Salvador.

Pelourinho ganha ainda mais colorido com as bandeirinhas de São João, na Bahia. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pelourinho ganha ainda mais colorido com as bandeirinhas de São João, na Bahia.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Porto Seguro promove o São João Elétrico, que promete animar a cidade entre os dias 20 e 23 de junho, na Passarela do Descobrimento.

Já Ibicuí tem a Brega Light e Cruz das Almas, São Francisco do Conde e Valença realizam os festejos tradicionais, com quadrilhas, jogos, forró e muita comida. Diversão para toda família.

Belo Horizonte – MG

A capital mineira fica caipira com o Arraial de Belô, que reúne muitos moradores e turistas. Fogueira, leilão de prendas, forró e quadrilhas fazem parte da programação.

Praça do Papa, com uma vista linda de Belo Horizonte, que promove o Arraial de Belô. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praça do Papa, com uma vista linda de Belo Horizonte, que promove o Arraial de Belô.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Em Belo Horizonte nem precisa falar que as comidas típicas ganham um sabor a mais, inclusive com as cachaças de Minas, que aquecem as noites frias dos finais de semana, quando é realizada festa de São João.

Rio de Janeiro – RJ

A Cidade Maravilhosa tem o Centro de Tradições Nordestinas, no bairro de São Cristóvão, como palco do seu São João. Com muitos shows, quadrilhas, comidas típicas e forró até o dia amanhecer.

O São João carioca ganha muita animação também nas igrejas das zonas sul, norte e oeste, com arraiais nos bairros do Rio de Janeiro, onde tem decoração tradicional, barraquinhas e trios de forró.

São Luis do Paraitinga – SP

A festeira cidade de São Luis do Paraitinga, a 172 quilômetros de São Paulo, promove também o São João mais animado do Estado, com direito a quermesse, casamento caipira, correio elegante, cadeia, bingos, concurso de quadrilhas e, claro, comida e muito forró.

Famosa pelo Carnaval, São Luis do Paraitinga também recebe o colorido de São João, em São Paulo. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Famosa pelo Carnaval, São Luis do Paraitinga também recebe o colorido de São João, em São Paulo.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A cidade também tem o Festival de Música Junina, que reúne músicos de todo Brasil para tocar e curtir, além do forró, baião, xote, valsa, marcha e rancheira.

Brasília – DF

A forte influência nordestina na Capital do Brasil é reconhecida, ainda mais, na época de São João. Em vários pontos de Brasília e também nas cidades satélites ocorrem os festejos, seja em colégios, igrejas, clubes, parques e sedes de associações.

Entre as atrações, shows musicais, apresentações de quadrilhas, atrações folclóricas, fogueiras, brincadeiras e muita comida típica.

Fortaleza – CE

O Aterro da Praia de Iracema é o palco do São João de Fortaleza, que acontece entre os dias 26 de junho e 5 de julho.

Calçadão da Praia de Iracema, palco do São João de Fortaleza, CE. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Calçadão da Praia de Iracema, palco do São João de Fortaleza, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A programação(www.confiramais.com.br) conta com shows de artistas famosos, apresentação de 30 quadrilhas juninas, área de jogos, comidas típicas e feira de produtos regionais.

Mossoró – RN

A cidade de Mossoró, a 276 quilômetros de Natal, tem o maior arraial do Rio Grande do Norte, com shows, quadrilhas, brincadeiras, comidas tipicas e feiras de artesanato. A cidade famosa por suas águas termais recebe muitos turistas em junho que se aquecem também dançando muito no São João de Mossoró.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 18 de junho de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.