Roteiro de Final de Semana por TIRADENTES (MG)

Avalie este artigo

O estado de Minas Gerais é repleto de Patrimônios Históricos incríveis. Em nosso Roteiro de 3, 5 e 7 dias pelas cidades históricas de Minas Gerais, citamos alguns desses patrimônios e contamos dicas para visitar cada um deles aproveitando-os ao máximo. Tiradentes surgiu nesse nosso roteiro como uma das cidades mais atrativas e, por esse motivo, criamos um roteiro especial para ela.

Veja o que fazer durante um final de semana inteiro por aqui e quais os principais pontos turísticos que não podem ficar de fora da sua viagem!

Reserve seu Hotel em Tiradentes

Dia 1 (sexta-feira) – Aproveitando a culinária local e curtindo o melhor pôr do sol da cidade

Mesmo com todos os seus prédios antigos e históricos, a culinária de Tiradentes se destaca entre os visitantes. É impossível passar uns dias por aqui e não querer experimentar cada doce e cada prato mineiro com um toque de comidinha caseira.

Passeie pelo Largo das Forras, uma pequena praça com diversos restaurantes, lanchonetes e cafés que oferecerão a melhor degustação do local. Geralmente todos os moradores e turistas se reúnem aqui para comer, conversar e conhecer as histórias das pessoas que estão passando pela cidade.

O largo é uma graça por si só. São inúmeras casinhas no estilo colonial, que com suas portas coloridas e sempre abertas atraem todos. Para quem deseja comprar presentinhos para familiares e amigos, esse também é o melhor ponto da cidade. Tiradentes é uma cidade rica em artesanato, principalmente com peças feitas a partir do fuxico e retalhos de tecidos.

blank

blank

No final do dia, indicamos que você aproveite o pôr do sol do alto do Morro da Igreja de São Francisco de Paula. Além de ser a melhor vista de todas as tardes, é também de onde dá para avistar todo o centro histórico de Tiradentes. Geralmente as pessoas se reúnem aqui em grupos para saraus, meditações ou apenas para conversarem.

blank

blank

Dia 2 (sábado) – Conhecendo o Centro Histórico de Tiradentes e a cultura local

Há duas maneiras de conhecer bem o Centro Histórico de Tiradentes. A primeira é caminhando e a segunda maneira é fazendo um passeio com a Jardineira Charmosa, mas esse só acontece à noite.

Do seu calçamento até os prédios da cidade, tudo é herança do século 18. Uma dica muito válida é que você utilize calçados sempre confortáveis. As pedrinhas e as ladeiras das ruas de Tiradentes podem incomodar um pouco após alguns minutos de caminhada.

Clique aqui e curta um tour virtual em 360 graus por Tiradentes!

Entre os pontos que você deve conhecer no Centro Histórico, destacamos o Largo do Sol, onde há a Estátua de Tiradentes, a maior personalidade de toda a cidade. Neste ponto dá para conhecer um pouco mais sobre a história desse mártir e o porquê ele foi tão importante para a história do Brasil.

blank

Passe também pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que foi a primeira construída no município, datada de 1708. Essa igreja foi construída por negros e, por muitos anos, frequentada apenas por esses escravos de Tiradentes. Toda a igreja é decorada por artefatos de ouros, que eram contrabandeados dos senhores dos escravos. As imagens de santos que você verá aqui também são todas negras. É uma das mais belas igrejas do Brasil.

Você está conferindo dicas para um roteiro de final de semana por Tiradentes. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Outra igreja que vale a pena conhecer neste passeio é a Matriz de Santo Antônio. A catedral guarda cerca de 400 quilos de ouro e não é permitido fotografar a sua parte interna. Há também a cobrança de uma taxa de visitação, que é excluída em caso de você visitá-la em dias de missa.

blank

blank

Na descida da Matriz você encontra o Chafariz de São José, que era a única fonte de água dos moradores de Tiradentes lá pelo ano de 1749, quando ele foi construído.

blank

Para o período da noite indicamos que você revisite o Centro Histórico de Tiradentes, mas dessa vez para conhecer outra parte da gastronomia da região e curtir o ambiente charmoso que fica com as luzes acesas.

blank

blank

Dia 3 (domingo) – Viagem de Maria Fumaça até São João Del Rei

Visitar Tiradentes e São João Del Rei é uma casadinha para qualquer viagem por essa região. As duas cidades praticamente desenvolveram-se juntas e vêm caminhando lado a lado quanto ao seu turismo há muitos anos.

A Estação de Trem da Maria Fumaça está em Tiradentes, de onde saem os passeios no período da manhã. O antigo trem percorre trilhos entre as duas cidades, que estão em uma distância de 12 quilômetros. O total da sua viagem será de aproximadamente 40 minutos, onde você poderá observar toda a paisagem da região. No caminho é possível ver o Rio das Mortes e a Serra de São José, dois pontos altos de sua viagem.

Para quem quiser aproveitar um pouco mais a cidade de São João Del Rei, afinal a Maria Fumaça só realiza viagens até as 13 horas, dá para voltar de taxi. Os motoristas geralmente cobram o mesmo valor da passagem do trem para trazer você de volta. Dessa forma e possível conhecer essa segunda cidade com calma e passear sem pressa.

blank

blank

blank

Quando ir e onde ficar

A cidade de Tiradentes é atrativa durante o ano inteiro. Independentemente do período da sua viagem, você encontrará todas as atrações abertas e funcionando perfeitamente. A diferença se dá apenas no período do inverno. Como Minas Gerais é um estado com chuvas mais frequentes, pode ser que entre junho e setembro você não consiga aproveitar todos os dias, por encontrar nuvens mais pesadas e dias mais nublados.

Reserve seu Hotel em Tiradentes

Tiradentes também é rica em hospedagem. Em toda a cidade há opções de hotéis, pousadas, hostels, campings e diversas casas que podem ser alugadas. Essa última opção geralmente é a mais cara por serem residências antigas e, muitas vezes, muito bem decoradas. Uma outra opção é ficar em São João Del Rei, que é uma cidade mais calma e de fácil acesso até Tiradentes.

***
Gostou do nosso Roteiro de final de semana por Tiradentes? Seguindo nossas dicas dá para aproveitar muito da cidade mesmo com poucos dias de viagem! Curta e depois nos conta como foi o passeio!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 10 de setembro de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.