O que fazer na Praia do Forte
Praia do Forte é o local ideal para aqueles que não gostam só de lagartear nas praias o dia inteiro.
Claro que, se o objetivo for esse, também há opções na Praia do Forte, Imbassaí e Itacimirim com paisagens inspiradoras. Porém, caso o turista busque mais atrativos além das belas praias, é possível realizar passeios e expedições por entre rios, manguezais, percorrer trilhas extensas, tomar banho de rio, conhecer o artesanato feito de palha de piaçava, observar aves e outros animais nativos, conhecer o Projeto Tamar e suas espécies e com sorte e no tempo certo até observar baleias jubarte dando graciosas piruetas.
Projeto Tamar
Como todos já sabem, o instituto monitora o litoral para estudo e proteção das tartarugas marinhas. Na vila fica a principal sede com quatro das cinco espécies da costa. É possível participar de uma exibição de vídeo e conhecer espécies nos imensos tanques. Para observar a devolução das tartaruguinhas ao mar, viaje de novembro a maio.
Veja a galeria de Fotos do Projeto Tamar
Baleia Jubarte
De escuna este passeio é realizado entre julho e outubro, período em que as baleias chegam ao mar baiano para procriação nas águas mornas. O passeio até o local é acompanhado por guias biólogos do Instituto Baleia Jubarte que explicam mais sobre a espécie. A observação, o percurso e a palestra duram cerca de quatro horas.
Expedição Imbassaí
Esta aventura começa em um jipe onde o turista permanece por 15 minutos até chegar a Vila do Diogo. Lá é possível fazer uma pausa para conhecer o caprichado artesanato local de palha de piaçava que dão origem a chapéus, bolsas, carteiras e jogos americanos. Depois continua-se o trajeto, só que agora por canoa, pelo rio até um ponto ideal para banhos. Na volta, é possível fazer uma parada numa fazenda de coco.
Mergulho no Papa Gente

Foto do Merglho em Papa-Gente, Praia do Forte, BA
Crédito da Foto: © Ricardo Junior Fotografias.com.br
Este local denominado de Papa-Gente é a melhor localização para mergulhos por estar rodeada de recifes e esconder inúmeras espécies marinhas como peixes, crustáceos e os coloridos corais. Fica a 15 minutos da sede do Projeto Tamar. Guias acompanham os passeios e oferecem todos os equipamentos necessários.
Veja a galeria de Fotos das Piscinas Naturais de Papa-Gente
Reserva de Sapiranga
A visita à Reserva de Sapiranga leva a 500 hectares de Mata Atlântica preservada, possibilitando a observação de vegetação típica de manguezal. Também se encontram no caminho micos e tamanduás e algumas flores como as gameleiras, bromélias e orquídeas. O passeio inclui biblioteca temática, museu sobre fauna e trilhas curtas e longas que podem ser realizadas a pé, de bike ou à cavalo. É possível se refrescar no rio Pojuca com um banho revigorante ao final da caminhada. É preciso reservar com antecedência. O passeio é acompanhado de biólogos.
Lagoa Timeantube
O passeio em canoas canadenses leva à lagoa Timeantube. As quase duas horas de passeio leva a uma bela vivência na fauna e flora regional, com observação da vegetação nativa e aves, destaque para os jaçanãs, martins-pescadores e papagaios-do-mangue. Fique para curtir o pôr do sol.
Castelo Garcia D´Ávila
Este castelo que hoje se encontra em ruínas já foi edificação militar portuguesa em 1549, quando foi construída. Abriga museu, parque, uma capela de Nossa Senhora da Conceição e passarelas com vistas deslumbrantes do litoral. É considerada uma das primeiras fortificações do país. Fica a 3 km da vila.
Veja a galeria de Fotos do Castelo d`Ávila