GRAMADO E CANELA COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Para quem viaja com crianças, a Serra Gaúcha possui uma grande quantidade de opções para garantir a diversão nas férias ou feriados. Gramado e Canela, naturalmente, são o principal destino daqueles que visitam a parte mais montanhosa do Rio Grande do Sul. Ambas estão razoavelmente perto de Porto Alegre, com acesso fácil, e possuem todo um charme cultivado ao longo de décadas de turismo em qualquer estação – há desde os que preferem ir no inverno para curtir o friozinho até aqueles que querem justamente fugir disso e visitam a região no verão.

GRAMADO E CANELA: lindo destino para ir com as crianças

As duas cidades possuem influências tanto alemãs quanto italianas – as colônias que estabeleceram em peso o interior gaúcho no século 19. Mesmo com apenas 77 mil habitantes somadas, Gramado e Canela conseguem receber cerca de um milhão e meio de turistas anualmente. E, é claro, tudo tem um motivo. Entre belezas naturais e o clima aconchegante da arquitetura e gastronomia influenciadas pela colonização europeia, existem muitas razões para visitar a Serra Gaúcha. E com crianças tudo fica ainda melhor e mais divertido!

Confira nossas dicas para aproveitar ao máximo Gramado e Canela com a família e planeje a sua viagem!

Como chegar em Gramado

A forma mais comum e prática de chegar a Gramado é através de Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul recebe voos diários e frequentes de todo o Brasil e está a apenas 115 km da Serra, com algumas alternativas para chegar ao destino final. O aeroporto mais próximo, porém, é o de Caxias do Sul – mas com menos opções de cidades atendidas e pouca estrutura.

DICAS PARA VIAJAR COM CRIANÇAS

Para chegar a Gramado também existem ônibus saindo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, até a rodoviária da cidade – que fica bem localizada no centro. Em geral, as passagens custam menos de R$ 50 por pessoa. Outro meio é a contratação de transfers privados, um pouco mais caros. Há ainda a possibilidade de alugar um carro e dirigir pelo trajeto de cerca de duas horas. O normal é ir por Novo Hamburgo, pegando as rodovias BR 290, BR 116, RS 239 e RS 115. De qualquer maneira, o melhor é pensar no que será mais confortável para viajar com os filhos.

E para chegar em Canela é rapidinho, só 10km a partir do centro de Gramado, sendo que as duas cidades estão grudadinhas!

Quando ir

Tudo varia muito da preferência da família para a viagem. Gramado e Canela são cidades completamente voltadas ao turismo, então há muita gente por lá o ano todo. E nos dois períodos de férias escolares, tanto em dezembro e janeiro quanto em julho, fica tudo ainda mais cheio. Mas são, também, as principais temporadas na região.

NATAL LUZ EM GRAMADO

De novembro até janeiro é o período do famoso Natal Luz. Nesses meses, Gramado fica toda decorada para a data e se torna um verdadeiro espetáculo com suas luzes e enfeites. É considerada a melhor festa de Natal do Brasil, e costuma encantar crianças de todas as idades com a ambientação da cidade. Por outro lado, é uma época cheia, sendo quase obrigatório fazer reservas e comprar ingresso para os shows com antecedência.

Aldeia do Papai Noel, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

CANELA NA PÁSCOA

Já no meio do ano o que atrai muito público às duas cidades é o frio. Casais e famílias buscam encontrar um clima de inverno que é muito difícil de se ter na maior parte do país. As temperaturas podem ficar abaixo de neve e, com sorte (ou azar, para alguns), há incidência de neve. O mais normal, no entanto, são apenas geadas. Em agosto ainda há o badalado Festival de Cinema de Gramado. E em outubro, no mês das crianças, Canela recebe o Festival Internacional de Teatro de Bonecos.

Castelinho do Caracol, em Canela, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Escolha a preferência das crianças e vá sem medo: Gramado e Canela são incríveis o ano inteiro.

Você está conferindo dicas para curtir GRAMADO E CANELA COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O que fazer em Gramado e Canela com crianças

Para começar, é bom procurar uma hospedagem que ofereça atrações infantis. E existem algumas do tipo em Gramado, com atividades de recreação para a criançada – ao menos em épocas como o Dia das Crianças e o Natal.

Reserve seu hotel em Gramado aqui!

De toda forma, não falta o que fazer com as crianças na região. Começando por Gramado, talvez a atração mais esperada pelos pequenas seja a badalada Snowland. O local funciona como um parque temático totalmente voltado para a neve – e lota em finais de semana e feriados. Existem três parte: o Vilarejo Alpino, com patinação no gelo; a Montanha da Neve, com pista de esqui e esquibunda, além de outras atividades infantis; e o Restaurante. Ainda há cafés e lojas, e muita diversão para pais e filhos.

O Minimundo é um parque infantil ao ar livre com réplicas em miniatura de castelos, igrejas e tudo que compõe uma cidade – incluindo até um aeroporto. São mais de 2500 bonequinho no local, que ainda conta com atores para interagir com o público. Há também um parquinhos para os pequenos brincarem.

Outro ponto turístico imperdível para levar a criançada é o Gramado Zoo. O parque apresenta apenas animais oriundos da fauna brasileira (incluindo onças, pumas e emas) e não tem grades, apenas vidros blindados. É possível ainda entrar no viveiro de passáros, que inclui belos tucanos. As atividades organizadas pela equipe do zoológico são ótimas para os pequenos aprenderem um pouco mais sobre os bichinhos.

O famoso Museu de Cera Dreamland é outro programa para agradar a criançada. Com estátuas fiéis de personalidades do cinema, da política, da música, super heróis e muito mais, tem tudo para cair no gosto da família toda e render boas fotos. Bem em frente fica o Reino do Chocolate, parque voltado para a iguaria e para conhecer sobre a história do cacau e dos chocolates. E, claro, comprar várias delícias. Outra alternativa semelhante é o Mundo do Chocolate da Lugano. Nele, a marca expõe estátuas feitas de chocolate com réplicas de animais, esculturas e pontos turísticos de todas as partes – incluindo o Cristo Redentor e a Torre Eiffel.

Snowland, em Gramado, RS.
Fotos: Banco de Imagens.

Vista do Minimundo, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Museu da Independência, em miniatura no Minimundo, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Linha férrea em miniatura, no Minimundo, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Onça no Gramadozoo, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Cenário do Popeye, no Museu de Cera, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Atletas no Museu de Cera, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outro parque temático de Gramado é a Aldeia do Papai Noel. Nele, a história do Natal é contada durante o ano inteiro, com direito a renas, bonecos de neve e vários brinquedos. Outra opção é levar os pequenos no Mundo à Vapor, museu de miniaturas com trens, ferrarias, moinhos e até uma mini siderúrgica – e tudo mais relacionado à indústrias. Nele é possível conhecer como funcionam diversos aparelhos e fábricas. Na entrada, todos se impressionam com a réplica de um acidente de locomotiva em tamanho real.

Para sair um pouco dos parques e curtir a cidade, o Lago Negro é uma boa pedida para aproveitar a natureza e ainda se divertir com pedalinhos e barquinhos para passear em suas águas. O lago é bem aconchegante e ótimo para fotos em família. Já fora da cidade a caminho de Canela, o Ecoparque Sperry é uma reserva ecológica com trilhas, mirantes, cascatas e opções para almoçar.

Aldeia do Papai Noel, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Casa do Papai Noel, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mundo a Vapor, entre Canela e Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Chegando na cidade vizinha, o Alpen Park talvez seja a principal atração voltada para os fillhos por lá. É um parque de diversões que mistura brinquedos como cinema em 4D, montanhas-russas, quadriciclos e trenós com atividades de aventura como rapel, muro de escalada, tirolesa e mais. Tem de tudo, e para crianças das mais variadas idades. E a grande área verde garante o contato com a natureza.

Outro parque destinado à família inteira é a Terra Mágica Florybal. Nele há playgrounds, simuladores de montanhas-russas, cascatas de chocolate, réplicas de animais e de dinossauros e várias atividades lúdicas para os pequenos. Ao lado fica o Vale dos Dinossauros, que também aposta em reproduções gigantes dos bichões para atrair pais e filhos.

Reserve seu hotel em Canela aqui!

Um outro belo passeio em família é o do Parque da Cascata do Caracol. É a cachoeira mais famosa da Serra Gaúcha, e agora há a possibilidade de pegar bondinhos aéreos para ter uma linda visão panorâmica de cima de toda a paisagem dela. Com 131 metros, é a maior queda d’água do Rio Grande do Sul. É possível também apreciar a força da natureza em um elevador ou através de trilhas. Em uma das paradas há esculturas de animais que reproduzem os sons dos bichinhos – grande atrativo para a criançada.

Entrada do Parque Terra Mágica Florybal, em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Cascata Véu de Noiva, no Parque do Caracol, em Canela, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Trenzinho para passear pelo Parque do Caracol, em Canela, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E assim como Gramado tem o Snowland, Canela responde com o seu Mundo Gelado. Dentro do parque a temperatura fica sempre na casa de 10 graus abaixo de zero, e os visitantes recebem casacões na entrada. Dentro é uma caverna muito fria e com esculturas de gelo, além de muitas atrações infantis.

***
Já viu que há muita diversão para quem viaja para Gramado e Canela com crianças, não é? Agora é só fazer as malas e contar aos filhos tudo que os espera quando chegarem na incrível Serra Gaúcha e todo o seu delicioso clima europeu.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 29 de dezembro de 2017