Top 10 atrações de Florianópolis

Avalie este artigo

Sempre tem aquelas atrações imperdíveis em nossos destinos de férias, não é? São pontos turísticos de importância histórica, cultural, social ou que por outras razões, ganharam o destaque na cidade ou país. O Brasil é cheio delas. De Norte a Sul você tem lugares com histórias para contar, de natureza impecável ou que foram importantes por algum evento único que passou por ali. Outros são tradição. Ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor é quase que impossível. Ou visitar Salvador e não passar pelo Farol da Barra e pelo Pelourinho é como se ficasse faltando algo em sua viagem.

E em Florianópolis também tem dessas atrações. Lugares lindos e que são paradas obrigatórias, independentemente da razão da sua viagem. Vem à trabalho, férias, para um congresso ou encontrar aquela turma de amigos? Então que tal aproveitar e conhecer as 10 atrações mais bonitas de Floripa? Queremos mostrar que nem só de praia vive a cidade! Nós já publicamos as praias mais populares no Roteiro de 3, 5 e 7 dias em Florianópolis. Dessa vez, listamos atrações bem diferentes e que também não podem ficar de fora do seu roteiro. Confira.

1 – Parque da Luz

Bem no Centro de Florianópolis, o Parque da Luz é um lugar com vista privilegiada da cidade.

Daqui você avista a Ponte Hercílio Luz, cartão-postal da capital catarinense. Também dá para conferir a beleza das outras duas pontes que também são referência na cidade, a Pedro Ivo Campos e a Colombo Salles, ambas que realizam a ligação da ilha com o continente.

iluminada-ponte-hercilio-luz-florianopolis-sc

Até a construção da Ponte Hercílio Luz, em 1926, não existia nenhum atrativo na região. Em 1997, os moradores criaram uma organização não-governamental e inauguraram o Parque da Luz. A Associação dos Amigos do Parque da Luz existe até hoje e é responsável por manter, divulgar e promover o Parque. Tire uma tarde para conhecer o lugar e aproveitar o pôr do sol do Mirante da Luz, de onde você tem uma vista panorâmica da ilha.

2 – Lagoa da Conceição

Diz-se que a partir da Lagoa da Conceição você consegue chegar em qualquer ponto da ilha e todos os lugares da ilha levam à lagoa! Então, já sabe: parada obrigatória por aqui!

Para quem procura baladas, vai achar facilmente nas proximidades da Lagoa. Além de ser o point para a vida noturna de Florianópolis, a região também guarda algumas construções antigas, algumas vilas de pescadores, centros de artesanatos e escolinhas tradicionais de surfe e windsurfe. Os esportistas também são figurinhas frequentes nas águas da Lagoa! Se gostar de esportes, tem lugar garantido aqui.

foto-lagoa-da-conceicao-florianopolis-sc

Vá até a Avenida das Rendeiras para conhecer os trabalhos expostos em renda de bilro e também levar lembrancinhas para casa.

rendas-lagoa-conceicao-florianopolis

Passe também pelo Canto dos Araçás, onde está o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, uma das primeiras igrejas do Brasil, que ainda guarda os primeiros sinos, que foram doados por D. Pedro II.

igreja-lagoa-conceicao-florianopolis

3 – Centro Histórico de Florianópolis

Tirar um dia para conhecer também o Centro Histórico de Florianópolis é importante para quem deseja conhecer a história local. Muitos prédios de importância histórica e cultural estão aqui e a maioria possui entrada gratuita. Passe pela Catedral Metropolitana, pelo Museu Victor Meirelles, pela Praça XV de Novembro onde está a figueira mais famosa do estado e também pelo Palácio Cruz e Souza. Tire umas horinhas para conhecer os museus da região, com muitos objetos, fotos, móveis, documentos e histórias da cidade.

Você pode aproveitar para conhecer também o Mercado Público da cidade, pois são duas atrações com a mesma localização. O Mercado Público reúne vários bares e alguns restaurantes e nas proximidades há várias lojas de artesanato.

4 – Bairro Santo Antônio de Lisboa

Esse é um dos bairros mais tradicionais de Florianópolis. Foi um dos primeiros a ser colonizado e ainda preserva as suas casas e construções dos séculos passados. O bairro também guarda a Praia de Santo Antônio de Lisboa, ótima para quem deseja descansar e saborear um camarão delicioso. A costa também guarda uma vista incrível e bem rústica. As ruas do bairro Santo Antônio de Lisboa são bem estreitas, algumas ainda em paralelepípedos, o que resulta também em uma viagem gosta de volta ao passado.

5 – Pedra do Frade

Para quem vai até a Lagoa da Conceição, pode dar aquela esticadinha até a Barra da Lagoa para conhecer a região. Aqui, a principal atração é a Pedra do Frade, considerada o maior sítio arque astronômico de Santa Catarina. O ponto turístico chama a atenção por ser a melhor vista do horizonte da ilha. Daqui é possível ver o nascer e o pôr do sol sem interrupções de construções. Vale a pena visitar e ver o local de perto. A posição da Pedra do Frade é de fato privilegiada.

foto-praia-barra-da-lagoa-florianopolis-sc

Ela fica logo após a Ponte Metálica da Barra da Lagoa e qualquer morador com certeza te ajudará a chegar aqui facilmente.

Você está conferindo as Top 10 atrações de Florianópolis. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Morro da Cruz

E já que estamos falando em vistas privilegiadas, não podemos esquecer o Morro da Cruz. Já voltamos, nesse caso, para a parte central de Florianópolis, onde você ficará a 285 metros de altura. O Morro da Cruz é considerado por muitos o melhor e mais bonito mirante de Floripa. Daqui é possível ver a ilha inteira e alguns pontos turísticos que se destacam em meio à paisagem, como é o caso da Ponte Hercílio Luz.

Com tudo isso, não precisamos dizer que o Morro da Cruz possui um lindo pôr do sol, concorda? Então tire um final de tarde para fazer essa caminhada e poder avistar toda a cidade desse ponto.

7 – Ribeirão da Ilha

Assim como o bairro de Santo Antônio de Lisboa e a Barra da Lagoa, Ribeirão da Ilha também guarda uma linda praia, que você deve aproveitar no passeio, mas não é dela que queremos falar e dar destaque. O lugar é também um reduto de pescadores e guarda ainda tradições açorianas, ainda da época da colonização dessa região. Apesar de toda melhoria que houve em Ribeirão da Ilha, os moradores ainda mantêm a cultura da antiga vila de pescadores e vivem de uma forma bem simples e tradicional.

praia-ribeira-da-ilha-florianopolis-sc-1144

Você pode tirar um dia de passeio para circular por aqui, conhecer as pequenas e simples ruas do distrito e ouvir histórias dos antigos moradores da região. Ribeirão da Ilha também guarda uma infinidade de restaurantes especialistas em frutos do mar, onde você pode saborear camarões, lagostas e peixes como em nenhum outro lugar do mundo, com destaque para moluscos produzidos no local.

ostras-praia-ribeira-da-ilha-florianopolis-sc

8 – Parque dos Coqueiros

O Parque dos Coqueiros é o maior parque de Florianópolis e foi construído a partir da iniciativa dos moradores dessa região, que queriam um espaço verde para caminhar, passear e fazer atividades físicas. Hoje o espaço conta com 50 mil metros quadrados, sendo administrado pela Prefeitura de Florianópolis.

O parque fica à beira da Baía Sul, de onde você também tem uma vista muito linda da cidade. Apesar de ser uma área fechada, não há cobrança de entrada para ter acesso ao parque. Ele também funciona todos os dias da semana. Você encontra pista de caminhada, área verde para piquenique e parquinho infantil.

9 – Praias

Claro que não podia faltar na nossa lista as praias de Florianópolis. A ilha possui locais belíssimos para todos os estilos, bolsos e gostos.

Se sua viagem é com a família e crianças, as praias do norte da ilha são muito indicadas, como a famosa Praia do Campeche e sua ilha próxima da costa; a Praia dos Ingleses, movimentadíssima na alta temporada; a Praia do Santinho, com um excelente resort; e a Praia de Jurerê, que se divide entre uma mais requintada (Jurerê Internacional) e uma mais popular.

criancas-praia-do-campeche-florianopolis-sc

Já os surfistas e esportistas náuticos têm muitas ondas à disposição nas praias do leste, como na bela Praia da Joaquina – que também tem dunas incríveis para praticar sandboard ; na Praia Mole e na Moçambique.

animada-praia-joaquina-florianopolis

Os ecoturistas de plantão precisam conhecer as Praias de Açores, Morro das Pedras e Naufragados, com trilhas e muita natureza. Há ainda as belas Lagoinha do Leste e da Solidão, rústicas e quase desertas.

fotografo-praia-lagoinha-do-leste-florianopolis-sc

Os que querem unir praia + passeio gastronômico encontra nas praias do sul várias opções, como as praias de Ribeirão da Ilha e Pântano do Sul.

restaurante-praia-pantano-do-sul-florianopolis

Difícil mesmo é decidir em qual praia passar um dia todo curtindo Floripa!

10 – Projeto Tamar

O último ponto turístico da nossa lista não é bem uma estrutura própria de Florianópolis, mas merece a sua atenção. O Projeto Tamar está presente em quase todos os estados litorâneos do Brasil desde 1980, trabalhando com informação e incentivo à preservação de tartarugas marinhas. Se você está viajando com crianças com certeza vai adorar conhecer esse espaço em Floripa. Ele fica na Barra da Lagoa, que já citamos anteriormente quando falamos da Pedra do Frade. Dá para fazer um único passeio!

A lista ficou pequena para tantas atrações deliciosas em Florianópolis. Há ainda os fortes históricos da cidade, as casas e os centros culturais, os espaços de música e, claro, muito mais praias!

***
Gostou dos locais que destacamos para você? Não deixe de conhecer cada um deles quando estiver por Florianópolis! Faltou algum? Conta pra gente!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 05 de setembro de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.