Conheça a festa goiana do Divino Pai Eterno

Publicidade

Translator / Tradutor

Religião dominante no Brasil desde o período pré-colonial, o catolicismo move dezenas de milhões de pessoas em todos os estados nas mais diversas atividades ao longo do ano, movimentando o Turismo Religioso. E algumas festas também contribuem para a reunião de devotos em lugares e períodos específicos, renovando a fé de todos e ajudando a consolidar a força da religião.

Embora as mais conhecidas talvez sejam o Círio de Nazaré, em Belém (PA), e a Festa de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), uma das festividades mais importantes da Igreja Católica no país é a Romaria do Divino Pai Eterno. Realizada na cidade de Trindade, em Goiás, a festa sempre culmina no primeiro domingo de julho. Ao longo dos nove dias anteriores, cerca de 2,5 milhões de fiéis costumam passar pelo local.

Além das missas e procissões, o evento do Divino Pai Eterno é uma celebração a cultura goiana e brasileira. Se você também é romeiro, confira as informações e dicas.

As festividades do Divino Pai Eterno

As atividades não param pelos dez dias de romaria. Entre mais de 100 missas e quase 50 novenas, a cidade sede da Basílica em homenagem ao Divino Pai Eterno ainda recebe alvoradas, batizados, confissões, procissões e vigílias no período. Algumas pessoas também usam a oportunidade para pagar promessas e agradecer bênçãos percorrendo a pé os 17 km entre Goiânia, a capital do estado, e o Santuário Basílica, em Trindade. Outros eventos realizados na festa incluem encontros de jovens e procissões com carros de boi – típicas do local.

carro-de-boi-trindade-go

A tradição da Romaria do Divino Pai Eterno começou por volta do fim da primeira metade do século 19. Na época, foi descoberto pelo agricultor Constantino Xavier Maria, justamente na região do Córrego do Barro Preto, um medalhão representando a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Depois, ele foi até Pirenópolis encomendar uma réplica maior da imagem, mas acabou voltando para casa com uma obra artística de 30 cm do escultor Veiga Valle – originando a celebração e também a peregrinação anual ao Santuário. A primeira romaria foi realizada em 1843.

imagem-divino_pai_eterno

Posteriormente, no começo do século 20, o local ganhou o nome de Trindade, devido à história de Constantino e da imagem por ele encontrada. Hoje, a cidade abriga o Santuário Basílica, que é o único templo católico do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno.

Já a festa, que começa todo fim de junho, é a maior do planeta em homenagem à Santíssima Trindade, e fez com que a cidade ganhasse o apelido de ‘Capital da Fé’.

Você está conferindo informações sobre a festa goiana do Divino Pai Eternos. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Trindade: a Capital da Fé

Trindade fica localizada a somente 17 km de Goiânia. Assim, é de fácil acesso via capital do Estado, que é atendida pelo Aeroporto Internacional Santa Genoveva. A cidade, ao longo do século passado, se tornou um dos maiores centros de turismo religioso do Brasil e do mundo. Com isso, também cresceu a rede hoteleira local, adequando-se à demanda de peregrinos e romeiros para a Festa do Divino Pai Eterno.

Principal praça do evento, o Santuário Basílica teve sua pedra fundamental lançada em 1943, no centenário da romaria. No entanto, a construção durou mais de três décadas, e apenas em 1974 foi realizada no local as primeiras novenas e festas do Divino Pai Eterno. Em 1994, ele foi completamente reformado, com ajuda de devotos e peregrinos, se tornando ainda mais apto ao nome de santuário.

basilica-divino-pai-eterno-trindade

Esse, porém, não é o único templo da cidade. Antigo centro de devoção ao Pai Eterno, a Igreja Matriz (também conhecida como Santuário Velho) foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Patrimônio Cultural Material do Brasil, também sendo destino de muitas visitas ao longo do ano. E em breve haverá novidade, com o Novo Santuário, ainda maior para abrigar todos os romeiros, em construção desde 2011.

basilia-antiga-pai-eterno

Ao lado do Santuário da Basílica encontra-se a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, outro ponto de orações importante do local. Nela, há uma imagem da Mãe Santíssima e espaço para os devotos acenderem velas e fazerem pedidos.

A Rodovia dos Romeiros, com 17 km ligando Goiânia à Trindade, contém obras do artista plástico Omar Souto, instaladas em 1988.

 

Outros locais de visitação em Trindade são o Parque Municipal, o Museu da Memória, a Igreja do Santíssimo Redentor e o Portal da Fé.

A Romaria de 2016

Com 173 anos de tradição, a Romaria do Divino Pai Eterno já está consolidada como uma das maiores celebrações do catolicismo no Brasil. A religiosidade do povo brasileiro é motivo para a reunião de milhões de fiéis em Trindade, tornando a cidade um dos principais destinos de turismo religioso em território nacional.

A edição de 2015 contou com aproximadamente 2,8 milhões de visitantes, segundo estimado pela Polícia Militar goiana, e espera-se número semelhante em 2016. Reitor do Santuário Basílica desde a festa passado, o padre Edinisio Pereira, é o responsável pela programação de 2016. Enquanto o tema anterior foi ‘Consagrados ao Pai Eterno’, o deste ano será ‘O Pai Eterno é Misericordioso’. A escolha se deu pelo Papa Francisco ter declarado em dezembro que 2016 seria ‘O Ano da Misericórdia’.

PROGRAMAÇÃO DA ROMARIA 2016

5h – Alvorada festiva na Matriz e na Basílica
5h30min – Procissão da Penitência da Matriz à Basílica

Na Matriz
Missas: 7h, 11h, 16h e 18h30min
Oração do Terço: 13h
Novenas: 9h e 14h

No Santuário Basílica
Missas: 6h, 7h, 12h, 17h30min
Oração do Terço: 10h,14h e 19h
Novenas: 8h30min e 15h
Novena Solene: 20h

Confissões
Todos os dias no Santuário Basílica e na Matriz, das 6h às 21h

Batizado
Todos os dias, às 10h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Dia 24 de junho – Sexta-feira
7h – Saída da 2ª Romaria da Vila São Cottolengo – Trevo de Goiânia
19h30min – Saída da 2ª Romaria da Polícia Civil –Trevo de Goiânia

Dia 25 de junho – Sábado
6h às 0h – 13ª Romaria Arquidiocesana – Bênção no Trevo de Goiânia (Participação dos Vicariatos na Novena Solene)
23h30min – Saída da 1ª Romaria da Juventude Redentorista – Trevo de Goiânia

Dia 26 de junho – Domingo
5h – Saída da 10ª Romaria Franciscana – Trevo de Goiânia
10h – Missa da 10ª Romaria Franciscana – Santuário Basílica

Dia 30 de junho – Quinta-feira
0h – Saída da 3ª Romaria da Solidariedade – Trevo de Goiânia
9h – Saída da Romaria dos Carros de Boi com bênção para os Carreiros – Praça da Matriz
20h – Novena Solene com participação das Obras Sociais Redentoristas

Dia 1 de julho – sexta-feira
9h – Desfile dos Cavaleiros e Muladeiros – Saída da Igreja Matriz
17h30min – Missa com os Cavaleiros e Muladeiros – Santuário Basílica
20h – Novena Solene com participação dos internos da Vila São Cottolengo

Dia 2 de julho – Sábado
12h – Missa com os Foliões – Santuário Basílica
14h – Encontro dos Carreiros – Salão Paroquial da Igreja Matriz
17h30min – Missa com os Carreiros – Praça do Santuário Basílica

Missa na Madrugada:
 25 e 26 de junho e de 1 a 3 de julho
Basílica – 0h, 2h e 4h.
Obs: No dia 3 não haverá Missa às 4h.

DIA DA FESTA – 3 DE JULHO – DOMINGO

4h30min – Alvorada festiva com fogos e sinos
5h – Procissão da Penitência
5h45min – Santa Missa na Praça do Santuário Basílica
8h – Missa Solene da Festa
16h30min – Procissão Luminosa e Celebração de Encerramento, saindo da Matriz até a Praça do Santuário Basílica (Levar velas)

Missas deste dia:
Matriz: 11h, 12h30min e 14h
Santuário Basílica: 10h30min, 12h, 13h30min e 15h

Mais informações, no site oficial do evento.

Romeiro, anote aí: as festividades começam dia 24 de junho e vão até 3 de julho, quando ocorre a maior festa! Conheça esta belíssima manifestação de fé!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  15 de junho de 2016

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Deixe o seu comentário

DICAS RECENTES DO BLOG

GUIAS DE VIAGENS GRÁTIS - BAIXE AGORA O SEU!

Loja
Encontre os melhores ebooks de dicas de viagem pelo Brasil

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site