PRAIA DE ICARAÍ DE AMONTADA (CE): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

Icaraí de Amontada é aquele destino que você escolhe quando quer se desligar totalmente do mundo. Pacata, essa vila de pescadores que está a cerca de 220 quilômetros de Fortaleza, atrai turistas do mundo inteiro!

Guia Completo de Icaraí de Amontada

Paraíso de velejadores e praticantes de windsurf, Icaraizinho, como é chamada essa parte do litoral, merece bastante a sua visita. O destino ainda não é tão notado por turistas brasileiros, fazendo com que ele seja sempre calmo e com pouco movimento.

Buscamos as melhores dicas para você para você saber o que fazer e aonde ir enquanto estiver circulando por aqui. Confira.

Foto vila rústica de Icaraí de Amontada, Ceará.

A vila rústica e a beleza de Icaraí de Amontada, um destino perfeito para se desligar do mundo, no Ceará.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Desligue o celular

A grande maravilha de Icaraí de Amontada é a sua rusticidade. A pequena vila ainda vive com poucos recursos tecnológicos, trazendo um charme mais que especial para os visitantes. Quem chegar por aqui, perceberá que em quase todos os pontos da praia não há sinal de celular, portanto, não há internet móvel disponível.

Quem vive conectado e não quer deixar de compartilhar as imagens da praia nas redes sociais, não precisa se preocupar também. Praticamente todas as pousadas da região oferecem serviço de wifi para seus hóspedes.

Confira as fotos da Praia de Icaraí de Amontada

Aproveite o passeio de barco pelo Rio Aracatiaçu

Há cerca de 6 quilômetros da vila, você encontra uma praia chamada Moitas. Daqui é possível contratar um passeio de barco, que percorre todo o litoral de Icaraí de Amontada, seguindo pelo leito do Rio Aracatiaçu e pelo mangue local.

É com certeza um dos passeios mais bonitos que você encontrará pela região e o mais popular também. Existem empresas que oferecem o serviço, mas dificilmente você conseguirá agendar o passeio. Por isso, se estiver por aqui em época de alta estação ou viajando com uma turma grande de amigos, é importante chegar cedo para pegar os primeiros barcos.

Aproveite a movimentação de Moitas

E para quem deseja fugir um pouco da calmaria e curtir um dia em uma praia mais movimentada, é também em Moitas que você encontrará diversão. Aqui estão as únicas barracas mais estruturadas da região e que poderão servir deliciosos pratos da culinária litorânea.

Há uma grande variedade de pratos típicos, mas as Ostras ainda são o carro-chefe desses pequenos restaurantes. Para quem gosta desse molusco ou pratos feitos a partir dele, com certeza vai aproveitar bastante.

Descubra as outras Praias de Icaraí de Amontada

Conheça também os Lençóis Cearenses

Se você contratar um passeio de buggy, conseguirá se aventurar por algumas dunas locais e conhecerá a famosa Lagoa de Sabiaguaba. Na época das chuvas, essa lagoa transborda e forma diversos outros pontos, que ficaram conhecidos como Lençóis Cearenses.

Há também duas pequenas vilas por aqui: a Caetano de Baixo e a Caetano de Cima. A primeira é bastante simples e isolada, sem atrativos turísticos. Ela fica em meio às dunas e geralmente é apenas ponto de parada para quem está passeando pela região.

Turismo no Ceará é para todos os estilos de viajante! Descubra!

Já a vila Caetano de Cima tem alguns pontos para serem visitados. A vila de pescadores é também muito simples, mas por ficar na beira do mar, guarda um cenário único. A nossa dica é que você aproveite o pôr do sol desse ponto da praia. É certamente o mais bonito de toda a região.

Quem desejar ainda pode passar a noite por aqui. Alguns dos moradores oferecem instalações muito charmosas para os visitantes. A noite é comum que eles façam festas e luau, para a diversão de todos.

Você está conferindo tudo sobre a PRAIA DE ICARAÍ DE AMONTADA (CE): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família para curtir esse paraíso!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Paraíso dos ventos

Todo o litoral Oeste do Ceará é muito beneficiado pelos ventos. Isso fez com que a maioria dessas praias chamasse atenção de esportistas. Aqui em Icaraí de Amontada é comum ver praticantes de windsurfe, kitesurfe e velejadores, em sua maioria estrangeiros.

De julho até dezembro é quando os ventos estão bem mais fortes por aqui. Se você quer aproveitar a viagem para aprender um desses esportes, encontrará instrutores por diversos pontos da praia. Se já pratica algum deles, certamente aproveitará ainda mais a sua viagem. É muito fácil encontrar equipamentos para alugar, caso não esteja com o seu.

Também é nessa época que podem acontecer alguns campeonatos. A maioria deles só tem visibilidade internacional, fazendo com que o movimento da praia não aumente tanto assim. Se você quer evitar de todas as formas e pegar uma praia completamente deserta e sem “animação”, indicamos então que visite Icaraí de Amontada de janeiro até junho.

Foto final de tarde com barcos em Icaraí de Amontada, CE.

Ao fundo é possível ver a força dos ventos movimentando a usina eólica pertinho de Icaraí de Amontada, no Ceará.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Diversão noturna

Quase todas as noites, principalmente nos períodos de alta estação, há festas nas dunas de Icaraí de Amontada. São feitas rodas com música de violão e algumas poucas bebidas, onde cada um fica responsável por organizar a sua, mas abre espaço sempre para quem quiser chegar.

Mas quando é lua cheia, todos os grupos se juntam em uma festa só e, na maioria das vezes, pequenas estruturas rústicas são montadas para shows acústicos. Vale a pena também aproveitar esses encontros. É uma ótima oportunidade de se apaixonar ainda mais pelo destino.

Foto pôr do sol em Icaraí de Amontada

O belíssimo pôr do sol em Icaraí de Amontada é o início das festas noturnas na praia e luaus.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Claro que precisa curtir a Praia de Icaraí de Amontada

A praia não é grande, tem cerca de 9 quilômetros de extensão, mas as belezas são únicas!

Areia batida para caminhar, ou simplesmente estender sua canga e curtir o sol. Mar de águas cristalinas, com pontos de ondas e pontos de pura calmaria, uma verdadeira piscina natural para suas férias.

E tudo isso numa paisagem de cinema! Quer mais?

Foto orla de Icaraí de Amontada, CE.

A lindíssima orla da Praia de Icaraí de Amontada, lugar perfeito para suas férias, não concorda?
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Bate-volta vale a pena?

Em algumas agências de turismo e na Avenida Beira Mar de Fortaleza é comum encontrar passeios do tipo bate-volta até Icaraí de Amontada. Há uma dúvida muito frequente se esses passeios valem a pena, devido a distância e o tempo de permanência na praia.

A resposta é: depende!

Tudo depende do propósito da sua viagem. Há turistas que abrem mão dos passeios tradicionais, como os que indicamos aqui, e querem aproveitar apenas a brisa da praia e a paisagem paradisíaca. Nesse caso, o bate-volta é bastante apropriado.

Veja também os 10 Passeios Imperdíveis para fazer em Fortaleza!

Também é indicado esse tipo de passeio para aqueles turistas que não têm tanto tempo de férias na cidade, mas querem conhecer esse cantinho do litoral. Os passeios que voltam no mesmo dia permitem que o visitante também conheça outras localidades do estado.

Já para os turistas que gostam de explorar, curtir cada detalhe e visitar os pontos turísticos com mais calma, indicamos que reserve pelo menos uma noite em Icaraí de Amontada. Apesar de ser uma pequena vila, há muito o que fazer e aproveitar por aqui.

Icaraí ou Icaraizinho?

No município de Caucaia você encontra uma praia chamada Icaraí, que é muito popular entre os surfistas e também entre wind surfistas que estão pelo Ceará. É comum que, de início, haja uma confusão entre as duas localidades, mas elas são praias diferentes.

Icaraí de Amontada está aproximadamente 180 quilômetros da Praia de Icaraí de Caucaia. Você pode e deve visitar as duas localidades, mas é importante saber que não são a mesma praia!

***
Gostou de conhecer mais um pouco sobre Icaraí de Amontada? Compartilhe então essas dicas com seus amigos e prepare sua viagem inesquecível para o Ceará!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  31 de julho de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site