PRAIA DE ITAÚNAS (ES): o que saber antes de ir, dicas e fotos

Avalie este artigo

Que tal curtir a Praia de Itaúnas em Conceição da Barra, Espírito Santo, nas próximas férias? Confira dicas e fotos a seguir!

Saiba quais são as Melhores Praias do Espírito Santo

Você já ouviu falar em Conceição da Barra? Provavelmente não. O município do Espírito Santo fica na divisa com a Bahia e tem apenas 30 mil habitantes, passando distante dos olhares do turismo nacional. Ou nem tanto.

Ele abriga a Praia de Itaúnas, e aí sim você já deve conhecer de nome. Com um ambiente até mais nordestino do que capixaba, a pequena vila apresenta dunas de areia branquinha, praias lindas, encontro do rio com o mar, tartarugas e muito forró. Tudo que é preciso para ter as férias dos sonhos.

Itaúnas é distrito de Conceição da Barra e sua praia se estende por 25 km entre a foz do Rio Itaúnas e a do Riacho Doce, curso que separa os territórios capixaba e baiano. A área é unidade de conservação e faz parte do Parque Estadual que dá nome à região, e inclusive já foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Ou seja, dá para perceber que beleza não deve faltar por ali. Com as dunas, a praia, os manguezais, a vegetação nativa preservada e o clima de interior nesse pedacinho de paraíso, muita gente frequenta a vila de pescadores durante o verão.

Foto mirante Praia de Itaúnas, em Conceição da Barra, ES.

A bela Praia de Itaúnas, em Conceição da Barra, ES, declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Com pousadinhas rústicas, gente jovem animada e uma natureza incrível ao redor, dá para entender o sucesso que Itaúnas vem fazendo nas últimas décadas. Ainda razoavelmente reservada, mesmo no verão, dá para ter paz e sossego lá mesmo na alta temporada. Esse cenário todo ainda proporciona diversos passeios diferentes como opção de lazer, então prepare-se para se divertir bastante na viagem.

Como chegar na Praia de Itaúnas

O acesso não é dos mais fáceis, e por isso mesmo a vila se mantém preservada ao longo dos anos, mesmo após ser ‘descoberta’ na década de 80 por turistas e mochileiros. O aeroporto mais próximo é o da capital Vitória, a 260 km de distância.

O trajeto é feito pela BR 101 direto até a entrada para Conceição da Barra, pegando a ES 421. Dali, é só seguir até a ES 416 por um pequeno trecho até a ES 010, que leva até o vilarejo. Tudo pode ser percorrido em cerca de quatro horas de carro.

Também é possível dirigir a partir de Porto Seguro, pegando a BR 101 em sentido sul. São cerca de 340 km e cinco horas de estrada. De ônibus, há viações que fazem os trajetos Vitória x Conceição da Barra e Porto Seguro Conceição da Barra. Ao chegar no centrinho da cidade capixaba, a viação Mar Aberto leva até Itaúnas.

Quando ir e onde ficar

O verão é a época mais agitada do vilarejo, graças aos dias de sol sem fim e ao período de desova das tartarugas, que atraem turistas para lá.

Julho também enche por conta do festival de forró de Itaúnas, mesmo que o tempo seja mais frio e exija até mesmo casaco para a noite. Todas as outras épocas são mais vazias e podem garantir praias desertas para qualquer visitante. Mas, mesmo na alta temporada, dá para ficar tranquilo e curtir bastante a região sem se preocupar com grandes multidões.

Conheça agora a Praia de Itaúnas em imagens 360 graus!

Para se hospedar, o centrinho da vila conta com inúmeras pousadinhas charmosas. Mesmo pequeno, com poucas ruas, a estrutura turística já é boa e há boas opções para ficar. Algumas como a Casa da Praia, a Zimbauê, a Holu, a Mirante de Areia e a Mangue Seco estão entre as melhor avaliadas de lá e ficam todas perto de tudo. Um pouco mais afastada, mas não muito, a Recanto Itaúnas também recebe muitos elogios. Existem diversas outras, com mais de 20 pousadas só na parte principal do vilarejo.

Foto Praia de Itaúnas, ES.

A Praia de Itaúnas tem águas tranquilas, pouco agitadas, e é ótimo para mergulhar, tomar aquele banho e depois descansar nas areias. Em Itaúnas, ES.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O que fazer na Praia de Itaúnas e arredores

várias atrações e passeios gostosos para curtir em Conceição da Barra. Veja.

Tomar sol em belas praias

Não falta mar em Itaúnas, então aproveitar os 25 km de litoral é a principal atração.

Tudo está emoldurado pelas dunas enormes de areias brancas (algumas de até 30 metros – veja fotos aqui), e em muitos casos é preciso atravessá-las para chegar até a água. Mais próximo da vila costuma ser ponto cheio, enquanto as praias mais ao norte, rumo à Bahia, são mais isoladas e sossegadas.

Veja todas as Praias de Itaúnas aqui

A principal praia, que leva o nome do vilarejo, fica a 1 km do centrinho atravessando as dunas e tem quiosques. A de Riacho Doce é semi deserta e selvagem, e é considerada a mais bonita da região pelo encontro do rio com o mar e pelas formações de recife. A de Costa Dourada conta com falésias e manguezais na paisagem, a 30 km do centro. Ainda há praias como Coqueiros e Gesuel para completar a lista.

Você está conferindo tudo sobre a PRAIA DE ITAÚNAS (ES): o que saber antes de ir, dicas e fotos. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Passeios pela natureza intocada

O ecoturismo domina a região de Itaúnas. E dá para entender os motivos, já que a natureza preservada oferece inúmeros atrativos.

Das dunas aos mangues, passando pelos rios, não falta o que explorar por lá.

Trilhas são as mais populares, com caminhos até a Praia Grande e à Vila Antiga, soterrada pela areia. Outra, mais extensa, de quatro horas de duração, vai até um buraco misterioso nas dunas. As trilhas de bicicleta também dão as caras no parque: uma de nível médio, de mais de duas horas, passando por vegetação de restinga e pelo rio Itaúnas; outra pelas dunas até a Praia Grande, com 3 km total e várias paradas para mergulhar no oceano.

Passear de caiaque pelos rios locais também é uma ótima pedida, atração perfeita para se refrescar. Cavalo e bugue são alternativas para passeios de aventura explorando tudo que há ao redor.

Foto duna Praia de Itaúnas, ES.

As dunas emolduram a bela paisagem da Praia de Itaúnas, ES.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Observar a desova de tartarugas

Quem viaja entre dezembro e fevereiro pode apreciar o espetáculo da natureza que é a desova de tartarugas.

Acostumadas a usarem uma grande parte do litoral brasileiro para isso, os bichinhos também dão as caras em Itaúnas. E há uma base do Projeto Tamar para ajudar os turistas a conhecer melhor a vida dos répteis. Certamente é uma experiência muito interessante, principalmente para quem viaja com crianças.

Apreciar o belo pôr do sol na duna

Um dos cenários mais lindos do Espírito Santo se forma no final de tarde em Itaúnas, com o pôr do sol. Muitos moradores e turistas se reúnem para apreciar o momento, que é único pelas cores e beleza. Vale a pena subir as dunas só para curtir!

Foto Pôr do Sol das dunas em Itaúnas, ES.

Pôr do Sol das dunas é imperdível em Itaúnas, ES.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Dançar forró até o amanhecer

Após passar o dia na praia ou em passeios, é normal que os turistas cheguem de volta cansados e durmam um pouco antes de sair. Por isso, o agito na vila começa mais tarde, e é dominado completamente pelo forró pé de serra.

Casas noturnas como a Buraco do Tatu e a Forró de Itaúnas abrem meia noite e vão até o dia raiar forrozeando, sempre cheias no verão. Ainda há bares como o Bar da Ponte e o Café Brasil, também com música ao vivo.

E na segunda metade de julho o ritmo domina o vilarejo de vez, com o Festival Nacional de Forró. Por isso, o mês também é considerado alta temporada por lá, apesar do friozinho noturno.

***
Agora que você já sabe tudo sobre a Praia de Itaúnas em Conceição da Barra, Espírito Santo, planeje sua viagem, arrume as malas e partiu litoral!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 19 de outubro de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.