Roteiro de 3, 5 e 7 dias para Foz do Iguaçu

5/5 - (1 vote)

Quando falamos em Foz do Iguaçu logo lembramos das cataratas. No entanto há muito mais o que fazer por aqui.

Fundada em 1914, a pequena cidade recebe cerca de 1,5 milhão de turistas durante o ano inteiro e cada um deles vem com uma expectativa diferente.

O nosso roteiro de 3, 5 e 7 dias para Foz do Iguaçu traz dicas para quem vem pela primeira vez na cidade e também para os turistas que já conhecem o destino e buscam atrativos diferentes!

Dá uma conferida no pequeno guia que preparamos para te ajudar nas próximas férias pelo Sul do Brasil.

Reserve seu Hotel em Foz do Iguaçu

Foto queda d'água do Parque Nacional do Iguaçu, PR.

É possível chegar pertinho da água das incríveis Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, no PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como chegar em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu já tem um aeroporto e recebe voos diários, partindo de todo o país. Ainda assim, há quem prefira chegar aqui por terra e, nesse caso, deve seguir pela BR-116 e BR-277, partindo de Curitiba ou de outra cidade do Sul.

De ônibus também há rotas. Tanto da capital do estado – Curitiba – como de outras regiões do país é fácil encontrar empresas que realizam esse trajeto. As empresas São Geraldo, Nova Integração e Pluma são as mais populares.

Reserve já seu HOTEL ou POUSADA em FOZ DO IGUAÇU

Roteiro de 3, 5 e 7 dias para Foz do Iguaçu

Veja as nossas dicas para o roteiro de 3, 5 e 7 dias para Foz do Iguaçu.

Dia 1 – Passeio de barco pelo Rio Iguaçu

No primeiro dia você pode aproveitar esse passeio por ele estar disponível em diversos horários. Então se chegou pela manhã ou no início da tarde dá para curtir bem o trajeto.

A empresa Ecotur Echaporã é quem faz o passeio e leva você para passear pelo Rio Iguaçu, até o Rio Paraná e admirar o encontro das águas. Além das embarcações, a empresa ainda possui vans que fazem o traslado dos turistas dos hotéis até o local de embarque.

O destaque desse passeio também fica por conta da Ponte da Amizade, famosa por fazer a divisa entre o Brasil e o Paraguai e da Ponte da Fraternidade, que liga o Brasil e a Argentina. Daqui dá para ver o Marco das Três Fronteiras – mas vamos visitá-lo por terra também -.

Na volta para o hotel, indicamos curtir um pouco dos bares e restaurantes da cidade.

Veja o que acontece na Vida Noturna de Foz do Iguaçu

Dia 2 – Descobrindo a cultura de Foz do Iguaçu (primeira parte)

Dividiremos os passeios culturais em dois dias para que você possa curtir cada uma das atrações com bastante tranquilidade. Afinal, nada mais desconfortável do que passar às pressas por um ponto turístico!

A primeira parada é no Marco das Três Fronteiras ou Marco das Américas. Além de curtir mais um pouco da vista do Rio Iguaçu, você aproveita bastante esse ponto turístico.

O local é um verdadeiro parque temático, com uma pequena cidade cinematográfica, que representa uma Missão Jesuíta. Por aqui você tem acesso a apresentações teatrais, pequenos shows e, até mesmo, cinema com produções que contam um pouco da história dos índios guaranis, assim como da chegada dos europeus na região.

Veja nossa GALERIA DE FOTOS de FOZ DO IGUAÇU

Do Marco das Três Fronteiras, seguimos para a Mesquita Mulçumana. Foz do Iguaçu tem hoje a maior colônia sírio-libanesa do Brasil e a cultura desses imigrantes é bastante presente na cidade.

Guarde algumas horas da sua tarde ou manhã para visitar a mesquita Omar Ibn Al-Khattab. O templo é aberto para visitação, mas é necessário agendar. Ele funciona de segunda a quinta, das 9h até as 11h30 e das 14h até as 16h30. Também está aberto aos sábados, das 9h até as 11h30.

Não há cobrança de ingresso, mas se você quiser uma visita guiada, para conhecer mais da história da mesquita e do islamismo, deve agendar pelo telefone (45) 3573-1126.

DICA IMPORTANTE: por ser um templo religioso, há limitações de trajes para entrar na mesquita. Mulheres devem vestir calça ou saia longa e vestir véu muçulmano (fornecido no local). Já os homens precisam estar de calça comprida ou bermuda abaixo dos joelhos.

Da mesquita partimos até o Templo Budista. O local é um dos maiores e mais importantes do Brasil atualmente. O acesso também é gratuito, mas não precisa agendar. No entanto, não é permitido fotografar alguns pontos do tempo, como salas de orações e meditações.

Se você visitou o Marco das Três Fronteiras pela manhã, vale muito a pena voltar aqui durante a noite, quando a iluminação é linda e há opções de entretenimento.

VOCÊ ESTÁ LENDO UM GUIA DE 3, 5 E 7 DIAS EM FOZ DO IGUAÇU. COMPARTILHE O CONTEÚDO EM SUAS REDES SOCIAIS!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Dia 3 – Descobrindo a cultura de Foz do Iguaçu (segunda parte)

O segundo dia de passeios culturais em Foz do Iguaçu no levará até quatro pontos que com certeza você vai adorar.

O primeiro é o Parque das Aves. A atração fica na entrada do Parque Nacional de Iguaçu – que vamos explorar melhor nos próximos dias – e dá para ver de perto diversas espécies de aves da fauna brasileira. O destaque fica para os tucanos e araras, que dá para tirar fotos e até tocar neles!

blank

O Parque das Aves reúne diversas espécies de fauna brasileira.
Foto: Ricardo Junior

Você pode aproveitar a ir até as quedas principais das cataratas, já que devido o tempo curto não dá para fazer a trilha completa pelo parque.

Do Parque das Aves seguimos para o Vale dos Dinossauros. A atração é administrada pelo Grupo Dreams e é perfeito para quem viaja com crianças. Você passeará por um vale repleto de dinossauros muito realísticos, podendo filmar e tirar fotos à vontade.

O Vale dos Dinossauros seguimos para o Dreamland Museu de Cera de Iguaçu, que fica lodo do lado. Aqui é possível encontrar estátuas de cera de diversas personalidades nacionais e internacionais. A semelhança das artes com a figura real é o que mais impressiona.

A última parada do nosso segundo dia de passeio cultural e o Maravilhas do Mundo. O espaço é uma espécie de museu com miniatura de diversos monumentos históricos e importantes ao redor do mundo.

Veja nossa GALERIA de FOTOS 360° de FOZ DO IGUAÇU

Dia 4 – Dia de aventura por Foz do Iguaçu (parte 1)

O Parque Nacional do Iguaçu também pode ser feito em dois dias. Caso você não tenha bastante tempo pela cidade, pode fazer a visitação apenas das cataratas. No entanto, além delas você tem diversas atrações e não dá para conhecer tudo em um dia apenas.

Se você não tem um carro alugado, pode contratar uma empresa de turismo que faz o traslado até o parque. É muito importante que você saia cedo, visto que o parque é grande e você, certamente, vai querer aproveitar tudo. Também contrate um guia. Há algumas restrições na visitação e é indispensável que você conheça todas. Elas fazem muita diferença na sua experiência aqui.

Na entrada dá para pegar um ônibus – sem custo adicional – e seguir até os pontos de visitação.

blank

E os mais corajoso podem passear de barco até pertinho das quedas, no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Macuco Safari é a primeira atividade que faremos no Parque Nacional do Iguaçu. A primeira etapa do passeio inclui uma trilha no meio da mata. Para os mais aventureiros, dá para fazer a trilha andando. Para quem quer mais agilidade, pode pegar um trenzinho.

Chegando ao alto, você pega um barco para seguir pelas cataratas. É importante que proteja os seus pertences pessoais, pois você ficará bastante molhado. Também aproveite os pontos de mais calmaria das águas para tirar suas fotos.

Na volta dá para relaxar um pouco mais antes de pegar o trem e voltar para o início do parque. Neste ponto de apoio tem restaurantes e bares, que permitem que você admire um pouco mais as quedas d’águas das cataratas.

Dia 05 – Dia de aventura por Foz do Iguaçu (parte 2)

No segundo dia pelo Parque Nacional do Iguaçu, você fará a Trilha das Cataratas. Aqui você precisará encarar uma escadaria com bastante degraus, por isso é importante que esteja com tênis ou calçado bastante confortável. Também tenha em mãos sua garrafinha de água para não passar perrengue.

Do alto da trilha você tem uma vista única das cataratas do lado argentino. Dá para atravessar e descer pela parte das quedas principais – aquelas que a gente sempre vê em fotos e vídeos do destino -. Aproveite bastante esse ponto para registrar seu passeio.

Foto passarelas nas Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu, PR.

Passear nas passarelas sobre as Cataratas do Iguaçu é uma experiência única para quem vai a Foz do Iguaçu, PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O retorno é bem mais fácil, pois há um ônibus que leva os turistas do final da Trilha das Cataratas até a entrada do parque.

A noite você pode aproveitar a culinária do Restaurante Bella Tavola, que tem a opção de um rodízio italiano delicioso.

Veja mais opções de RESTAURANTES e BARES em FOZ DO IGUAÇU

Dia 06 – Passeio pela Usina de Itaipu

A Usina de Itaipu é a mais importante do nosso país e está aberta para visitação. Aqui dentro você tem acesso a algumas atrações incríveis. Separamos três passeios para fazer durante esse dia.

O primeiro é a trilha do Passeio Refúgio Biológico. A trilha passa por boa parte da usina. É importante que você use tênis, pois a caminhada é feito por entre uma mata. Apesar de ter uma calçada, podem ocorrer pequenos acidentes.

blank

A Usina de Itaipu é a mais imponente do Brasil.
Foto: Ricardo Junior

A trilha permite que você aviste diversas espécies de plantas e animais, inclusive alguns em extinção. O trabalho de preservação feito pela administração da usina é muito importante para o Brasil e merece a sua visitação.

Dentro da usina há um restaurante e você pode almoçar por aqui para, posteriormente, seguir o seu passeio.

Depois do almoço, seguimos para a Vista Panorâmica. Um ônibus orientado por um guia turístico leva você por toda a área da usina, com paradas estratégicas para fotos e vídeos. O tour permite que você conheça todo o trabalho feito na Usina de Itaipu e conheça mais da história desse empreendimento.

O terceiro passeio é o Porto Kattamaram, um circuito de barco feito por todo o Lago Itaipu. O passeio geralmente vai até o pôr do sol que, inclusive, é uma das vistas mais bonitas da usina.

Dia 07 – Atravessando a fronteira

No último dia você vamos atravessar a fronteira e tirar o dia para fazer compras no Paraguai. A ida até a Cuidad Del Este pode ser feita diretamente por linhas da Rodoviária de Foz do Iguaçu ou através de empresas de turismo que fazem bate-volta.

Reserve seu Hotel em Foz do Iguaçu

blank

Não deixe de visitar a Ciudad Del Este
Foto: Ricardo Junior

Tire uma parte da manhã para visitar o Shopping Del Este e, logo depois, fazer um city tour pela cidade. Há igrejas, mesquitas e praças que valem a pena parar e fazer um registro!

 

Aproveite e descubra mais conteúdos sobre esse destino e região!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 12 de fevereiro de 2020


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.