Entenda por que Pipa é a grande sensação do Nordeste

Avalie este artigo

Destino no litoral potiguar caiu de vez no gosto do público e possui inúmeras opções para diversão

Falar em praias no Nordeste já desperta grande apelo no imaginário de qualquer viajante com gosto para o mar e o sol. A região possui enorme prestígio no meio do turismo e dispõe de inúmeras opções em seu litoral, desde os destinos mais badalados e conhecidos até pequenas vilas escondidas que aos poucos vão sendo descobertas pelo público.

Reserve seu Hotel na Praia da Pipa

Dentre os principais destaques nordestinos está o Rio Grande do Norte. E na costa potiguar se encontra a Praia da Pipa, um distrito do município de Tibau do Sul que desde a década passada vem crescendo em popularidade e ganhando a fama de melhor destino litorâneo do estado – e um dos melhores de todo o Brasil. O local fica a 80 quilômetros da capital Natal, e também pode ser acessado através do aeroporto de João Pessoa, na Paraíba (150 km).

E não é à toa que Pipa recebeu a alcunha de Paraíso do Nordeste. Com muitas opções para turistas de todos os gostos, a vila oferece passeios não só para um bate e volta da capital ou com a necessidade de visitar os mesmos lugares durante o tempo em que ficar: é possível passar até uma semana sem repetir um programa por lá. E o Guia Viagens Brasil destaca tudo de bom que há para fazer.

E não é apenas uma praia na região. Entre as muitas alternativas para quem visita Pipa, você tem possibilidades para nadar em águas calmas ou surfar; para famílias ou jovens aventureiros; para velejar ou observar a exuberante vida marinho local; para chegar direto na areia ou admirar as incríveis falésias potiguares. E o ideal é conhecer cada uma delas enquanto ficar na cidade.

Para quem vem descendo de Natal, na ordem:

  • Malembá: praia deserta em mar aberto, com corais e presença forte de kitesurfers e pescadores, acessada via balsa de Tibau do Sul.
  • Lagoa de Guaraíras: manguezais, camarões, golfinhos, muita pescaria e um pôr do sol singular e inesquecível… precisa mais?
  • Praia do Giz: quase deserta, é frequentada por surfistas e ainda possui opções de trilhas e até mesmo cavalgada.
  • Tibau do Sul: a cidade-mãe de Pipa é boa para grupos familiares, com estrutura de barracas e quiosques cheios de bebidas e peixes frescos.
  • Cacimbinhas: com muitas dunas, apresenta a melhor vista da região e é bastante sossegada.
  • Praia do Madeiro: muitos coqueiros, mar calmo para nadar e, com sorte, avista-se o desfile dos golfinhos no oceano.
  • Baía dos Golfinhos: local mais fácil para encontrar os mamíferos aquáticos por ser o preferido deles no litoral próximo, principalmente na Praia do Curral.
  • Praia do Centro: a mais próxima do centro de Pipa, frequentada por famílias e com boa estrutura para comer e beber à beira-mar.
  • Praia do Amor: com boas ondas durante todo o ano, é considerada um dos melhores picos de surfe do Nordeste.
  • Praia das Minas: maior praia do local e com grande presença de tartarugas marinhas.
  • Sibaúma: a vila quilombola tem praia extensa e deserta, além de ser a última dentro dos limites de Tibau do Sul.
  • Barra do Cunhaú, em Canguaretama: com o rio de mesmo nome desembocando no mar, a vista  paradisíaca fecha a lista de praias da região de Pipa.

Mas nem só de sombra e água fresca se faz o turismo na Praia da Pipa e nas outras ao redor. Os esportes de aventura, por exemplo, são bastante populares por lá – e sem contar o surfe. O vento forte durante o ano inteiro atrai muitos praticantes de kitesurf. Passeios de caiaque e stand up paddle são comuns na lagoa e nas praias mais calmas. As falésias são palco para saltos de parapente. Fora as muitas trilhas da região.

Ainda é possível se divertir com caminhadas, cavalgar pela região, andar de bicicleta, passear de buggy ou dirigir quadriciclos, fazer passeios de barco ou lancha pelo mar e se aventurar com arvorismo e tirolesa. Existem diversas agências de turismo na cidade que oferecem passeios do tipo para os turistas interessados.

Reserve seu Hotel na Praia da Pipa

blank

Dependendo da época do ano, o visitante ainda pode se deparar com tradicionais festas de Pipa. Entre as principais estão a do Festival Bossa & Jazz que acontece no mês de Agosto, Festival Gastronômico da Pipa no mês de setembro, Nossa Senhora dos Navegantes, no último domingo de novembro, reunindo inúmeras embarcações desfilando em alto mar; e também a de São Sebastião, padroeiro da cidade, entre 18 e 20 de janeiro, com procissões, missas e shows.

Com tantas opções, é possível facilmente passar uma semana na Praia da Pipa e adjacências sem repetir um passeio sequer. Procurando conhecer novas praias ou realizar novas aventuras, turistas de todos os tipos e gostos jamais ficam no tédio no litoral potiguar. Para saber mais, visite o portal de Pipa e Tibau do Sul e conheça mais da melhor praia do Rio Grande do Norte.

Veja fotos de Pipa e faça um passeio virtual em 360 graus:

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Guia Viagens Brasil Fotos:  Ricardo Junior 13 de junho de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.