Melhores Praias do Litoral Oeste do Ceará – Costa do Sol Poente

5/5 - (1 vote)

A Costa do Sol Poente, no Ceará, ficou famosa devido ser uma sequência de praias repletas de atrativos naturais e de paisagens únicas.

Foi um pouco difícil decidir quais as melhores praias do litoral Oeste do Ceará, mas a gente conseguiu montar uma lista completinha, com fotos, dicas e informações sobre cada uma delas.

Se você está planejando vir para o Ceará, não deixa de incluir este circuito em seu roteiro. Confira!

Reserve seu Hotel em Cumbuco

Que tal você curtindo essa rede na Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara, CE? Não precisa de mais nada para suas férias, não é?

Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Descobrindo as melhores praias do litoral Oeste do Ceará

A Costa do Sol Poente vai de Caucaia até a famosa Jericoacoara. As principais praias são:

Praia do Pacheco

Incluir Pacheco na lista das melhores praias do litoral Oeste do Ceará teve uma razão muito especial: essa praia fica muito perto da Grande Fortaleza e é bem tranquila.

Para quem quer fugir um pouco do burburinho da Praia do Futuro e da Praia de Iracema, na capital, a Praia do Pacheco é uma ótica dica.

Além disso, aqui é bastante tranquilo. O local possui uma boa estrutura de barracas e restaurante para os visitantes, principalmente para quem gosta daquela comidinha caseira.

Chegar aqui é bem simples. Você pode pegar diversos ônibus com destino final para a Praia do Pacheco no Centro de Fortaleza, na Praça da Estação ou ir de metrô da Estação de Fortaleza até o centro de Caucaia. A partir desse ponto final, dá para pegar carros por aplicativo.

Praia do Icaraí

Logo depois da Praia do Pacheco temos a Praia do Icaraí, bem mais famosa e movimentada.

A Praia do Icaraí ficou conhecida entre os cearenses por suas ondas. É comum ver turistas e outros esportistas – amadores ou profissionais – que vêm para cá buscando explorar as ondas desse mar.

Para quem vem com crianças pode também aproveitar as piscinas naturais que se formam em alguns pontos da Praia do Icaraí.

Essa é uma das melhores praias do litoral Oeste do Ceará para quem gosta de acessibilidade e praticidade. Da capital você consegue pegar diversos ônibus – também da Praça da Estação -, que deixam o turista em muitos pontos da praia.

Além disso, é muito comum encontrar transportes alternativos (vans), fazendo o trajeto. Os chamados Ligeirinhos levam moradores e turistas de Fortaleza para a Praia do Icaraí o dia inteiro. O transporte percorre toda a orla fortalezense e é bem fácil de encontrá-los.

A Praia do Icaraí também tem uma ótima estrutura de barracas e restaurantes. Dá para curtir com o máximo de conforto ou o mais rústico possível por aqui. Tem opção para todos os gostos e bolsos!

Praia da Tabuba

Algumas pessoas costumam confundir a Praia da Tabuba com a Praia do Icaraí por elas se misturarem em praticamente tudo.

Tabuba é uma faixa de praia bem curta, com pouco mais de 2 quilômetros e mais frequentada por turistas que estão em casas de veraneio no local ou moradores de Fortaleza.

A estrutura de barracas aqui é também bastante completa. Você encontra ótimas opções para passar o dia curtindo o mar da Costa do Sol Poente!

Praia do Cumbuco

A Praia do Cumbuco, certamente, é uma das melhores praias do litoral Oeste do Ceará e foi uma das primeiras descobertas por turistas.

É a última praia do município de Caucaia e possui uma estrutura bem melhor do que todas as outras praias da região.

Aqui está o famoso resort Vila Galé, com opção de spa, restaurante e hotel de luxo para quem busca o máximo de conforto e não quer ir para tão distante de Fortaleza.

Foto Praia de Cumbuco, CE.

A Praia de Cumbuco é um dos destinos deliciosos para ficar hospedado e curtir tudo de melhor que o Ceará tem!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Veja mais FOTOS da PRAIA DO CUMBUCO

Entre os passeios indispensáveis para quem vem por aqui é o tour pelas dunas locais. Bugueiros são facilmente encontrados pelas barracas e hotéis da região, podendo oferecer um pacote para até quatro pessoas.

MUITO IMPORTANTE: por ser um passeio muito frequente, é possível que você encontre profissionais oferecendo o serviço mais barato. No entanto, a maioria desses bugueiros não estão credenciados na Associação de Bugueiros de Caucaia, não oferecendo a segurança que você precisa para o seu passeio. Sempre que for contratar um passeio, peça para ver a autorização do profissional. Do contrário, evite contratá-lo.

Além do passeio de bugue, você também pode praticar kitesurfe, passear de jet-ski e caiaque em diversos pontos da Praia do Cumbuco. As jangadas também são uma ótima opção de passeio para aqueles que gostam de se aventurar pelos mares do local.

Veja mais DICAS sobre a PRAIA DO CUMBUCO

Praia do Pecém

A Praia do Pecém já está no município de São Gonçalo do Amarante, que fica cerca de 60 quilômetros de Fortaleza. A viagem até aqui dura cerca de 1 hora de carro e 2 horas de ônibus – considerando as paradas -.

Pecém é uma antiga vila de pescadores e, por isso, você sentirá um ambiente mais rústico em alguns pontos da pequena cidade. Isso acontece porque os moradores mais antigos resolveram manter as tradições em vez de integrar-se ao mercado de turismo. Isso fez com que o destino se tornasse ainda mais agradável, por sinal.

Em termos de estrutura, a Praia do Pecém não deixa a desejar em nada. Em todos os pontos da praia você encontra barracas e restaurantes, dos mais simples até os mais requintados. As opções de culinária também vão de pratos nacionais até opções internacionais.

DICA ESPECIAL: a pesca de lagosta é muito comum aqui e isso faz com que o preço do crustáceo seja bastante acessível. Aproveite e experimente as diferentes variações que são servidas nos restaurantes daqui.

O passeio predominante aqui é o tour de bugue, assim como na Praia do Cumbuco. A razão é a mesma: as inúmeras dunas de areia que cercam a praia. Vale a pena fazer um passeio desses, cheio de aventura. Há ainda a opção que leva o turista até as melhores praias do litoral Oeste do Ceará

RESERVE o seu HOTEL ou POUSADA na COSTA DO SOL POENTE

O kitesurfe é muito comum nessa região. Talvez seja na Praia do Pecém onde dá para praticar o esporte com mais frequência. Se você não tem todo o equipamento necessário, não precisa se preocupar. Há opções de aluguel em quase todas as barracas.

Para quem não tem carro, pode chegar na Praia do Pecém também de ônibus, partindo da rodoviária de Fortaleza.

Caso você esteja vindo na época do carnaval, é bom estar preparado para enfrentar uma movimentação maior. É que aqui acontece um dos carnavais mais tradicionais do Ceará.

Praia da Taíba

A vizinha mais tímida da Praia do Pecém ganhou notoriedade maior depois de ficar conhecida como a sede do Festival do Scargot, que é promovido pela prefeitura local deste 1998.

O vilarejo da Taíba é ainda bem tímido, com muitas casas de veraneio. No entanto, o turista não fica desprevenido. Há sim uma estrutura hoteleira bem agradável. As opções de restaurantes também são vastas.

Para quem quer aproveitar as barracas de praia, deve optar por aquelas que ficam mais perto do centro da vila. O mais agradável da Praia da Taíba é ter diversos pontos totalmente desertos, permitindo que o turista aproveite o máximo o seu dia na praia…e com sossego.

Aqui também tem um carnaval muito famoso, o que deixa a vila completamente lotada durante o período. Durante os outros meses do ano, Taíba não deixa a desejar em nada e faz jus estar na nossa lista das melhores praias do litoral Oeste do Ceará.

Praia do Paracuru

A Praia do Paracuru fica no município de Paracuru, a quase 100 quilômetros de Fortaleza. A região guarda 20 quilômetros de praia, se dividem entre as mais movimentadas, até aquelas completamente desertas.

O destaque para a Praia do Paracuru é a sua natureza. Toda a costa é cercada por matas e coqueirais. Há pequenos mangues, um ancoradouro natural na região e um rio, com uma vegetação nativa. Dá para contratar passeios e circular por todos esses pontos, explorando bastante a região.

Descubra mais DICAS sobre PARACURU

Aproveite para experimentar bastante da culinária local. Assim como na Praia do Pecém, Paracuru tem uma pesca abundante e, por isso, é comum encontrar pratos a base de peixes e frutos do mar.

Assim como nas praias vizinhas, o carnaval de Paracuru é bastante movimentado. Por ser uma das melhores praias do litoral Oeste do Ceará, é comum ver turistas o ano inteiro! Caso sua viagem seja para o período de festa, indicamos reservar seu hotel ou pousada em Paracuru com bastante antecedência.

Praia da Lagoinha

A Praia da Lagoinha é um dos cartões-postais do litoral cearense. São 15 quilômetros de praia com um cenário completamente conservado e impecável.

O maior atrativo dessa região é um mirante, que fica sobre um penhasco de 50 metros de altura. Daqui é possível avistar toda a costa de Lagoinha e admirar o mar, as falésias e as dunas do local.

Foto Praia de Lagoinha, em Paraipaba, Ceará.

A linda e agitada Praia de Lagoinha, ótima para curtir as férias em Paraipaba, no Ceará.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Entre as opções de passeio para quem vem até a Praia da Lagoinha está o tour de bugue, que leva você por diversas dunas e vai até a Lagoa das Almácegas para um banho incrível. Esta é uma das lagoas mais belas do Ceará, com águas completamente cristalinas.

Conheça as PRINCIPAIS PRAIAS de LAGOINHA

Praia da Fleixeira e Praia de Mundaú

Colocamos as duas juntas porque chegando porque é praticamente assim que você vai descobri-las.

As praias de Fleixeira e Mundaú ficam no município de Trairi e se misturam a todo instante, apesar de você perceber a diferença entre elas em alguns pontos.

blank

Barracas na Praia de Flecheiras, em Trairi, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Veja mais FOTOS de TRAIRÍ

Fleixeiras é mais estruturada. A costa possui barracas de praia e muitos hotéis e pousadas. Já Mundaú é aquele cantinho destinado a quem busca tranquilidade. Por aqui predominam as piscinas naturais, ótimas para mergulho.

Praia da Baleia

A Praia da Baleia é, certamente, uma das melhores praias do litoral Oeste do Ceará, principalmente no quesito estrutura.

O turista é muito bem servido de hotéis, pousadas, restaurantes e barracas de praia. Apesar de estar a 154 quilômetros de Fortaleza, vale a pena contratar um passeio até aqui.

Praia de Jericoacoara

A última da nossa lista das melhores praias do litoral Oeste do Ceará não poderia ser outra!

Reserve seu Hotel em Jericoacoara

Foto final de tarde Duna Pôr do Sol, Praia de Jericoacoara, CE.

A Duna Pôr do Sol (ao fundo) é o local de encontro diário dos turistas e moradores para apreciar o final do dia na Praia de Jericoacoara, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia de Jericoacoara tornou-se referência no quesito beleza. Considerada a quarta praia mais bela do mundo jornal americano Huffington Post, o turista encontrará uma infinidade de passeios e atrativos por aqui, mesmo sendo uma vila tão pequena.

Descubra O QUE FAZER em JERICOACOARA

Entre os passeios que você não pode deixar de fazer está a Pedra Furada, as ruínas de Tatajuba, explorar a vila e fazer um tour pelas lagoas locais.

Não deixe de curtir um final de tarde na duna do pôr do sol, que é o cartão-postal de Jeri!

Veja nosso Roteiro de 3, 5 e 7 dias por JERICOACOARA e região

Agora que você já descobriu quais são as melhores praias do litoral Oeste do Ceará, compartilhe este post com seus amigos do Facebook e Twitter para que eles também aproveitem o litoral cearense!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

Confira também outros conteúdos sobre a Costa do Sol Poente, no Ceará!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 12 de fevereiro de 2020


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.