JERICOACOARA: SANTUÁRIO ECOLÓGICO DO CEARÁ

Avalie este artigo

No norte do Ceará, uma pacata vila de pescadores tem a noite iluminação exclusiva da Lua e das estrelas, que clareiam um pouco suas ruas de areia com casinhas rústicas. Assim é Jericoacoara, um santuário ecológico no nordeste brasileiro, considerada uma das praias mais lindas do mundo.

A 280 km de Fortaleza, a cidade de Jijoca de Jericoacoara é a porta de entrada para a Vila de Jericoacoara, que fica escondida atrás das grandes dunas de areia fina e clara que emolduram a paisagem. Para chegar a Vila, é necessário veículo com tração 4×4, devido à estrada precária com areia fofa. Mas, qualquer sacrifício compensa para chegar a este pedacinho de paraíso.

Lagoa do paraíso, em Jericoacoara. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Lagoa do paraíso, em Jericoacoara.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Jijoca possui uma boa estrutura para hospedagem, entre pousadas, hotéis e resorts, dos simples aos mais requintados. Já na Vila de Jericoacoara as pousadas rústicas e charmosas estão disponíveis para atender da melhor maneira possível os visitantes. A Vila também possui restaurantes e bares, que lotam nas noites quentes.

Restaurante na Vila de Jericoacoara. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Restaurante na Vila de Jericoacoara.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Atrações não faltam na região. Bugue, jipes ou quadriciclos levam os turistas até a Lagoa Jijoca, a 15 km da Vila de Jericoacoara, um dos pontos preferidos para banho. A Lagoa é dividida em Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso, sendo a primeira bastante rústica, com barracas simples que servem petiscos e bebidinhas, e a Lagoa do Paraíso mais requintada, abrigando em suas margens pousadas e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras para relaxar na água. Amantes do e windsurf e do kitesurf fazem de Jijoca seu ponto de encontro, pois o vento e as condições geográficas fazem da Lagoa um lugar ideal para prática destes esportes. As dunas ao redor da Lagoa recebem praticantes de sandboard, que descem com velocidade as dunas ao encontro da água cristalina.

Águas cristalinas da Lagoa Azul, na Lagoa Jijoca. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Águas cristalinas da Lagoa Azul, na Lagoa Jijoca.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Redes na Lagoa do Paraíso, na Lagoa Jijoca. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Redes nas águas da Lagoa do Paraíso, na Lagoa Jijoca.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As belezas da região são protegidas desde 2002 pelo Parque Nacional de Jericoacoara, criado e administrado pelo Ibama. O Parque abrange uma área de cerca de 6.200 hectares entre os municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz e engloba as principais atrações de Jericoacoara, incluindo as praias, dunas, mangues, caatinga, lagoas e restingas, protegendo várias espécies da fauna e flora, alguns ameaçados de extinção.

As praias de Jericoacoara possuem enormes faixas de areia, que na maré alta formam grandes piscinas naturais. A Praia da Malhada é a praia da Vila e na maré baixa, com a água rasa, há prática de windsurfe, kitesurf e aulas de surf e stand up paddle. Mas, o mesmo vento que atrai os esportistas, também afasta os banhistas, pois a areia circula facilmente por todos os lados, incomodando quem fica muito tempo parado.

Praia da Vila e a Duna do Pôr do sol em Jericoacoara, no Ceará. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia da Vila e a Duna do Pôr do sol em Jericoacoara, no Ceará.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Da Vila de Jericoacoara uma caminhada de menos de meia hora leva até Serrote e Pedra Furada ou para o lado oposto até Guriú e Nova Tatajuba. Serrote é uma área rochosa com um amplo gramado de cor esmeralda após a época de chuvas, contrastando com as pedras, areia branca e mar azul. Na parte alta, um moderno Farol a energia solar e totalmente automático orienta as embarcações e atrai os amantes do por do sol. Aos pés do Serrote está a Pedra Furada, cartão-postal de Jericoacoara, uma grande formação rochosa em formato de arco, que foi esculpida pelas ondas do mar e vento constantes. No período de 15 de julho a 15 de agosto o sol, ao se por, encaixa-se perfeitamente na Pedra Furada, dando um show a parte.

Pedra Furada, cartão-postal de Jericoacoara, no Ceará. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pedra Furada, cartão-postal de Jericoacoara, no Ceará.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para o oeste da Vila, Guriú é um berçário natural de cavalos-marinhos, com preservação garantida pelo Parque Nacional de Jericoacoara e mais a frente está o pequeno povoado de Novo Tatajuba, chamado assim pois a original Tatajuba foi soterrada pela areia ao longo dos anos. Em Nova Tatajuba está a Lagoa da Torta, ótimo local para banho e também para saborear pratos típicos locais no restaurante a sua margem.

Praia de Jericoacoara para caminhadas. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Jericoacoara, ideal para caminhadas.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E, um dos pontos altos de Jericoacoara, literalmente, é a Duna Por do Sol, pertinho da Vila. No alto dos seus 30 metros, todos os dias, turistas e moradores se encontram para apreciar o espetáculo do encontro do sol com o mar ao entardecer, com direito a palmas no final. Em períodos de Lua Cheia, o sol se põe de um lado e a Lua nasce do outro, deixando o clima ainda mais mágico.

Jogo de frescocol na Praia de Jericoacoara e ao fundo visitantes e moradores se reunindo no alto da Duna Por do Sol. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Jogo de frescobol na Praia de Jericoacoara e ao fundo visitantes e moradores se reunindo no alto da Duna Pôr do Sol.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Com o anoitecer, as quatro ruas arenosas da Vila se transformam com o movimento dos restaurantes, bares e lojas de artesanato. Antes de dormir, pare e olhe o céu de Jericoacoara, um dos mais brilhantes que você verá na vida!

 

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 01 de dezembro de 2014


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.