Melhores Praias do Litoral Leste do Ceará – Costa do Sol Nascente

Avalie este artigo

As melhores praias do litoral Leste do Ceará, a chamada Costa do Sol Nascente são de encantar qualquer turista. Da pequena Sabiaguaba, até a famosa Canoa Quebrada, você encontrará muita natureza e um mar único para curtir as suas próximas férias.

Nós preparamos uma lista com as melhores praias da Costa do Sol Nascente para você se programar enquanto estiver por aqui e conhecer cada uma delas. Confira.

Reserve seu Hotel em Canoa Quebrada

Foto da estrela e da lua, símbolo de Canoa Quebrada.

A estrela e a lua encravadas na falésia, símbolo de Canoa Quebrada, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Passeio pela Costa do Sol Nascente

Em alguns pontos da cidade de Fortaleza você encontra passeios pela Costa do Sol Nascente, oferecendo paradas em algumas praias. O passeio dura o dia inteiro e custa em média R$ 100,00 (preço de janeiro/2020).

Para quem está em uma viagem mais rápida e tem apenas um final de semana para curtir o litoral do estado, essa pode sim ser uma ótima pedida para visitar as melhores praias do litoral Leste do Ceará.

Você pode contratar o passeio diretamente na recepção do seu hotel ou na Avenida Beira Mar, logo após a feirinha de artesanato. No local ficam vans de diversas agências de turismo, ofertando pacotes de tours pela cidade e proximidades.

RESERVE seu HOTEL ou POUSADA em FORTALEZA

Conheça as melhores praias do litoral Leste do Ceará

Preparar uma lista com as melhores praias do litoral Leste do Ceará não foi nada fácil. Cada cantinho dessa costa é bem especial e tem riquezas naturais incríveis. No entanto, selecionamos aquelas que são imperdíveis.

Praia da Sabiaguaba

A Praia da Sabiaguaba é, praticamente, um bairro de Fortaleza. O acesso até aqui é feito por uma ponte a partir da Praia do Futuro. Não há uma facilidade para ônibus, portanto, indicamos que você contrate um passeio ou alugue um carro para curtir essa praia.

Sabiaguaba é pequena e tem poucos atrativos. No entanto, para quem não gosta de praia muito cheia, aqui é o destino perfeito. O local é mais frequentado por cearenses, que querem fugir da correria da Praia do Futuro e outras praias urbanas.

A dica especial para quem vem passar algumas horas na Praia da Sabiaguaba é a barraca e restaurante Tempero do Mangue. O local se tornou referência por ser o mais completo. O pôr do sol visto daqui é único. Se você estiver pela cidade aos domingos, a barraca ainda organiza pequenos eventos nestes dias.

Praia do Porto das Dunas

A Praia do Porto das Dunas é uma das melhores praias do litoral Leste do Ceará e também uma das mais conhecidas entre os turistas.

É aqui que está o Beach Park, que é considerado o maior parque aquático de toda América Latina.

Para que não vem curtir as piscinas e toboáguas do Beach Park, pode aproveitar as longas faixas de areia que se estendem por toda Praia do Porto das Dunas. A praia também é muito bem estruturada de barracas, mas apenas em alguns pontos, que geralmente são aqueles que circundam o parque.

Vale a pena contratar um passeio de buggy para descer as dunas da região! O cenário é perfeito!

Foto Praia Porto das Dunas, Aquiraz, CE.

O belo final de tarde na Praia Porto das Dunas, onde está o Beach Pack e muitas dunas com passeios sensacionais, em Aquiraz, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Veja mais FOTOS da PRAIA DO PORTO DAS DUNAS

Praia da Prainha

Ainda no município de Aquiraz você encontra a Praia da Prainha. Essa região é mais frequentada por cearenses, mas dá para explorar bastante.

A atração do local são as antigas casas que você encontra pelas ruas dessa pequena vila. Todas são construções históricas e mantidas pela prefeitura do município. Vale a pena tirar alguns minutos para caminhar e conhecer essas relíquias.

A Praia da Prainha é bem tranquila e possui inúmeras piscinas naturais. Em alguns pontos é possível encontrar pedras, mas nada que atrapalhe o seu banho.

A estrutura de barracas na beira mar também é bem completa, com opções de comidas e bebidas para todos os gostos.

Foto da orla da Prainha, em Aquiraz, CE.

Foto da Prainha, em Aquiraz, CE, cidade onde fica o Beach Park.
Foto: Ricardo Junior.

Veja mais FOTOS da PRAIA DA PRAINHA

Praia do Iguape

A Praia do Iguape também é pouco explorada por turistas, mas vale muito a pena fazer uma parada por aqui.

Ela entrou para a nossa lista das melhores praias do litoral Leste do Ceará devido as suas belezas naturais. Por aqui você encontra uma rica vegetação e alguns manguezais. É cenário ideal para seu álbum de fotos.

Outro atrativo é o esquibunda. A prática tornou-se bastante popular entre os nordestinos e consiste em descer dunas de areia sobre uma prancha de madeira.

A estrutura da Praia do Iguape é bastante completa, com barracas e opções de restaurantes. Por estar bem próxima de Fortaleza – apenas 45 quilômetros de distância – não tem muita opção de hotel e pousada, sendo necessário alugar algumas das casas de veraneio local.

Praia da Caponga

A Praia da Caponga fica no município de Cascavel, sendo considerado o principal núcleo de pesca do Ceará.

Toda a costa é cercada por recifes, o que deixa o mar bastante calmo e atrativo. Os bancos de areia eu há pela região também ajudam a formar piscinas naturais, perfeitas para quem está viajando com crianças.

A região também guarda uma reserva natural muito bonita. Aqui tem um cajueiro grande, assim como aquele de Pirangi do Norte, em Natal.

Praia de Águas Belas

Ainda no município de Cascavel você tem a Praia de Águas Belas. O nome já denuncia o que o turista encontra por aqui: um mar cristalino, de águas tranquilas e sempre quentinhas para banho.

É uma praia muito tranquila, com pouca movimentação de turista, mas com estrutura completa. Você encontra barracas e restaurantes em diversos pontos.

VOCÊ ESTÁ LENDO UMA LISTA COM AS MELHORES PRAIAS DO LITORAL LESTE DO CEARÁ. COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO COM SEUS AMIGOS DO FACEBOOK E TWITTER!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

Praia do Morro Branco

A Praia do Morro Branco fica no município de Beberibe e ganhou esse nome devido suas dunas e falésias. Ela sem dúvida não poderia ficar de fora da nossa lista das melhores praias do litoral Leste do Ceará.

De todas as praias dessa região, esta possui a melhor estrutura em barracas, casas de veraneio, hotéis e pousadas. Dá para passar um final de semana inteiro sem dificuldades e se divertindo bastante.

Alguns atrativos são bem tradicionais entre os visitantes da Praia do Morro Branco. O Centro de Artesanatos é parada obrigatória. Aqui dá para conhecer todo o processo de fabricação de redes, rendas, peças em crochês, etc.

Foto Praia de Morro Branco, Beberibe, CE.

A bela Praia de Morro Branco, e suas falésias, em Beberibe, CE.
Foto: Ricardo Junior.

Veja mais FOTOS da PRAIA DO MORRO BRANCO

Além disso, é onde você encontra uma grande exposição de Silicografia, que é a arte em desenhar na areia. É um trabalho muito bonito e praticamente único.

No carnaval, a Praia do Morro Branco fica repleta de turistas. Aqui é um dos pontos de maior movimentação do litoral leste do Ceará. Se está programando em viajar para cá neste feriado, é necessário estar tranquilo com praias lotadas.

Uma dica de passeio bem bacana para você fazer na Praia do Morro Branco é no Labirinto de Areia. Em algumas destas falésias formou-se um imenso labirinto, onde alguns visitantes se aventuram para explorar. É bem divertido!

Praia das Fontes

Também é uma das praias conhecidas do município de Beberibe. A Praia das Fontes guarda, assim como a Praia de Morro Branco, um labirinto entre as falésias da região.

Outro atrativo são as bicas de água doce que jorram das pedras à beira-mar. Isso favorece a formação de várias piscinas naturais, perfeitas para banhos de crianças e pessoas com pouca mobilidade.

Foto Praia das Fontes, Beberibe, CE.

Com riachos, dunas, falésias, coqueirais e um mar de azul intenso, a Praia das Fontes é um ótimo lugar para ficar hospedado e curtir as férias em Beberibe, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

RESERVE seu HOTEL ou POUSADA em BEBERIBE

O mar da Praia das Fontes é também um dos mais agradáveis da região. Esse foi um dos pontos fortes para que essa costa entrasse para a lista das melhores praias do litoral Leste do Ceará.

Praia da Barra de Sucatinga

A Praia da Barra de Sucatinga, também localizada em Beberibe, ficou conhecida nos anos 2000 por ter sido escolhida como cenário do programa No Limite, da Rede Globo.

O local ganhou um pouco de visibilidade nacional, mas ainda assim conseguiu manter aquele ar mais desértico e rústico.

Veja mais FOTOS da PRAIA DA BARRA DE SUCATINGA

Quem chega aqui encontrará algumas barracas de praia e muitos jangadeiros. A pesca é uma atividade muito frequente na região. Você pode, inclusive, desfrutar de um ótimo passeio de jangada por esses mares. Vale muito a pena!

Praia de Canoa Quebrada

A última da nossa lista das melhores praias do litoral Leste do Ceará também é um cartão-postal do estado.

A Praia de Canoa Quebrada está localizada no município de Aracati e é repleta de atrativos para os turistas. Aqui foi uma vila hippie que cresceu, mas manteve o ambiente mais “alternativo”. Então se prepare para colocar na mala roupinhas mais leves, chinelos e poucos acessórios. Tudo por aqui é muito simples, mas completamente aconchegante.

Além da praia principal, você ainda encontra outras praias no entorno de Canoa Quebrada, como Majorlândia, Ponta Grossa, Redonda, Barreiras e outras.

RESERVE seu HOTEL ou POUSADA na PRAIA DE CANOA QUEBRADA

A estrutura da Praia de Canoa Quebra é bastante completa. O turista encontra facilmente opções de bares, restaurantes e barracas de praia que servem todo tipo de culinária, desde a nacional até a internacional.

Reserve seu Hotel em Canoa Quebrada

Foto falésias em Canoa Quebrada.

Uma das paradas do passeio de bugue oferecido na região, mostram as falésias avermelhadas e o cenário sensacional de Canoa Quebrada, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Veja mais FOTOS da PRAIA DE CANOA QUEBRADA

Aproveite para fazer diversos passeios enquanto está por aqui. Você pode contratar um buggy para conhecer as dunas e falésias da região, ir até as lagoas para praticar esquibunda, aproveitar o mar em um passeio de jangada ou, até mesmo, voar de parapente.

Gostou dessa lista? Veja mais dicas de conteúdo sobre esse destino!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 13 de fevereiro de 2020


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.