MELHORES PRAIAS DE ARRAIAL D’AJUDA: fotos e dicas que ninguém te conta

5/5 - (1 vote)

Distrito de Porto Seguro, Arraial D’Ajuda caiu nas graças do turismo nacional principalmente pelas suas praias paradisíacas e com cenários de cinema!

Com ambientação de cidade pequena, ruazinhas de pedra e o charme do centrinho chamado de Mucugê, Arraial D’Ajuda chama atenção pelas belezas naturais de seu litoral. Suas praias ficam cheias na alta temporada e as barracas costumam lotar com as espreguiçadeiras para pegar um sol e muita música ao vivo para animar o dia.

Quer conhecer essa beleza? Veja fotos em 360 graus de Arraial D’Ajuda

Não faltam motivos para curtir bastante a viagem até o distrito de Porto Seguro e o principal deles, definitivamente, é a sua orla!

Selecionamos as melhores praias de Arraial D’Ajuda para você se preparar para muita sombra e água fresca no sul da Bahia. Veja aí!

1 – Praia da Pitinga

A Praia da Pitinga é considerada pela maioria dos visitantes a melhor de Arraial.

Ela fica a pouco mais de 2 km do Mucugê, o centro do vilarejo e tem nas falésias seu maior destaque.

A faixa de areia é curta e, em um bom pedaço, tomada pelas mesas, cadeiras e espreguiçadeiras dos quiosques, mas sempre é possível encontrar um espacinho para estender a canga se não quiser parar em um deles.

Confira também as 7 melhores entre Trancoso e Arraial D’Ajuda

No geral, vale a pena escolher uma barraca como apoio para garantir os comes e bebes. Cuidado apenas com a consumação mínima exigida por muitas delas, mas a maioria pede apenas para consumir almoço ou petisco.

Para chegar na Pitinga, é possível andar desde o Mucugê – é uma bela caminhada pela areia de cerca de meia hora. Mas não se preocupe: se você não está de carro, dá para chegar em qualquer lugar de Arraial através das muitas vans da vila. Basta esperar passar no centrinho ou então pegar uma delas na saída da balsa que chega de Porto Seguro.

Foto Praia de Pitinga, BA.

A bela orla da Praia de Pitinga, uma das mais bonitas de Arraial D’Ajuda, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2 – Praia de Taípe

Quer fugir um pouco do tumulto que pode ser a praia da Pitinga e as regiões mais próximas à Rua do Mucugê no verão?

Conheça a Praia de Taípe, já quase chegando em Trancoso, ao sul de Arraial D’Ajuda. Fica a 15 km do centrinho, em trajeto que pode ser feito em cerca de meia hora de carro ou van. Para quem prefere tentar ir andando, é bom se preparar para mais de uma hora de caminhada pela areia.

Praticamente e com faixa de areia mais larga, Taípe é ideal para quem procura ambiente mais reservado para apenas relaxar.

As falésias continuam compondo a paisagem e há poucas barracas para atender o público – e o mar é calmo, de um azul profundo, perfeito para aquele mergulho refrescante.

Em geral, todo o clima é de mais natureza, o que faz muita gente considerar ela uma das mais agradáveis Praias de Arraial D’Ajuda e região.

Foto Praia de Taípe, BA.

A orla com falésias da Praia de Taípe, quase em Trancoso, uma das lindas praias de Arraial D’Ajuda, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3 – Praia do Parracho

A Praia do Parracho é o trecho da faixa de areia que fica bem entre o Mucugê e a Pitinga.

Caminhando a partir do centrinho não se demora muito a chegar lá. E o nome recebido se dá por conta da barraca de mesmo nome que fica ali e se tornou famosa pelos eventos que promove na alta temporada, principalmente no Ano Novo e no Carnaval. Mas, em geral, aquele pedaço não é tão cheio quanto as outras duas vizinhas mais famosas.

PORTO SEGURO: muito mais que a Terra do Descobrimento

No verão, porém, as barracas bem estruturadas e os beach clubs dos arredores garantem o agito. E o local se torna point de jovens em busca de festas e das férias animadas que todos desejam.

As águas são calmas, de um azul clarinho e muitas vezes cristalinas. O mar é ótimo para um mergulho, e também vale a pena caminhar pela praia em direção à Pitinga.

A paisagem é daquelas de tirar o fôlego, relembrando a todos porque escolheram a Bahia como destino.

Foto Praia do Parracho, BA.

A paradisíaca Praia do Parracho, uma ótima opção para curtir Arraial D’Ajuda, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4 – Praia do Apaga Fogo

A primeira praia para quem vem no sentido Porto Seguro, próxima à estação das balsas. A Praia do Apaga Fogo fica bem no encontro do enorme e belo Rio Buranhém com o mar e conta com algumas barracas oferecendo a estrutura necessária aos banhistas.

A paisagem é de mar clarinho, com coqueiros ao fundo e pouca gente. Mas o maior atrativo do local é outro.

O Eco Resort é o mais famoso hotel de Arraial D’Ajuda e fica ali pertinho da Praia do Apaga Fogo. Ele fica bem na pontinha final do encontro do rio com o mar, e oferece sua barca própria para levar os hóspedes. O resort é paradisíaco, com estrutura de dar inveja em um dos cenários mais deslumbrantes do sul da Bahia. E ali ao lado também fica o Eco Parque, um parque aquático muito procurado por suas atrações, como toboáguas diversos e piscinas de ondas.

Foto Praia do Apaga Fogo, BA.

O mar delicioso e tranquilo da Praia do Apaga Fogo, em Arraial D’Ajuda, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5 – Praia Lagoa Azul

A sequência da Praia da Pitinga, não muito distante das barracas, é a Lagoa Azul.

Esse trechinho da faixa de areia é a continuação das falésias, e onde se formava antigamente uma lindíssima lagoa à beira do mar. Ela ficava localizada pouco antes da chegada na Praia de Taípe, então era parada obrigatória para quem visitava uma das duas. Hoje é difícil ver a formação da lagoa.

Não fique imaginando! Confira fotos de Arraial D’Ajuda!

O mar por ali é calminho. Esse pequeno trecho do litoral de Arraial D’Ajuda não tem grandes dimensões, mas merece a visita pela beleza.

Foto Praia da Lagoa Azul, BA.

As falésias dominam a paisagem da bela Praia da Lagoa Azul, em Arraial D’Ajuda, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você está conferindo MELHORES PRAIAS DE ARRAIAL D’AJUDA: fotos e dicas que ninguém te conta. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide a família e os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Praia de Araçaípe

Entre o Apaga Fogo e o Mucugê, a Praia de Araçaípe é mais um pedaço de Arraial D’Ajuda que pode ser bem aproveitado por quem deseja fugir do tumulto dos lugares mais cheios na alta temporada.

Esse recanto mais intocado, muitas vezes quase deserto, ainda proporciona a vantagem de formar piscinas naturais nos recifes durante a maré baixa – fato que os locais conhecem, mas os turistas ignoram em sua maioria. E aí é só preparar o snorkel e aproveitar o mar tranquilo para mergulhar e observar o fundo do oceano.

Existem algumas barracas, restaurantes e pontos de aluguel de pranchas nas proximidades, então não precisa se preocupar tanto com a estrutura.

Aos que preferem se isolar um pouco, dá até para se hospedar por lá em algumas das pousadas mais rústicas de Arraial D’Ajuda. Araçaípe, definitivamente, é uma bela opção para ficar perto de tudo na vila e, ao mesmo tempo, afastado dos points mais cheios mesmo no verão.

Foto Praia de Araçaípe, em Arraial D`Ajuda, BA.

As deliciosas piscinas naturais formadas na maré baixa na Praia de Araçaípe, em Arraial D`Ajuda, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7 – Praia do Mucugê

Para fechar, o trecho mais central é a Praia do Mucugê, que fica bem de frente para a rua e o bairro de mesmo nome, onde estão concentradas a maior parte das opções de hospedagem e de gastronomia de Arraial D’Ajuda.

O acesso é o mais fácil possível para quem está no centrinho, bastante descer a via principal até a areia. Ao chegar lá, a estrutura é boa e a paisagem é bonita, com o mar clarinho e calmo de frente para os coqueiros e outras árvores.

A faixa de areia é curta em meio aos quiosques e barracas – uma boa pedida para comer os quitutes locais.

E por ser em Mucugê que ficam os principais hotéis e pousadas em Arraial D’Ajuda, muita gente acaba frequentando a praia local.

No centrinho do bairro, não faltam opções de gastronomia e lazer para curtir as férias. E é por isso que tantos turistas preferem ficar em Arraial em vez de Porto Seguro: um clima mais rústico e isolado, mas charmoso também, e próximo a praias incríveis!

Foto Praia do Mucugê, BA.

A linda Praia do Mucugê, a mais central de Arraial D’Ajuda fechando nossa lista de melhores praias.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***
E você? Já escolheu sua praia das próximas férias? Arraial D’Ajuda certamente é uma ótima pedida, com uma orla incrível!

Qual é a sua praia preferida? Conta pra gente nos comentários e sugira sua lista também!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 07 de maio de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.