Melhores Praias da Praia do Forte: Dicas e Fotos

Pertinho de salvador, a Praia do Forte é um dos melhores destinos de final de semana para quem está na Bahia.

A pequena vila de Mata de São João guarda muitas atrações turísticas como o Projeto Tamar e o Castelo Garcia D’Ávila, que são paradas obrigatórias para quem vem por aqui.

Mas para quem quer curtir o sol da Bahia, vem mesmo é super atraído pelas melhores praias da Praia do Forte, que no total são três. Aqui nós listamos cada uma delas, com dicas de passeio e o que fazer pelo destino. Dá uma conferida.

A Praia do Forte é uma das mais queridas de turistas na Bahia.
Foto: Ricardo Júnior

Praia do Forte ou Praia Central

A Praia do Forte ou Praia Central é a principal praia da vila. É por aqui que circula o maior número de turistas e, consequentemente, é a praia mais badalada da vila.

A Praia Central possui cerca de 15 quilômetros de extensão e guarda algumas atrações. Aqui você pode curtir piscinas naturais, como a Piscina de Papa Gente, admirar a paisagem e experimentar muitas iguarias baianas.

Conheça mais das PRINCIPAIS PISCINAS NATURAIS DA PRAIA DO FORTE

Mesmo com algumas piscinas naturais na Praia Central, o mar dessa região é mais agitado, o que atrai muitos surfistas.

Para quem deseja curtir o mar com menos onda, é importante acompanhar a Tabela de Maré da Praia do Forte para saber o melhor dia e horário.

A Praia do Forte possui muitas ondas, atraindo surfistas o ano inteiro.
Foto: Ricardo Júnior

O mergulho também é muito comum nessa parte da praia. Caso você não tenha o equipamento necessário, dá para alugar em algumas barracas e até ter algumas aulas de noções básicas antes de cair na água.

Lembrando que os mergulhos devem ser comprados em agências ou instrutores credenciados para a sua maior segurança.

No final da Praia Central você encontra o Projeto Tamar. Aqui dá para observar as tartarugas marinhas, conhecer mais da espécie em um museu e fazer diversas outras atividades.

É a Praia Central que também possui a maior estrutura de casas de veraneio, hotéis e pousadas e barracas e restaurantes.

Veja a galeria de Fotos da Praia na Praia do Forte

Praia de Imbassaí

A Praia de Imbassaí fica na famosa Rota dos Coqueiros, mas ainda é uma praia pouco explorada por turistas que estão na Bahia.

A região é muito queridinha dos baianos, principalmente por ter seu cenário praticamente intocado. A Praia de Imbassaí também fica em um pequeno vilarejo, o que torna o passeio até aqui ainda mais atrativo.

A praia tem cerca de 5 quilômetros de extensão e é cercada por algumas dunas de areia branquinha, formando um cenário espetacular.

Imbassaí é mais tranquila e possui um cenário completamente natural.
Foto: Ricardo Júnior

As dunas também separam o mar do rio – que tem o mesmo nome – e é uma atração a parte para quem gosta de mergulhar em águas doces.

Além da praia e do rio, você pode visitar o mangue de Imbassaí e admirar mais da fauna e flora dessa região protegida. O local tem o acesso um pouco restrito, o que é indicado buscar um guia local para ajudar no percurso.

Apesar de não ser tão cheia de turistas como a praia do centro, Imbassaí tem uma ótima estrutura para receber seus turistas. Você encontra algumas barracas de praia, restaurantes com opção de comida caseira e bastante casas de veraneio.

É a praia mais indicada para viagens românticas e para quem deseja um local com mais tranquilidade.

Reserve agora o seu hotel ou pousada na Praia do Forte

DICA: para quem gosta de um cenário mais natural ainda, pertinho da Praia de Imbassaí fica a Cachoeira Dona Zilda. Ela possui um poço natural, ótimo para mergulho. O acesso é feito através de uma propriedade privada e há cobrança de uma taxa de entrada. O valor varia de acordo com a época do ano, entre 10 e 40 reais.

Praia de Itacimirim

A Praia de Itacimirim é ainda mais tranquila que a Praia de Imbassaí. A região é toda cercada por lindos coqueirais, que garantem um visual único.

Para quem gosta de praias mais rústicas, do tipo “pé na areia”, vai se encantar por essa terceira opção de passeio.

Itacimirim guarda inúmeras pousadas e casas de veraneio à beira mar, encantando ainda mais quem vem por aqui.

Foto Praia de Itacimirim, BA.

A bela orla da Praia de Itacimirim em um dia ensolarado em Porto Seguro, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Veja a galeria de Fotos da Praia de Itacimirim

O mar, apesar da cor super azul e transparente, é quase sempre agitado. Itacimirim também atrai alguns surfistas, principalmente no verão, mas possui algumas piscinas naturais para quem deseja curtir um mar mais calmo e com poucas ondas.

Itacimirim possui diversas pequenas praias, o que localiza melhor o turista que chega por aqui. A Praia das Ondas é a mais central e popular. O nome foi dado, provavelmente, devido ser a parte do litoral com ondas mais fortes.

Em seguida temos a Praia do Porto, que é a mais desértica de Itacimirim. Aqui você não encontra barracas de praia, deixando o cenário ainda mais rústico e tranquilo. Há pouquíssimos banhistas nessa região.

Depois temos a Praia da Espera, que tem o mar mais calmo de Itacimirim. Daqui é possível ver quase toda a extensão do litoral, formando um cenário único com coqueirais e amendoeiras. Para quem viaja com crianças esse é o melhor ponto da Praia de Itacimirim. Aqui você encontra muitas piscinas naturais. É também o point para quem gosta de mergulho.

VOCÊ ESTÁ LENDO UM GUIA SOBRE AS MELHORES PRAIAS DA PRAIA DO FORTE. COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO COM SEUS AMIGOS DO FACEBOOK E TWITTER!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Quando visitar as melhores praias da Praia do Forte e região?

As melhores praias da Praia do Forte são atrativas o ano inteiro! Dá para curtir todo o litoral sem preocupação.

No entanto, há períodos com mais incidência de chuvas e turistas, o que ajuda a definir se será bom ou não para você.

Entre abril e julho, por exemplo, chove com mais frequência por aqui, o que pode comprometer alguns dos seus passeios, principalmente os mergulhos. O mar fica mais escuro e agitado, não gerando uma boa visibilidade.

Já entre julho e outubro acontece a observação das Baleias Jubarte, o que é um ótimo período para quem quer viajar com as crianças.

No verão, entre dezembro e março, é o período onde há o maior número de turistas nas três praias. Se você quer evitar locais mais cheios, deve evitar as praias nessa época. Também é quando os preços aumentam um pouco mais.

Escolha a melhor época do ano para você conhecer as melhores praias da Praia do Forte e visite cada um dos pontos citados neste post.

Foto orla da Praia de Itacimirim, BA.

A belíssima Praia de Itacimirim, um dos destinos deliciosos para curtir pertinho de Salvador, Bahia.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Onde ficar

As opções de hospedagem são muitas para qualquer uma das melhores praias da Praia do Forte. Para quem está em Salvador, dá para fazer um bate-volta tranquilamente para os três destinos que deixamos aqui no post.

É possível pegar ônibus na Rodoviária de Salvador e o trajeto dura de 1 a 3 horas, dependendo do horário e da praia que você escolheu visitar. Além dos ônibus executivos, ainda tem as opções de vans alternativas, que também saem da rodoviária e custam bem menos. Para quem busca carro com aplicativo, precisa desembolsar cerca de R$ 150,00 para uma pequena viagem dessas.

Foto Praia do Forte, BA.

A bela Praia do Forte, com águas calmas e cenário cercado de coqueiros, ideal para as férias na Bahia.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Aos que querem ficar mais de um dia, além das casas de veraneio – que são mais comuns por aqui – você ainda encontra algumas poucas pousadas. Na Praia do Forte também há a opção de um resort luxuoso para quem busca mais conforto para as férias.

O que achou das dicas sobre as melhores praias da Praia do Forte? Aproveita e compartilha este post em suas redes sociais e convida seus amigos para visitar o destino!

 

Além de conhecer as melhores praias da Praia do Forte, você pode aproveitar ainda mais a viagem com outras opções de passeio no destino. Veja mais posts do nosso blog:

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 22 de dezembro de 2019