Melhores Piscinas Naturais da Praia do Forte

Avalie este artigo

São 14 quilômetros de extensão que compreendem a Praia do Forte, em Mata de São João (BA). A antiga vila de pescadores e comunidade hippie da Linha Verde, se tornou um dos destinos de finais de semana mais procurados por turistas e, até mesmo, por moradores de Salvador e redondezas.

E quem vem por esses lados pode conhecer além das pequenas praias e do Projeto Tamar – que está instalado aqui desde os anos 80 e se tornou um cartão-postal do destino -. A Praia do Forte tem algumas das piscinas naturais mais bonitas da Bahia. E foi por isso que preparamos a lista abaixo com as informações que você precisa para conhecer cada cantinho desse destino.

Veja quais são as melhores piscinas naturais da Praia do Forte e o que fazer para curtir cada uma delas!

Reserve seu Hotel em Praia do Forte

Foto Praia do Forte, BA.

A bela Praia do Forte, com águas calmas e cenário cercado de coqueiros, ideal para as férias na Bahia.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Quando aproveitar as melhores piscinas naturais da Praia do Forte?

A Praia do Forte é um destino para o ano inteiro. No entanto, entre os meses de abril e julho chove bastante na Bahia e você pode, neste caso, não ter muitos dias de sol.

No verão é a melhor época para conhecer as melhores piscinas naturais da Praia do Forte, quando o assunto é dias de sol. No entanto, é a época onde o destino fica mais cheio e os preços dos serviços aumenta consideravelmente.

Outra vantagem de visitar a Praia do Forte no verão é curtir bastante. Essa parte do litoral recebe muitos eventos entre dezembro e março, ideal para quem gosta de balada.

Entre julho e outubro acontece a visitação das baleias jubarte, o que permite a observação dos animais. Para quem viaja com crianças é uma época maravilhosa. Além de curtir as melhores piscinas naturais da Praia do Forte, você ainda tem uma atração extra para os pequenos.

A Praia do Forte é um dos melhores destinos de final de semana na Bahia.
Foto: Ricardo Júnior

Reserve agora seu hotel ou pousada na Praia do Forte!

Melhores piscinas naturais da Praia do Forte

Abaixo, listamos as melhores piscinas naturais da Praia do Forte e que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Piscinas naturais do Papa Gente

Foto paradisíacas piscinas naturais de Papa Gente, Praia do Forte, BA.

As paradisíacas piscinas naturais de Papa Gente são perfeitas para aquele mergulho e relax total nas férias na Praia do Forte, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Visíveis apenas na maré baixa, as duas piscinas da Praia do Papa Gente são as mais conhecidas na Praia do Forte.

É preciso fazer uma caminhada de cerca de 1,5 quilômetros a partir do Projeto Tamar. O acesso é bastante simplificado, mas caso tenha um veículo com tração nas quatro rodas, é possível ir grande parte do trajeto.

No local não há barracas, apenas alguns vendedores ambulantes. Dá para alugar snorkel e máscaras para quem quer praticar mergulho. Uma das piscinas tem 3 metros de profundidade e a outra cerca de 6 metros de profundidade, dando para fazer observação de peixinhos em ambas.

Veja dicas sobre o que fazer e onde ir na Praia do Forte

Piscinas naturais da Praia do Lorde

blank

As piscinas naturais da Praia do Lorde são mais rasas e indicadas para crianças.

A Praia do Lorde fica a cerca de 10 minutos do centro da Praia do Forte e logo após a Praia Pedra do Chapéu.

Esta é uma praia muito bonita, com cenário bastante natural. No entanto, não há tanta estrutura. Você encontra poucas barracas e alguns restaurantes de comida caseira. O suficiente para passar o dia, mas nada elaborado.

Daqui das barracas é possível alugar equipamentos de mergulho, como o snorkel e também guarda-sol e cadeira para aproveitar a brisa do litoral.

Assim como nas piscinas de Papa Gente, as piscinas naturais da Praia do Lorde são visíveis e acessíveis apenas na maré baixa.

As piscinas daqui são muito rasinhas, perfeitas para quem está com crianças e pessoas de baixa mobilidade.

Veja mais fotos da Praia do Forte (BA)

Aproveitando mais a Praia do Forte

Além de curtir as melhores piscinas naturais da Praia do Forte, você pode aproveitar o passeio para conhecer outros pontos turísticos da região.

Projeto Tamar

A sede do Projeto Tamar da Praia do Forte é uma das mais famosas do Brasil. Aqui são preservadas quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas presentes na costa brasileira.

O local possui uma série de atividades para o visitante, que inclui um museu, observação das tartarugas, aulas, restaurante e lojinhas para quem quiser levar lembrancinhas para parentes e amigos queridos.

blank

O Projeto Tamar da Praia do Forte é um dos mais importantes do Brasil.

Veja imagens em 360° da Praia do Forte

Observação das Baleias Jubarte

Como citamos no início do post, a observação das baleias Jubarte acontece sempre entre julho e outubro.

O passeio é feito por guias exclusivos do Instituto da Baleia Jubarte, localizado na vila da Praia do Forte. Além de serem os únicos credenciados para a realização do trajeto, os guias são biólogos por formação, que explicam mais sobre a espécie, cuidados, preservação, etc.

Todo o percurso, observação e palestra dos biólogos dura em média quatro horas.

Você está lendo um guia com as Melhores Piscinas Naturais da Praia do Forte. O que acha de compartilhar este conteúdo com seus amigos do Facebook e Twitter?

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Expedição terra e mar até Imbassaí

Da Praia do Forte é possível fazer um passeio muito agradável até Imbassaí – praia vizinha, também pertencente ao município de Mata de São João, na Bahia -. O trajeto é feito primeiramente por terra, onde o turista faz um percurso de 20 minutos, aproximadamente, de jipe até a Vila do Diogo. Depois é preciso pegar uma canoa até Imbassaí.

Entre um trajeto e outro dá para fazer paradas, conhecer mais das pequenas vilas locais, experimentar mais da culinária local e aproveitar o cenário para guardar muitas fotos.

blank

Aproveite para fazer a expedição da Praia do Forte até a Praia de Imbassaí.
Foto: Ricardo Junior

Reserva de Sapiranga

A Reserva de Sapiranga guarda 500 hectares de Mata Atlântica totalmente preservada. Aqui é possível explorar mais a vegetação, conhecer espécies da flora e fauna e visitar um manguezal.

Dentro da reserva também é possível encontrar um museu e uma biblioteca para que você aprenda ainda mais. É um passeio incrível para quem gosta de natureza.

Castelo Garcia D’Ávila

O Castelo Garcia D’Ávila foi uma edificação militar de Portugal, datada de 1549. Atualmente as ruinas servem para visitação de turistas e cenários para festas – como casamentos – assim como ensaios fotográficos.

Além dos castelo, no local há a Capela de Nossa Senhora da Conceição e um museu. Este é um dos castelos medievais brasileiros que você precisa conhecer.

Reserve seu Hotel em Praia do Forte

blank

O Castelo Garcia D’ÁVila foi construído em 1549.
Foto: Ricardo Junior

Veja a galeria de fotos do Castelo Garcia D’Ávila

Praias

O município de Mata de São João é repleto de praias bonitas e que valem a pena visitar enquanto você está apor aqui. Já falamos da praia central da vila (Praia do Forte), da Praia de Imbassaí, Praia do Lorde e Praia do Papa Gente.

Além dessas, você pode ir até a Praia da Itacimirim, que possui algumas enseadas lindas para visitação.

 

Você gostou de conhecer mais um pouco sobre as melhores piscinas naturais da Praia do Forte? Então aproveite para ler também outros conteúdos sobre esse destino e curtir muito mais as suas próximas férias por aqui!

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 25 de novembro de 2019


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.