GAROPABA – O Que Fazer, Dicas e Fotos

5/5 - (1 vote)

A pequena e charmosa Praia de Garopaba fica no Sul do Brasil, na cidade de mesmo nome. Está entre as famosas cidades catarinenses que se sobressaem pela beleza natural, praias e ecoturismo.

E são justamente esses atrativos que tornaram Garopaba um dos destinos preferidos dos sulistas durante o verão. Quem chega aqui tanto vem de Santa Catarina, como do Rio Grande do Sul, visto a proximidade com esse estado.

Há muito o que ver e fazer por aqui! E para mostrar isso, a gente separou algumas dicas neste post para você! Descubra um pouco mais sobre Garopaba e seus atrativos!

Reserve seu Hotel em Garopaba

O que saber antes de conhecer a Praia de Garopaba

Antes de arrumar a mala é preciso ter um roteiro de viagem prontinho. Apesar de pequena, Garopaba tem muito o que oferecer aos seus visitantes.

Como Chegar

A única forma que você tem de chegar em Garopaba é por terra. O aeroporto mais próximo da cidade é o Hercílio Luz, na capital, Florianópolis.

De carro ou através de transfer por agências de turismo, você deve seguir pela BR 101 até o Km 274 e pegar a SC 434 até Garopaba. Todo o trajeto tem 102 quilômetros e pode ser feito entre 1 e 2 horas.

De ônibus você pode optar por linhas da Itapemirim e da Catarinense que chegam até aqui sem problemas. Há linhas saindo de todo o estado e também de Porto Alegre.

Descubra outras formas de COMO CHEGAR em GAROPABA

Onde ficar em Garopaba

As acomodações para o verão são muitas em Garopaba. Apartamentos, pousadas, hotéis ou casas ficam à disposição.

A locação de casas para temporada de verão tem sido uma escolha cada vez mais frequente. No entanto, a cidade não deixa nada a desejar em estrutura hoteleira.

Você vai encontrar muitas hospedarias estilosas e para todos os gostos, como a Pousada Arthemis, o Hotel Garopaba e o Camping Garopaba LTDA.

RESERVE seu HOTEL ou POUSADA em GAROPABA com preços de diárias especiais.

O que fazer em Garopaba

Como citamos antes, as atrações são muitas por aqui! A gente destacou aqueles passeios que não dá para deixar de fora, mesmo que seu tempo seja mais curtinho na cidade.

Trilhas

As trilhas são muito comuns nas praias da região sul. Em Garopaba não é diferente. Há diversas delas.

As trilhas atraem turistas apaixonados por aventuras e, até mesmo, aqueles aventureiros que nunca encararam uma trilha de verdade.

A Trilha da Pedra Branca tem acesso pela Rodovia SC 434 e a entrada fica logo após da Ponte da Encantada. O percurso é fácil durante quase todo o trajeto. Somente no final da caminhada que há alguns obstáculos. Ela pode ser feita em aproximadamente 2 horas.

No final da trilha você encontra um mirante, que dá para observar Garopaba, Imbituba e outras praias da redondeza.

A Praia do Rosa é cerca de costões rochosos e muita natureza, o que a deixa tranquila e quase selvagem, em Imbituba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Trilha da Esfinge te leva da Praia da Silveira até a Praia Central de Garopaba. São 8 quilômetros de caminhada e o trajeto pode durar o dia inteiro. O trajeto também é um pouco simples – apesar de longo – mas com alguns obstáculos pelo caminho.

O nome da trilha se dá porque há um monumento com o mesmo nome que pode ser observado no caminho. A Pedra da Esfinge é uma das paradas para quem encara essa trilha.

São 9 metros de altura com algumas inscrições rupestres, piscinas naturais, entre outros atrativos. Para fazer a trilha é preciso um guia. Há diversas empresas no centro de Garopaba que vem esse passeio.

A Trilha da Vigia fica entre praias da Preguiça, ou Praia da Vigia e a praia do Silveira. A trilha é curta, mas o trajeto pode levar até 3 horas devido as paradas para conhecer a região.

Diferente das outras trilhas que citamos até agora, essa é bem cansativa, pois passa por alguns pontos de acessibilidade bem limitada.

12 MELHORES PRAIAS DE SANTA CATARINA – Dicas e Fotos

Cachoeiras

Em Garopaba não tem só água de mar, a água doce também tem sua vez. Existem belas quedas d’água muito apreciadas.

A Cascata Encantada é uma das mais conhecidas e fica entre Garopaba e Imbituba. Você visita e desfruta de uma estrutura ótima, com restaurante, espaço para fazer churrasco e até playground para as crianças. Custa R$ 15,00 por pessoa (valor para março de 2020).

A Cachoeira do Siriú já tem uma estrutura menor. É uma cachoeira pequena, mas dá uma delícia de banho Fica perto da Praia de Siriú.

Outra muito conhecida é a Cachoeira do Macuco. Ela fica cerca de 5 quilômetros do centro de Garopaba e tem uma estrutura muito completa. Há piscinas, restaurante, tirolesa, escalada por paredão, entre outros atrativos. O valor da entrada é R$ 15,00 (valor para março de 2020).

VOCÊ ESTÁ LENDO UM GUIA SOBRE GAROPABA (SC). COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO COM SEUS AMIGOS DO FACEBOOK E TWITTER!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Morro da Embratel

O Morro da Embratel tornou-se uma parada obrigatória para todo turista que vem até Garopaba. Daqui é possível ver toda a região, inclusive as praias. O acesso é fácil e pode ser visitado a qualquer hora.

Ele está cerca de 3 quilômetros do centro, próximo às Dunas do Siriú. A subida pode ser realizada de carro ou a pé. Você ainda vai encontrar algumas empresas de voo livre oferecendo a descida. Outra atividade comum por aqui é piquenique. É fácil encontrar grupos se reunindo para admirar a vista, trocar uma boa conversa e petiscar.

Igreja Matriz São Joaquim

É uma construção que tem a característica açoriana, guardando os traços dos antepassados de Garopaba.

A Igreja Matriz São Joaquim fica no centro da cidade em frente ao mar. Ela tem horários visitas que variam de épocas para épocas. É bem importante você consultar na recepção do seu hotel quando a igreja estará aberta.

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Bem no centro histórico de Garopaba, perto do mar, você encontra a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

O que mais envolve e encanta os visitantes é a simplicidade e a paz que há por aqui. O acesso é por uma escadaria, mas dá para encarar sem dificuldades.

A gruta faz parte da história de Garopaba de uma forma bem especial. Foi ao redor dela que a outras edificações foram erguidas e a cidade se desenvolveu.

blank

Gastronomia

Os frutos do mar são os mais consumidos por aqui. No entanto, a gastronomia em Garopaba é bastante diversificada. Há restaurantes com pratos típicos de diversas cozinhas: brasileira, árabe, italiana, etc.

Baleias-francas

O avistamento das baleias-francas é o que atrai mais turistas para Garopaba nos meses de inverno. Elas geralmente estão por aqui entre junho e setembro.

As baleias-mães procuram estas águas para darem a luz longe de prováveis predadores. E isso se tornou um grande atrativo para os visitantes.

A Praia da Gamboa é o local mais certo para avistá-las. Na época, barcos cadastrados pela APA levam turistas para ver as baleias mais de perto.

Principais Praias de Garopaba

Garopaba tem 9 praias, cada uma com sua particularidade.

Praia de Garopaba ou Praia Central

É a que tem maior extensão de areia. Por ficar no centro da cidade, é onde você encontrará o maior número de residências, além do comercio muito bem estruturado.

blank

Praia Central de Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O mar daqui é adequado para nadar, pois tem águas calmas, mas bem frias. No verão é o ponto com maior volume de turistas.

Atividades como caminhada e corrida são muito praticadas nessa região. Você também encontra pontos com grupos de stand up paddlle e surfe.

Top 10 POUSADAS PÉ NA AREIA na PRAIA DO ROSA (SC)

Praia da Silveira

É uma praia de mar aberto, portanto águas geladas e com ondas altas. A Praia da Silveira é muito boa para praticar surfe, mas só é indicada para os mais experientes, devido as forças das ondas.

Não há estrutura por aqui, inclusive sinal de celular. Para conhecer leve tudo que precisa para passar o dia. O motivo de muitos irem até esta praia é a natureza belíssima em seu entorno.  A orla é de areia grossa e o mar de águas muito limpas.

Veja nossa Galera de fotos 360º de Garopaba

Praia da Ferrugem

É uma das melhores praias de Garopaba. A infraestrutura não é das mais avançadas, mas é o suficiente para passar o dia. Tem alguns poucos bares e restaurantes pequenos.

O lado mais apreciado é o direito, onde está a barra da Lagoa da Ferrugem. Este trecho é lindo mesmo. A água do mar é geladinha e meio turva.

Para quem surfa a Praia da Ferrugem é um ótimo ponto. Além do mar atrativo, é comum ver uma galera mais jovem pela região.

Foto lado esquerdo da Praia da Ferrugem, em Garopaba, SC.

Lado esquerdo da Praia da Ferrugem é point de surf e da galera jovem, em Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia da Gamboa

A Praia da Gamboa tem uma paisagem mais natural e mar aberto. Ela também é apontada como um dos melhores lugares para surfar em Garopaba.

Próximo daqui você encontra uma comunidade de pescadores. Para quem gosta de vivenciar uma experiência bastante rústica, esse é o melhor ponto.

Descubra mais dicas sobre as Praias de Garopaba

Praia do Siriú

Aqui estão as Dunas do Siriú, onde o divertimento é praticar sandboard. Bem similar ao esquibunda praticando no Nordeste, no sandboard você desce uma duna sobre uma prancha de surfe.

blank

Na região da Praia do Siriú você também encontra a Lagoa do Rio Siriú e a Cachoeira do Siriú, que vale a pena conhecer.

blank

Um atrativo a mais é o ponto de desague do Rio Siriú, que se dá na praia, promovendo um encontro com o mar e formando uma lagoa na área da foz. A estrutura é válida, apesar de pequena. Há restaurantes que servem petiscos e bebidas para os visitantes.

Praia da Barra

É um tanto isolada, com uma natureza mais intocada, formando o cenário da região.

O mar bravo é bastante convidativo para quem gosta de surfe ou para os mais aventureiros que encaram ondas fortes.

Reserve seu Hotel em Garopaba

blank

Praia da Barra, em Garopaba, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem quer mais tranquilidade, na região você encontra uma piscina natural formada pelo desague de um riachozinho no mar.

Não é uma praia badalada e isso a torna perfeita para o relaxamento junto à natureza.

Praia do Vigia ou Praia da Preguiça

Recebe muitos turistas no verão. Essa praia é conhecida por seu mar limpo e calmo e com paisagens divinas que a rodeiam.

Não tem muita badalação. É bem adequada ao descanso do dia a dia e para relaxar. Uma estrutura comercial bem próxima, faz com que seja ideal para famílias em férias.

Descubra mais sobre Garopaba em outros posts do nosso blog!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 20 de maio de 2020


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.