PRAIA DE TAMBABA, CONDE (PB): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

Com 117 km de costa, a Paraíba acaba escondida entre os outros estados do Nordeste mais famosos como destinos de verão. Mas não devia: o litoral paraibano é tão belo quanto os vizinhos e reserva muitas pérolas ainda pouco exploradas pelo turismo nacional. E apenas os adeptos do contato máximo com a natureza podem conhecer uma delas: a Praia de Tambaba, em Conde – um pequeno município de 23 mil habitantes, mas repleto de belezas naturais.

A Praia de Tambaba é para o naturismo, considerada a primeira do tipo no Nordeste. Ou seja, apenas os adeptos da prática naturista podem frequentar: é preciso tirar a roupa inteira e ficar como veio ao mundo para estar lá.

Repleta de mata nativa e de rochas ao seu redor e dentro do mar, o local tem um cenário de tirar o fôlego para aqueles que perdem a vergonha e aceitam ficar nus. E pode ter certeza que o visual compensa – vai se encontrar em uma das praias mais lindas da Paraíba.

Graças à reportagens em canais de televisão, Tambaba ganhou certa notoriedade e é considerada por alguns a praia de nudismo mais famosa do país.

Em geral, praias de naturismo estão mesmo entre as mais belas. Todo o conceito da prática naturista está no contato máximo com a natureza, e nada melhor para isso do que em um local preservado, intocado, e com rico ecossistema.

A Praia de Tambaba se encaixa nisso, muito graças ao litoral paraibano ainda pouco explorado em comparação a outros estados nordestinos. E ajuda muito que a cidade de Conde seja privilegiada, contando com uma belíssima costa – entre as melhores da Paraíba e já descoberta por muitos dos moradores de João Pessoa para finais de semana e feriados prolongados.

Então confira algumas dicas sobre a visita à Praia de Tambaba enquanto arruma as malas!

Como chegar à Praia de Tambaba

O litoral da Paraíba é o terceiro menor entre todos os estados brasileiros com saída para o mar. Se isso pode parecer ruim por um lado, por outro facilita o acesso a todas as suas praias a partir da capital João Pessoa. Afinal, a maior cidade paraibana está a apenas 118 km (ou uma hora e meia de carro) da divisa partindo costa acima até o Rio Grande do Norte; e 74 km (uma hora de estrada) ao sul com Pernambuco.

Assim, para chegar na Praia de Tambaba vindo de João Pessoa, não há mistério. Partindo do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares basta seguir pelas rodovias BR 230, BR 101 e PB 018 até a entrada de Conde – são apenas 45 km.

A partir dali, seguindo a PB 008 chega-se ao começo da praia de nudismo, onde basta pegar o caminho local para alcançar a costa.

Veja mais praias de Conde para conhecer

Quem não vai dirigindo pode tomar um ônibus em João Pessoa até Jacumã, em Conde. De lá saem outros transportes públicos e vans até Tambaba regularmente – não fica longe.

Outra opção é partir de Recife, que fica a 110 km de Conde. É uma viagem de menos de duas horas pela BR 101 e PB 018. Quem vai de ônibus pode pegar qualquer um até João Pessoa e pedir para descer na entrada de Conde, onde existem opções de transporte até a Praia de Tambaba.

O que fazer na Praia de Tambaba

Com a vegetação nativa, as formações rochosas e as falésias, dá para imaginar porque Tambaba é considerada uma das mais belas praias não só de Conde, mas de toda a Paraíba.

Então tirar a roupa e aproveitar o contato com a natureza ao natural é realmente a melhor coisa a se fazer por lá. A sensação de liberdade e de poder relaxar e repor as energias em um cenário exuberante sem maiores preocupações com a vida – é o que a maioria dos turistas busca no local.

O mar é agitado, mas existem piscinas naturais entre as pedras muito boas para o banho.

Você está conferindo dicas da PRAIA DE TAMBABA, CONDE (PB): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos e a família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A praia naturista de Tambaba é dividida em duas partes. Por conta da imensa beleza natural, há um pequeno pedaço em que não é permitido ficar nu: esse canto possui algumas pedras e piscinas naturais de águas cristalinas. É um bom local para apreciar a região se não gosta da ideia de fazer nudismo. Já do outro lado é literalmente obrigatório o naturismo. Há um posto de fiscalização para garantir que não passem os espertinhos que querem conhecer o local sem seguir as regras. São 300 metros de faixa de areia, aproximadamente, aos naturistas por ali.

Por falar nisso, a Praia de Tambaba tem algumas regras. As principais são as básicas de toda praia de nudismo. O bom senso ao interagir com outros naturistas (não fique encarando ninguém, por exemplo); a intolerância com qualquer tipo de prática sexual; e nada de fotos ou vídeos.

O naturismo tem como essência a liberdade e o estado natural em que o ser humano veio ao mundo – não há nada de sexo envolvido.

Outra regra em Tambaba: não podem entrar homens sozinhos. Ou seja, é preciso estar com alguma mulher para poder ficar na praia. De toda forma, são condutas bastante aceitáveis, e quem deseja conhecer esse pedaço de paraíso no litoral nordestino não vê problema algum em seguir tudo ao pé da letra. A paisagem vale a pena, com certeza.

Veja as 7 MELHORES PRAIAS da PARAÍBA

A Praia de Tambaba possui outras atrações além do nudismo e do ambiente. Há o Mirante do Castelo da Princesa, com 60 metros de altura e uma vista panorâmica deslumbrante para os arredores – ele ganhou esse nome pela formação lembrar uma torre.

Outra opção é fazer as trilhas para outras praias próximas e escondidas, quase intocadas, como Marcelia e Arapuca.

A estrutura ao redor de Tambaba é ótima, com opções de bares, restaurantes e hospedagem.

E em vez de ficar apenas imaginando que tal curtir as melhores fotos da Praia de Tambaba clicando aqui?

Foto orla Praia de Tambaba, PB.

A bela orla da Praia de Tambaba vista a partir do Mirante, em Conde, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto Praia de Tambaba, PB.

As pedras no mar formam deliciosas piscinas naturais na baixa temporada, na Praia de Tambaba, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto Praia de Tambaba, PB.

A Praia de Tambaba é dividida em duas partes: de um lado o nudismo é obrigatório. Do outro, dá pra curtir o cenário sem praticar naturismo.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Onde ficar em Conde

Para quem deseja se hospedar o mais perto possível da praia, a melhor opção é a Pousada Naturista de Tambaba. Ela é a única hospedagem efetivamente dentro da área de naturismo, e fica de frente para o mar.

A grande vantagem dela, além da proximidade ao destino final da viagem, é o clima intimista que possui. Totalmente reservada e tranquila em um cenário paradisíaco. As acomodações são oito chalés de madeira, bem rústicos, e com a vantagem de acordar e já poder dar um mergulho.

Outra alternativa no clima de naturismo da Praia de Tambaba por ali perto é a Pousada Villamor, que fica na vizinha Praia de Coqueirinho, a apenas 5 km de distância.

Ao contrário da anterior, esta não aceita a presença de crianças e oferece atrativos mais adultos. Salão de jogos, piscina, hidromassagem, sauna e bar estão entre as comodidades para quem quer um pouco mais de conforto e sofisticação na viagem.

Há aqueles que mesmo na vontade de visitar a Praia de Tambaba preferem ficar em hotel. E uma boa pedida é o Jacumã’s Lodge Hotel, a 10 km de lá, com muita vida boa para os hóspedes.

Aconchegante e na beira da praia de mesmo nome do bairro, o estabelecimento oferece piscinas para adultos e crianças quase na areia, com direito a um deck e serviço de bar. E que tal uma sacada com rede e vista para o oceano? Não dá para relaxar mais, dá?

***
Na sua viagem ao belíssimo litoral paraibano você não pode deixar de passar pela Praia de Tambaba. Não apenas por ser pioneira, a primeira de naturismo do Nordeste, mas também por ser internacionalmente reconhecida como uma das melhores!

A estrutura é boa e o contato com a natureza compensa. É só perder a timidez, tirar as roupas e curtir o mar! Que tal?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  01 de Maio de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site