AS 7 MELHORES PRAIAS DA PARAÍBA – Dicas e Fotos

Avalie este artigo

A Paraíba além de ser considerado centro cultural, histórico e gastronômico, é também uma região privilegiada pelas belezas naturais. As praias se destacam pelas falésias, piscinas naturais, mangues, cânions e rochas Algumas são entrecortadas por rios, o que contribui para passeios em jangadas ou prática de esportes náuticos. A turma do surf também encontra locais propícios para o esporte em algumas praias. A maior parte das praias são desertas a maior parte do ano, exceto na capital que a praia completamente estruturada recebe visitantes o ano todo. Selecionamos as 7 melhores praias do estado trilhando assim, um roteiro obrigatório de qualquer turista que pisa em território nordestino.

Reserve seu Hotel na Paraíba

1 – Tambaba – Conde – PBA praia é uma um achado da natureza com falésias, faixa de areia branca e pequena, coqueiros que propiciam uma boa sombra para descanso e vegetação de restinga. Apesar de nudista, a praia é democrática, pois no acesso principal, um trecho é reservado para quem prefere usar roupas de banho. Já no trecho nudista há um bar onde é possível comer uns bons petiscos e bebericar refrescos. Antes mesmo da praia ser oficialmente conhecida como naturista, as pessoas já aderiam a essa prática na paisagem selvagem.

Imensas falésias formam o belo cenário da praia de Tambaba. O lado direito é restrito aos praticantes do naturismo. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imensas falésias formam o belo cenário da praia de Tambaba. O lado direito é restrito aos praticantes do naturismo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2 – Coqueirinho – Conde – PB

A praia do Coqueirinho é rodeada de falésias, cânions, rochas e água doce cristalina. É menos isolada do que a vizinha Tambaba. Aos finais de semana, os visitantes se divertem nos quiosques com a descontração do ambiente que oferece música ao vivo e deliciosas comidas típicas da região. Durante a semana, as praias ficam menos movimentadas, por isso é o melhor período para ouvir o som do mar sobre as rochas e se deleitar nas sombras dos coqueirais.

A praia de Coqueirinho costuma ficar tranquila durante a semana. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A praia de Coqueirinho costuma ficar tranquila durante a semana.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3 – Tabatinga – Conde – PB

As falésias, recifes, coqueiros e enseadas contribuem para deixar a praia ainda mais bela. A praia é conhecida por abrigar uma incrível diversidade dos ecossistemas. As falésias embelezam o ambiente, as ondas fortes e fracas se encontram no mar permitindo uma vista e tanto para os turistas. Os visitantes podem optar por mergulhar nas águas doces e mornas entre recifes de corais. Para os adeptos de caminhadas, vale um passeio para admirar a vista panorâmica.

A Praia Tabatinga oferece pouca estrutura e uma bela paisagem com falésias, coqueiros, águas mornas e recifes. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia Tabatinga oferece pouca estrutura e uma bela paisagem com falésias, coqueiros, águas mornas e recifes.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4 – Tambaú – João Pessoa – PB

De extensão mediana, a praia possui areia fina, mar calmo, quiosques no calçadão e coqueiros. Esta é uma das praias mais visitadas por turistas e nativos, especialmente na alta temporada quando o calor torna o banho de mar a única forma para se refrescar. Para apreciar a praia mais deserta, deve-se ir fora de temporada. As condições da água são ideais para passeios de caiaque e vela, além de outros esportes náuticos. A feirinha de Artesanato fica logo à frente.

Com calçadão e quiosques a praia de Tambaú costuma ficar lotada durante o dia e a noite próximo a feirinha de artesanato. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Com calçadão e quiosques a praia de Tambaú costuma ficar lotada durante o dia e a noite próximo a feirinha de artesanato.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5 – Praia do Bessa – João Pessoa – PB

Cercada por coqueiros e vegetação típica de restinga, esta praia oferece aulas de surf e kitesurf para os interessados em realizar a prática nas águas refrescantes. Costuma ficar lotada de turistas no verão e recebe moradores o ano todo que apreciam a infraestrutura dos bares a beira-mar. Algumas casas de veraneio ficam na orla, assim como restaurantes que servem caprichados pratos da culinária regional. As pequenas ondas podem ficar agitadas quando venta, atraindo assim a turma do surf.

A praia do Bessa é a mais bonita da orla urbana, com restinga e coqueiros - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A praia do Bessa é a mais bonita da orla urbana, com restinga e coqueiros.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

6 – Intermares – Cabedelo – PB

A praia Intermares recebe quase que diariamente praticantes do surf, windsurf, kitsurf e pesca esportiva que se aventuram nas boas ondas. De tempos em tempos ocorre a desova de tartarugas ali. Devido ao vai e vem de pessoas, é considerada uma praia movimentada. A faixa de areia dourada e fofa combina com o mar agitado de águas claras. O visual fica ainda mais deslumbrante devido à presença de coqueiros e vegetação nativa.

Reduto de surfistas por ser a única da região com boas ondas a praia de Intermares tem calçadão, restinga e coqueiros. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Reduto de surfistas por ser a única da região com boas ondas a praia de Intermares tem calçadão, restinga e coqueiros.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7 – Barra de Camaratuba – Baía da Traição – PB

A Praia Barra de Caramatuba abriga ondas fortes que atraem surfistas e oferece ótimas opções de restaurantes e hospedagem. Fica próximo a uma aldeia de pescadores permeada por ruas de areia e coqueiros que tornam o ambiente ainda mais bucólico. A foz do Rio Camaratuba corta ali próximo, permitindo travessia de balsas pelo entorno em contato com fauna, flora e aldeias potiguaras. O acesso complicado se dá por trilha a pé, 4×4 ou bugue.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Andrea Nunez Fotos:  Ricardo Junior 07 de outubro de 2019


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.