PRAIA DE CAMBOINHAS (Niterói): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Avalie este artigo

Muita gente não imagina que logo ao lado do Rio de Janeiro haja outra cidade com inúmeras belezas e atrativos para o turismo. Longe da fama da Cidade Maravilhosa, ao menos para quem não é carioca, o litoral de Niterói faz da vizinha uma excelente opção para aproveitar o sol e o mar nas férias, em finais de semana ou feriados. A Praia de Camboinhas está entre suas principais e atrai banhistas sempre que o tempo esquenta por lá.

A Praia de Camboinhas fica na região oceânica de Niterói, já que a cidade também possui uma parte costeira na Baía de Guanabara – infelizmente, imprópria para banho por conta da poluição, embora sua orla seja muito bonita e bem cuidada.

Ela forma quase uma imagem espelhada da famosa Copacabana, com o mesmo ângulo em relação à entrada para a Baía.

Confira também o Guia Completo do RIO DE JANEIRO

Próxima à outras praias de mar aberto niteroienses, como Piratininga, Itaipu e Itacoatiara, é um refúgio frequente de moradores locais e também de cariocas nos finais de semana por conta da tranquilidade da região oceânica de lá.

Com sua bela orla (tanto a da Baía quanto a de mar aberto), Niterói ainda tem uma incrível vista para o Rio de Janeiro do outro lado – veja fotos aqui!

Foto vista de Niterói para o Rio de Janeiro

A maravilhosa vista do Rio de Janeiro a partir de Niterói, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Niterói é bastante visitada. Perde apenas para a capital e para Búzios em número de turistas recebidos no estado. E a Praia e o bairro de Camboinhas é um dos destinos mais famosos e procurados, pois é de classe média alta, com muitas casas para residentes fixos e outras para veraneio, com ótima infraestrutura.

Ficou curioso de ir pra lá? Então confira todas nossas dicas da Praia de Camboinhas.

Como chegar a Praia de Camboinhas

Por estar na cidade vizinha ao Rio de Janeiro, não é difícil chegar em Camboinhas.

A ligação para a capital é feita através da Ponte Rio-Niterói, que só costuma ficar um pouco engarrafada em horários de pico e vésperas de feriado. Por isso, fugindo disso não há muitos problemas para o traslado a partir dos aeroportos ou da zona sul ou centro carioca  – onde a maioria dos turistas se hospeda.

As distâncias não variam muito. Entre o Aeroporto Internacional do Galeão e a Praia de Camboinhas são cerca de 35 km. Vindo do Santos Dumont, que atende voos domésticos, são 32 km. Do centro do Rio são aproximadamente 30 km – enquanto de Copacabana, principal bairro da zona sul, são mais 38 km. Em geral, sem trânsito, os trajetos não passam de uma hora, seja de carro, táxi ou uber.

Que tal curtir mais fotos de Niterói enquanto planeja sua viagem? Clique aqui!

Para chegar a Niterói também há a opção de pegar a barca na Praça XV, que fica no centro do Rio. Embora a principal estação das Barcas SA na cidade seja na Praça Araribóia – onde há a famosa estátua do índio – existe uma alternativa melhor para quem vai até a região oceânica. A estação Charitas fica a apenas 6 km de Camboinhas, então vale mais a pena pegar a barca até ela e, de lá, um ônibus ao destino final.

O que fazer na Praia de Camboinhas

A Praia de Camboinhas pode ser considerada uma das melhores do RJ e de Niterói.

Seu batismo vem de um naufrágio: em 1958, o navio cargueiro de mesmo nome encalhou por ali, então parte da Praia de Itaipu. Nada que a Marinha brasileira fez conseguiu tirá-lo, e teve de ser desmontado no local. Até hoje alguns pedaços dele podem ser vistos na maré baixa, na altura do meio da faixa de areia.

A separação de Itaipu veio na construção de um canal artificial ligando a Lagoa de Itaipu ao mar, no fim da década de 70. Se até então a região era uma vila de pescadores, depois passou a ser alvo de empreendimentos imobiliários e ganhou notoriedade.

A Praia de Camboinhas tem 2,5 km de extensão, e a faixa de areia é razoavelmente curta. Suas águas costumam ser agitadas, com ondas fortes quebrando muitas vezes – mas existem períodos de calmaria.

Com um calçadão bem cuidado e uma área de restinga protegida, toda a orla é bastante agradável e bonita. São muitos os quiosques por ali, oferecendo de tudo aos banhistas, com destaques para os pratos de frutos do mar.

Não fique imaginando! Conheça Niterói em um tour virtual em 360 graus!

Também há estacionamentos disponíveis na região. Tudo é muito bem organizado em Camboinhas, e as ruas são limpas e arborizadas.

O programa mais comum para quem passa o dia na praia é apenas curtir o sol e o mar – quando não muito agitado – e aproveitar a tranquilidade do local. Com os comes e bebes dos quiosques, é possível relaxar e passar um tempo agradável por lá.

Você está conferindo dicas da PRAIA DE CAMBOINHAS (Niterói): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e bóra pra lá!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Mas é claro que Camboinhas conta com outras atrações. Uma das mais famosas por ali perto é o voo de parapente que sai do Parque da Cidade e plana sobre ela e outras praias oceânicas: Piratininga, Itaipu e Itacoatiara. Para aqueles que gostam de aventura, não têm medo de altura e pretendem ter outro ponto de vista das belezas do litoral de Niterói, definitivamente o passeio é imperdível.

Para quem procura uma visão panorâmica diferente, mas com menos emoção, vale a pena ir até o Mirante de Camboinhas. Ele tem fácil acesso e dá até para subir de carro – uma ideia é ficar para ver o pôr do sol exuberante por lá.

Ali do lado, entre Camboinhas e Piratininga, fica a paradisíaca Praia do Sossego, bem pequena e reservada. É preciso descer de trilha até ela, o que afasta muita gente e deixa o local bem tranquilo. Ainda bem intocada e de beleza ímpar, é uma excelente pedida para fugir do tumulto e curtir a natureza.

Antes parte da mesma faixa de areia, a Praia de Itaipu também merece a visita. Tem 1 km de extensão total e, o melhor, está sempre com mar calminho, sendo a mais adequada para um mergulho sem preocupações. Já a Lagoa tem grande beleza natural ao seu redor e é bem tranquila, mas infelizmente está imprópria para banho por conta da poluição. Ainda há o Mirante do Itaipu, com 15 minutos de subida para avistar as praias, lagoas e dunas da região.

Foto Praia de Camboinhas, RJ.

A bela orla da Praia de Camboinhas vista a partir do mirante. Um ótimo lugar para curtir o pôr do sol em Niterói, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto da paradisíaca Praia do Sossego, RJ.

A paradisíaca Praia do Sossego, ideal para quem curte natureza e mais tranquilidade, em Niterói, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto Praia de Itacoatiara, RJ.

A Praia de Itacoatiara, considerada uma das mais belas de Niterói, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Do outro lado de Camboinhas fica a Praia de Piratininga. Com 2,7 km de areia, ela fica dividida em duas partes. O Praião é melhor para o banho, com mar de ondas pequenas. A Prainha é onde está a Pedra da Baleia, ponto dentro da água onde jovens gostam de se reunir para mergulhar no oceano.

Completando o grupo das praias oceânicas de Niterói, depois de Itaipu vem Itacoatiara. Ela ficou famosa pelo Costão, onde grupos sobem de trilha para admirar o cenário deslumbrante lá de cima de todo o litoral. A praia em si é pequena, e o mar é propício para o surfe, reunindo muitos adeptos do esporte em suas ondas grandes. Entre ela e Itaipu há o Mirante do Morro da Andorinha com uma trilha bem tranquila para subir – e, segundo muitos, lá tem o melhor por do sol dos arredores.

Onde se hospedar em Niterói

A rede hoteleira de Niterói não é das maiores. Tudo porque a maioria dos turistas que visita a cidade o faz como uma parte da viagem ao Rio de Janeiro, por conta da proximidade, e acaba se hospedando na capital. No entanto, existem boas opções de hotéis e pousadas na Praia de Camboinhas – ou próximas dela.

Pertinho do Mirante, fica a Pousada Camboinhas BnB. Com terraço, bar e piscina ao ar livre, ainda tem vista para o mar em algumas das acomodações. Fica a poucos metros da praia e a apenas 1 km do Shopping Camboinhas, bem conhecido na região. A pousada é ótima pedida para casais.

Já do outro lado, mais perto de Itaipu, a Camboinhas Beach Pousada fica a 100 metros da areia e também oferece piscina aberta. É bastante sossegada, com opções de quartos para famílias completas. Quase à beira mar, facilita para aqueles que pretendem curtir muito a Praia de Camboinhas.

Aos que preferem ficar em hotel perto da Praia de Camboinhas, uma opção próxima é o Solar do Amanhecer. Ele fica em Charitas, a 5 km de distância de lá, perto da estação das Barcas e com uma belíssima vista para a Baía de Guanabara.

Por ser um bairro majoritariamente residencial, Camboinhas não possui hotéis – assim como as praias oceânicas ao redor. Então, outra alternativa pode ser alugar casas de temporada para curtir a região com tranquilidade e conforto. Que tal?

***
Curtiu as dicas da linda Praia de Camboinhas em Niterói? Então corre aprontar as malas e curtir a Cidade Maravilhosa e sua bela vizinha.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 03 de maio de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.