GUARDA DO EMBAÚ: refúgio de belezas naturais do litoral catarinense

Avalie este artigo

Quem pensa em viajar para o sul do País apenas para aproveitar os roteiros de inverno irá se surpreender ao conhecer o litoral de Santa Catarina e, em especial, Guarda do Embaú, a 44 km da capital Florianópolis, no município de Palhoça.

Guarda do Embaú é considerada uma das 12 praias mais bonitas de Santa Catarina, um pedaço do paraíso escondido no litoral, ao lado do Parque Estadual Serra do Tabuleiro, unidade de conservação brasileira de proteção à natureza local, com mar, rio, dunas de areias fininhas e muita vegetação nativa!

O nome Guarda do Embaú teria origem há séculos, quando um capitão perseguido por piratas enterrou naquela localidade seus tesouros guardados em um baú. Ao longo do tempo, a história foi ganhando novas versões e o nome da bela praia foi se modificando, de Guardados em Baú ao modo como é denominada atualmente.

A praia da Guarda do Embaú é um recanto belíssimo de tranquilidade e para chegar até lá é preciso atravessar o Rio da Madre, que pode ser feito a pé na maré baixa, com uma longa caminhada na água rasa, ou por barquinhos de pescadores que moram na vila e cobram uma taxa de R$ 2,00 por pessoa a cada trajeto.

Os barquinhos dos pescadores em Guarda do Embaú, Santa Catarina. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os barquinhos dos pescadores em Guarda do Embaú, Santa Catarina.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem gostar de um passeio de barco, o da Canoa Guerreira é uma ótima opção. Com duração de 2 horas o passeio percorre lindas paisagens pelo Rio da Guarda, além de parar numa praia deserta durante o trajeto.

Guarda do Embaú possui apenas 400 residentes fixos, sendo o mais famoso o ator e modelo Paulo Zulu, que escolheu residir e construir uma pousada na praia, a Zululand. Figura fácil de encontrar nas areias ou surfando.

Falando em surf, Guarda do Embaú tem um estilo alternativo pelas boas ondas que atraem muitos surfistas e pela beleza das praias e o charme das pousadas rústicas. Guarda mantém o clima de colônia de pescadores e não há grandes baladas noturnas, nem resorts e variedades de restaurantes requintados.

As praias de Guarda do Embaú são belas e com características diferentes.  Merecem destaque as praias da Guarda do Embaú, acessível depois de atravessar o rio da madre; a Prainha, deserta e preservada; e a Pedras Altas, frequentada pelos adeptos do naturismo.

Praia de Guarda do Embaú

Caminhando pela vila dos pescadores, logo se depara com a Praia Principal, que é a mais agitada e movimentada com quiosques e bares. É a praia preferida dos surfistas e divide a atenção dos banhistas com o Rio da Madre, também ótimo para banhos.

Praia do Evori

Localizada no meio da trilha entre o centrinho da vila e a Prainha, a Praia do Evori é concorrida na alta temporada e ganhou o nome devido ao Bar do Evori, que vendia pastéis e bebidas, mas agora está desativado pelas leis ambientes.

Prainha

A extensa faixa de areia deserta forma a Prainha, uma das mais tranquilas de Guarda de Embaú. O acesso é via trilhas partindo do canto norte da Praia Principal que passa pela praia do Evori ou pela trilha que leva a Pedra do Urubu.

Praia da Pinheira

Ideal para caminhadas na orla, a Praia da Pinheira tem a melhor infraestrutura da região. Reúne famílias por conta do mar calmo e pela venda de peixes e frutos do mar fresquinhos.

Praia de Cima

Continuação da praia da Pinheira, a Praia de Cima é considerada uma das mais bonitas da região, descortinando vista para o farol dos Naufragados, em Florianópolis, e das ilhas Três Irmãs.

Praia Pedras Altas

De acesso difícil, a Praia de Pedras Altas é frequentada por um público mais alternativo, os naturistas, que estão dispostos a encarar 6 km de estrada de chão a partir da Enseada do Brito até o local. É uma das praias mais lindas de Guarda do Embaú pela sua rusticidade e natureza intocada. Protegida por costões verdes e com muitas pedras, Pedras Altas é dividida em duas, cada orla com 100 metros, com águas calmas e cristalinas. Ao lado de Pedras Altas há uma fazenda de mariscos que vende (e serve) petiscos fresquinhos para quem está na praia.

Praia da Guarda do Embaú, em Guarda do Embaú, Palhoça, Santa Catarina. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia da Guarda do Embaú, em Guarda do Embaú, Palhoça, Santa Catarina.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Guarda do Embaú, além de ser uma praia com excelentes ondas, é opção certa para quem gosta de trekking e trilhas. A Pedra do Urubu é um ponto sensacional para ir, após a subida de cerca de 30 minutos, e onde há a melhor vista da Guarda do Embaú, da Ilha do Coral e região.

Caminhando pelas trilhas é possível encontrar cachoeiras que surpreendem por sua beleza, como a Cachoeira de Zanela, com queda de 8 metros de altura formando uma piscina natural que faz valer a pena os 40 minutos de caminhada em meio à vegetação.

Quem vai a região no inverno pode-se encantar com as baleias francas que vêm da Antártida para dar à luz a seus filhotes no litoral de Santa Catarina. Espetáculo da natureza, bem pertinho da costa.

Pensando em hospedagens, são muitas opções, como pousadas, chalés, casas de aluguel e campings. A alimentação é garantida por bons restaurantes para todos os gostos e bolsos. Na vila há muitas lojas de artigos de surf, artesanatos, além de barzinhos e algumas festas noturnas. Entre os meses de maio e julho há a Festa da Tainha, onde vale a pena experimentar este pescado típico da região.

Guarda do Embaú, basicamente, é daqueles pequenos e tranquilos lugares que você vai para esquecer-se da vida!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 24 de dezembro de 2014


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.