CARNAVAL EM RECIFE: dicas para curtir a folia do GALO DA MADRUGADA

Avalie este artigo

Uma das festas mais populares do mundo no Carnaval é o Galo Madrugada, que agita Recife arrastando multidões! Veja dicas e saiba tudo para curtir essa folia!

Veja outros Destinos de Carnaval no Brasil

Para muita gente no Brasil, o Carnaval é a data mais importante do ano. Quem gosta de festejar, de pular bastante ao som de marchas e sambas famosos, de se fantasiar e de se divertir o dia inteiro com amigos – velhos e novos – não perde por nada esse evento que é um dos maiores do mundo. E algumas cidades são reconhecidas pela grandeza e alegria de seus carnavais. E o Rio de Janeiro, Salvador e Recife certamente são as cidades mais badaladas e que mais recebem turistas nessa época especial.

Na capital pernambucana, há um motivo específico para atrair tanta atenção. Claro que as ruas do Recife Antigo e as ladeiras da vizinha Olinda contam por boa parte da fama que a cidade tem, mas é mesmo um bloco que mais atrai visitantes por lá. O Galo da Madrugada é conhecido nacional e internacionalmente, e gera manchetes todos os anos por sua imponência e animação – embora também algumas notícias menos legais sobre focos de violência, mas isso acontece em qualquer grande centro durante os dias de festa.

Como é o maior bloco do mundo – o Galo da Madrugada

A enorme fama do Galo da Madrugada se dá principalmente pela alcunha de maior bloco de Carnaval do mundo. Inicialmente o título foi auto concedido, mas já é reconhecido como tal pelo próprio Guinness Book, o Livro dos Recordes, desde 1995.

O Galo foi fundado em 1978 e costuma arrastar multidões acima dos dois milhões de pessoas todos os anos. E o recorde estimado é de cerca de 2,5 milhões nos anos de 2016, 2017 e 2018. Nada mal para curtir com tudo a maior folia da Terra, não é? O único “rival” carnavalesco que pode se comparar ao Galo, com números semelhantes, é o carioca Cordão do Bola Preta.

Confira também 10 destinos para fugir do Carnaval

O Galo da Madrugada sai todo sábado de Carnaval, o que em 2019 vai cair no dia 2 de março.

O bairro de São José fica bem pertinho do centro histórico da capital, o Recife Antigo, e também da badalada praia de Boa Viagem – que concentra os principais hotéis da cidade.

O percurso começa no Forte das Cinco Pontas, à beira do mar, e reúne não só uma multidão no asfalto como também inúmeros barcos no Rio Capibaribe, posicionados como verdadeiros camarotes para assistir tudo de maneira privilegiada – e sem ficar no meio do tumulto. E o símbolo maior sempre presente: o boneco gigante do Galo Maestro da Ponte, o mascote do bloco.

Durante o trajeto, o Galo da Madrugada passa por Travessa do Forte, Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto, Avenida Sul, Rua Saturnino de Brito, Rua do Muniz, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e Rua do Sol – nesta última acontece a dispersão do bloco ao fim.

Foto do rio Capibaribe, em Recife, PE.

Do Rio Capibaribe e todas as ruas do Centro Histórico ficam lotadas com a multidão que vai curtir o Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo! Em Recife, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A saída oficial costuma ser por cerca de 9h da manhã, mas os foliões já se reúnem pela concentração perto do Forte desde o amanhecer – alguns virados direto da noite de sexta.

Os trios elétricos seguem com tudo até às 18h, mas mesmo depois do pôr do sol muita gente ainda permanece por ali, ou o destino é algum dos muitos outros blocos e festas do Recife Antigo e da orla. Embora o frevo seja o ritmo favorito e original do Galo, a banda toca músicas bastante variadas, incluindo clássicos do Carnaval.

Fique atento com a segurança

Que o Galo da Madrugada apresenta alguns incidentes ao longo do seu percurso, que dura quase todo o sábado de Carnaval, todo mundo sabe. Afinal, é muito difícil reunir mais de dois milhões de foliões em uma capital enorme como Recife sem atrair também aqueles que procuram roubar ou brigar. Infelizmente, a realidade brasileira torna esse fato pouco surpreendente. Mas é possível curtir a folia do Galo sem dores de cabeça se tomar algumas medidas básicas de segurança.

Aproveitar o bloco pela manhã é a primeira delas. No começo ainda há muitas famílias – inclusive com crianças – e gente de todos os tipos disposta a festejar bastante.

RECIFE COM CRIANÇAS: dicas do que fazer e onde ir

Ao longo do dia, como é natural, os foliões vão bebendo mais e ficando mais exaltados, o que pode levar a episódios de violência desnecessários. Então por isso muitos dos fãs do Galo mais antigos, e do público mais tranquilo, prefere chegar cedo e sair na hora do almoço, mais ou menos, e garantir a diversão sem nenhum problema.

Você está conferindo CARNAVAL EM RECIFE: dicas para curtir a folia do GALO DA MADRUGADA. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para curtir essa folia!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Outra dica importante de segurança é tentar curtir o Galo em grupo. Quanto mais gente estiver com você, mais difícil é de acontecer algo de ruim. Amigos se protegem, intimidam valentões e ainda podem ajudar um ao outro durante o dia.

Manter um grupo é sempre ideal, mas vá ao menos com mais uma pessoa para ter ao lado e ficar mais tranquilo. E, é claro, fique sempre de olho nos seus pertences e não deixe itens de valor à mostra – é melhor prevenir do que remediar, não é?

Dicas para aproveitar ao máximo o Galo da Madrugada

E não faltam outros pequenos detalhes que podem fazer com que o seu sábado de Carnaval no maior do bloco do mundo seja perfeito. Não dê bobeira:

  • Hidratação é a coisa mais importante, não só para o Galo como para todo o Carnaval; e lembre-se, o que hidrata é água, não cerveja! E só consumir álcool pode prejudicar sua resistência, obrigando a deixar a folia mais cedo ou até a perder outros dias de festa depois.
  • Se alimente bem antes de ir para o Galo da Madrugada; o que significa comida o suficiente para forrar o estômago se você gosta de bebidas alcóolicas, mas sem encher demais para não atrapalhar a festa, mas também alimentos leves e pouco gordurosos para evitar passar mal ao longo do sábado.
  • Protetor solar também não pode faltar, já que o bloco sai de manhã e dura o dia inteiro; e como você sabe, em geral o Carnaval significa muito sol e calor, seja em fevereiro ou em março (como em 2019), então se proteger garante uma folia mais segura e saudável, do contrário a insolação pode chegar e também acabar com a festa.
  • Garanta que sua roupa seja confortável, e o tênis também; andar o dia inteiro pelo Galo da Madrugada é bastante cansativo, e ficar com calos ou incômodas pode estragar o bloco para você e para quem está junto.
  • Deixe em casa as coisas de maior valor desnecessárias, como jóias e câmeras fotográficas – até mesmo o celular, se conseguir ficar sem.
Apresentação de maracatu no Recife Antigo, PE.

Depois do Galo da Madrugada a folia continua com apresentações de maracatu e outros blocos no Centro de Recife Antigo, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Onde ficar Hospedado

Por ter uma localização central e de fácil acesso em Recife, os principais bairros atendem bem ao folião que está visitando a cidade e pretende acordar cedo para pular no Galo da Madrugada. São muitas as opções de hotéis, pousadas e hostels próximos à região do Forte das Cinco Pontas e ao Recife Antigo, bairro bastante procurado pelos turistas pelo valor histórico.

Para os que preferem se hospedar na orla, Pina é a opção mais perto da concentração do bloco, bastando atravessar a Ponte Governador Paulo Guerra.

Escolha e reserve já seu Hotel ou Pousada em Recife

Mas a badalada Boa Viagem também não fica longe, logo depois de Pina, a cerca de 10 km ao sul do Galo da Madrugada.

E muita gente também acaba ficando na vizinha Olinda, de Carnaval também tradicionalíssimo em suas ladeiras. E a 12 km ao norte do Forte, também tem acesso bastante tranquilo para curtir o maior bloco do mundo sem problemas.

Então escolha o ambiente que melhor te agrada sem preocupações, já que de qualquer canto dá para chegar ao Galo rapidinho!

***
Agora que você já conhece o funcionamento do maior bloco de carnaval do mundo, prepare-se para curtir a folia em Recife com o Galo da Madrugada!

Já foi? Tem alguma dica importante para outros foliões? Deixe nos comentários!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 04 de dezembro de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.