Tudo sobre CAMBARÁ DO SUL e seus CÂNIONS INCRÍVEIS

A pequena cidade gaúcha de Cambará do Sul atraí centenas de apaixonados pela natureza que buscam desfrutar das paisagens incríveis dos cânions da cidade.

10 Motivos para ir visitar a Serra Gaúcha

E se você está planejando a sua viagem de férias para conhecer essa linda cidade, confira nossas dicas para aproveitar sua viagem ao máximo.

Como Chegar em Cambará do Sul

Para chegar a Cambará do Sul partindo de Porto Alegre de carro, o caminho mais curto é pela RS-020, passando por Gravataí, Taquara e São Francisco de Paula até chegar em Cambará do Sul, são 200 quilômetros com trechos de pista não duplicada.

A outra maneira é ir pelo litoral pegando a BR-290, onde você terá 230 quilômetros de percurso e a maior parte da viagem é feita em estrada duplicada.

Quem deseja fazer o trajeto de ônibus deverá pegar o ônibus da empresa Citral na rodoviária de Porto Alegre e trocar de ônibus na cidade de São Francisco de Paula para seguir viagem.

Confira também o Guia Completo de Porto Alegre

Circulando na Região

Cambará do Sul é bem pequena e praticamente tudo que interessa na cidade está concentrado na avenida principal, no entanto, os cânions e pontos turísticos estão espalhados pela região rural.

Justamente por isso, é interessante estar de carro para garantir mais autonomia para os seus passeios.

Vale lembrar que a maioria das estradas que levam aos pontos turísticos mais afastados são de terra e geralmente em más condições de tráfego, por isso, se você estiver pensando em alugar um carro é interessante considerar isso ao escolher o modelo.

A recomendação em determinados trechos é para o uso de carros 4×4 e com suspensão elevada.

O Que Fazer em Cambará do Sul

A região é toda voltada ao ecoturismo, natureza e aventuras, mas há também bons hotéis-fazenda com muito charme e conforto. Selecionamos alguns dos passeios imperdíveis em Cambará do Sul, veja.

Cânion Itaimbezinho

Fica no Parque Nacional de Aparados da Serra e é o mais famoso da região, tendo sido cenário de filmes e novelas que fizeram sucesso. No cenário estonteante, o selfie é obrigatório para aquela lembrança da viagem!

Os paredões rochosos do Itambezinho têm até 720 metros de profundidade e 600 metros de largura, e se estendem por quase 6 km.

As trilhas do Vértice, do Cotovelo e do Rio do Boi são realizados às margens e internamente ao Cânion Itambezinho.

Trilha do Cotovelo

Localizada no Parque Nacional dos Aparados da Serra, com 6 quilômetros contabilizando a ida e a volta, essa trilha em terreno irregular tem caminhada fácil não sendo necessário ser extremamente atlético para se aventurar no percurso.

Devido a facilidade de percorrer essa trilha ela é uma das que atraí mais turistas para admirar todas as belezas naturais de Cambará do Sul.

Trilha do Vértice

Essa é a trilha mais fácil e mais conhecida do Parque Nacional de Aparados da Serra. Tem apenas 1,4 km (ida e volta) percorridos em cerca de 40 minutos de uma caminhada leve e agradável!

Ela segue pelas bordas do Cânion Itaimbezinho até o Mirante do Vértice, com uma vista incrível da Cascata das Andorinhas que tem 700 metros de altura e, quando venta, forma um belo espetáculo com suas águas.

Trilha do Rio do Boi

Essa é uma trilha para quem tem mais resistência física e adora uma aventura em contato com a natureza, se você não está habituado a fazer trilhas o mais recomendado é que contrate um guia para percorrer esse trecho.

A trilha passa pelo leito do Rio do Boi, e são 12 quilômetros com trechos de fauna selvagem.

Geralmente são 6 horas de caminhada por esse trecho, não se esqueça de levar a câmera para registrar todos os encantos da região.

Confira mais dicas de Natureza e Aventura clicando aqui!

Cavalgada nos Cânions

Já pensou na possibilidade de curtir toda a beleza dos cânions passeando a cavalo? Essa possibilidade existe e você poderá cavalgar na beira dos cânions Cambajuva, Pedra e Pinheirinho.

Esse passeio incrível tem início na Fazenda Santana que está a 24 quilômetros da cidade.

Cânion Fortaleza: o maior

Este é o maior e mais imponente cânion dos parques, com paredões de 900 metros de altura e 7,5 quilômetros de extensão.

Este lindo cânions está localizado em outro parque, no Parque Nacional da Serra Geral e, de jeito nenhum, pode ficar de fora do seu roteiro de passeios na região.

Tem mirantes sensacionais e um visual inesquecível!

Cânion Malacara: o menos conhecido

Este é um cânion ainda pouco visitado que fica no Parque Nacional da Serra Geral, com 3,5 quilômetros de extensão e profundidade de quase 800 metros.

Nele se formam piscinas graças às quedas d’água, sendo ideal para apreciar no final do dia, onde a paisagem se torna ainda mais linda.

Trilha do Mirante

É a mais conhecida e mais fácil trilha do Parque Nacional da Serra Geral. São apenas 3 km (ida e volta) de caminhada sem muito esforço.

Do mirante se tem uma visão panorâmica do Cânion Fortaleza e, em dias sem nuvens e com sol na hora certa, é possível avistar até o litoral gaúcho!

Para quem tem disposição e preparo físico, pode subir ao topo com mais uma hora e meia de subida. Mas o esforço é recompensado pela vista inteira do cânion e do Rio da Pedra.

Cachoeira dos Venâncios

Localizada a 23 quilômetros de Cambará, a Cachoeira dos Venâncios está na Fazenda da Cachoeira, sendo alimentada pelo Rio Camisas, que nasce no Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Mesmo com as águas geladas não sendo as mais convidativas para o banho, apreciar a beleza do local é imperdível.

Pedaladas

Outra forma de passear pela região dos cânions e curtir a paisagem incrível no alto e no baixo, é fazendo parte de um grupo de pedaladas.

A depender do estilo de passeio que você desejar, poderá passar metade de um dia pedalando com um grupo, ou um dia inteiro, e até mesmo 4 dias de pedal para percorrer quase todos os cânions em um trajeto fantástico!

Se você gostou da ideia deverá procurar o serviço de pedaladas guiadas nas agências de turismo local que costumam formar grupos de turistas para realizar esse passeio.

Casa da Vó Maria

Além dos passeios e contato com a natureza, em Cambará do Sul o turista também pode comer muito bem!

Na Casa da Vó Maria que é uma pequena casinha de madeira, você encontrará vários produtos artesanais como queijos, salames, doce de leite e até blusas de lã.

Aqui é aquele ponto de paradinha para comprinhas de lembranças e também das delícias locais.

Veja mais dicas de Onde Comer em Cambará do Sul

Passeio de Bote

O Rio Camisas tem águas tranquilas o que torna o local perfeito para passear de bote e contemplar a natureza.

Geralmente são 3 horas de passeio para que se possa observar a tranquilidade do local, as matas ciliares e toda a sua beleza.

Apesar de usar coletes salva-vidas a atividade não tem a pegada de adrenalina e é um passeio realmente mais contemplativo.

Rapel

Os que preferem um pouco mais de adrenalina irão curtir o rapel que é feito em uma cachoeira de 30 metros de altura.

Na contratação do serviço você será acompanhado por um instrutor e terá todos os equipamentos de segurança, o que torna a atividade uma ótima opção para quem quer se aventurar pela primeira vez nas alturas.

Roteiros de Quadriciclo

Outra forma bastante interessante de desbravar as belezas locais é passeando na região de quadriciclo.

Você poderá escolher entre fazer seu próprio roteiro alugando o equipamento e curtindo com amigos ou sozinho, ou poderá fazer o passeio com um grupo de pessoas que irá percorrer o roteiro programado pela empresa que aluga os equipamentos.

Esse roteiro padrão tem duração de 1 hora de passeio e geralmente o percurso é de 30 quilômetros no final da tarde, para que o turista possa contemplar um pôr do sol encantador no percurso.

Dicas Extras

  • Leve água para seus passeios, garantindo a correta hidratação durante as trilhas;
  • Não deixe de fora da sua mochila algumas barrinhas e lanches, pois algumas trilhas são bastante longas e você pode sentir fome no percurso;
  • Não esqueça o protetor solar, uma insolação pode ser ruim para suas férias;
  • Use roupas leves e confortáveis para que você possa curtir as trilhas prefira sempre usar um tênis e peças com mangas para se proteger;
  • É importante levar sempre uma muda de roupa, porque em alguns passeios você poderá precisar se trocar;
  • Usar repelente para fazer as trilhas na primavera e verão é uma opção bem inteligente.

Onde se Hospedar em Cambará do Sul

A depender do seu estilo de viagem você poderá escolher uma hospedagem na área rural que fica longe de tudo e perto dos cânions, evitando perda de tempo com deslocamento. Ou na área urbana, onde você terá acesso a melhor infraestrutura, mas precisará de carro para chegar aos pontos turísticos.

Confira dicas de Hotéis e Pousadas em Cambará do Sul

Quem opta pela área urbana normalmente aproveita melhor a gastronomia e a noite em Cambará do Sul, enquanto os que preferem a área rural curtem o relaxamento na região.

***
Agora que você já sabe os melhores passeios e atrações de Cambará do Sul e como aproveitar intensamente as belezas dos Cânions e trilhas, já pode programar sua viagem para a região!

Se você é um apaixonado pela natureza e não resiste a momentos de lazer em contato com cenários encantadores e com uma pitada de aventura, certamente a região é o seu destino dos sonhos.

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 29 de janeiro de 2019