Melhores atrações de Fortaleza para crianças

Avalie este artigo

Fortaleza é um dos destinos mais procurados do Nordeste para quem busca dias de sol, praias bonitas e agradáveis e momentos de relaxamento. Já quem vai ao destino acompanhado de crianças pode ter certeza que encontrará ainda mais.

Isso porque a cidade oferece aos pequenos um cardápio repleto de diversão que agrada a todos os gostos. Parques aquáticos, parques de diversão em meio à natureza, barracas de praia equipadas com piscinas e recreação infantil, além de um centro cultural com oficinas de artesanato e teatro que invadem o universo criativo da criançada são algumas das atrações que divertirão a família na capital cearense.

Praia de Iracema, a mais central de Fortaleza, que conta com um calçadão agradável para caminhadas e aproveitar o visual da cidade.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Beach Park

Para muitos, quando se fala em Fortaleza a primeira atração que vem em mente é o Beach Park, considerado um dos maiores e melhores parques aquáticos do mundo. Localizado na praia de Porto das Dunas, em Aquiraz, a 25 km de Fortaleza, o parque conta com uma estrutura de 20 mil m² e faz parte de um amplo complexo turístico. Nele, além de barracas de praias, há também quatro resorts e ótimas opções de restaurantes.

Os olhos da criançada brilham diante de tamanha grandiosidade. E pode apostar, não é só os pequenos que vibram com o passeio. O Beach Park atende muito bem todas as idades e gostos com atrações divididas entre radicais, moderadas e infantis.

Para os menores, há a Arca de Noé e a Ilha do Tesouro – áreas temáticas infantis com piscina rasas e pequenas quedas e jatos d’água –; a Correnteza Encantada, que imita um rio que corre por todo o parque; a piscina de ondas e outras áreas de playground aquático. Os maiores e adeptos das atrações radicais se divertem nas mais variadas opções de tobogãs e toboáguas do complexo.

Sua infraestrutura foi minuciosamente pensada para atender as famílias e proporcionar a elas um dia agradável. Dentro do parque o visitante encontra opções de restaurantes e lanchonetes, além de armários com chave para guardar as mochilas. Assim, o único motivo pelo qual se deve sair das piscinas é para repassar o protetor solar.

 

Praia do Futuro

A praia, localizada na região metropolitana de Fortaleza, é ampla, de águas agitadas e tomada por surfistas. Por isso, a opção aqui não é aproveitar o mar, mas sim as barracas de praia para lá de equipadas, que mais se parecem com clubes.

Com piscinas, toboáguas, playgrounds e recreação infantil, o local é ideal para os pais relaxaram com o pé na areia curtindo o visual deslumbrante da praia enquanto as crianças se divertem na estrutura toda pensada para elas.

Os locais servem petiscos e pratos que vão desde batata frita, para agradar a molecada, até a cozinha típica com caranguejo, camarão e diversos peixes para encher a barriga dos pais.

Barraca de praia na Praia do Futuro que mais parecem clubes, com piscinas e recreação infantil.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As barracas da Praia do Futuro mais conhecidas para curtir com as crianças são a Crocco Beach, Itapariká, Atlantis e Chico do Caranguejo. Mas as opções são várias, sendo mais de 20 barracas nos seus 7 km de extensão.

 

Engenhoca Parque Ecoeducativo

Em Aquiraz (mesma cidade que está localizado o Beach Park) fica uma imensa área verde que, com suas divertidas atrações, chama a atenção da garotada e garante um dia agitado e cheio de atividade para as famílias que vão visitar Fortaleza.

Trata-se do Engenhoca Parque Ecoeducativo, que tem como missão proporcionar aos visitantes um ambiente que mistura entretenimento e cultura, tudo isso a céu aberto, em meio à natureza.

Lá é possível encontrar, entre outras atrações, tirolesa, arvorismo, caiaque, pedalinho, bola d’água (uma imensa bola para a criança entrar e flutuar por um lago), trilhas, parquinhos e uma fazendinha. O Museu do Engenho Colonial ilustra momentos históricos do Brasil Colônia que foram vividos naquela região do Ceará e, completando o pacote cultural, a criançada pode ver no parque ruínas Jesuíticas datadas de 1726.

Para a hora da fome o local disponibiliza dois restaurantes de comidas caseiras com toques típicos da região. Na entrada é possível optar pela compra do ingresso que já inclui as diversas atrações do parque – ideal para quem sabe que irá usar e abusar de sua infraestrutura – ou ainda pagar uma taxa para entrar no espaço e acrescentar a parte o valor de cada atração – caso para quem sabe que não utilizará tudo o que o parque oferece.

 

Centro Dragão do Mar Arte e Cultura

Na Praia de Iracema, a mais central da cidade, está o centro cultural Dragão do Mar, que oferece museus, planetário, teatro, cinema, biblioteca, música ao vivo, restaurantes, bares e muito mais em uma estrutura de decoração curiosa em uma área de mais de 14 mil m².

Há diversas atrações de qualidade e gratuitas para a criançada, capazes de completar o dia da família em um fim de tarde em Fortaleza. Oficinas de pintura, peças de teatro infantil, shows de fantoches são alguns dos eventos que preenchem a farta agenda de atrações do local. Vale estender o passeio até à noite e jantar em um de seus restaurantes.

 

Passeio pela orla da praia

É possível aproveitar o agradável passeio pela orla da Praia de Iracema acompanhado de crianças. No fim da tarde o local é tomado por famílias que aproveitam o espaçoso calçadão para caminhar, admirar a cidade e praticar esportes.

A garotada tem sinal verde para calçar os patins, a bicicleta ou o patinete e deslizar pelo local. Há aluguel de equipamentos no calçadão caso não queira levar na mala esses itens.

blank

O delicioso calçadão da Praia de Iracema, com espaço para as crianças brincarem e ideal para caminhadas no fim da tarde.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Diariamente, na Praia de Meireles – praia logo após a de Iracema – sai no fim da tarde o passeio a bordo do trenzinho, ótima opção para crianças pequenas. Acompanhado de personagens da Disney, o trenzinho faz um pequeno tour pelas praias centrais e principais avenidas dessa região da cidade.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Flávia Médici Fotos:  Ricardo Junior 14 de dezembro de 2020


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.