As Piscinas Naturais mais bonitas do Brasil

Avalie este artigo

O Brasil possui um dos litorais mais lindos do mundo e já citamos muitos destinos aqui como Fortaleza, Salvador, Aracaju e outras cidades, do Nordeste principalmente. Além das praias, cachoeiras, rios e lagoas também são destino para muitos brasileiros e estrangeiros que escolhem passar as férias por aqui. E entre esses lugares paradisíacos estão aqueles com lindas piscinas naturais.

Perfeito para todas as idades e bolsos, você encontra cantinhos bem especiais em todo o país para dar aquele mergulho revigorante, em águas que são totalmente cristalinas, sem perigo de ondas fortes, além de muitos outros atrativos. Fernando de Noronha, Maragogi, Jericoacoara e muitas outras fazem parte da lista mais que especial que criamos para você, onde dá para conhecer algumas das piscinas naturais mais encantadoras do Brasil. Confira.

Praia do Forte – Bahia

A Praia do Forte fica pertinho de Salvador e dá para conhecer em um único dia., mas claro que com mais tempo de férias você conseguirá explorar ainda mais o local. Quem veio curtir as lindas piscinas naturais vai se encantar completamente. O mar de toda a Praia do Forte já é tranquilo e com poucas ondas, mas em alguns pontos isso se torna ainda mais favorável para quem deseja um banho totalmente tranquilo.

A Praia do Papa Gente é exatamente um desses cantinhos especiais da Praia do Forte. Com águas completamente cristalinas, as piscinas naturais desse local são perfeitas para quem gosta de praticar mergulho. Isso porque diferente de muitas outras, elas não são tão rasas. Em contrapartidas, você pode explorar ainda mais os cardumes de peixes coloridos que são preservados aqui. Há passeios já organizados e nos pontos certos que você não pode deixar de conferir.

piscinas-naturais-papa-gente-praia-do-forte-ba

Na Praia do Forte também há outra piscina natural que merece destaque: a Praia do Lord. Você pode escolher uma das muitas barracas que estão estruturadas aqui, experimentar aquele delicioso acarajé – assim como muitas outras especiarias da culinária baiana -, tomar drinks refrescantes e tudo isso servido dentro da água. É de apaixonar. O único detalhe é que a piscina natural só se forma na maré baixa, então fique atento à tabela das marés para aproveitar o destino.

Maragogi – Alagoas

São apenas 125 quilômetros que separam Maceió de Maragogi. O destino é um dos mais paradisíacos do nosso país e não pode ficar de fora da sua lista de férias. Para muitos guias, a praia é chamada de ‘Caribe Brasileiro’ e quando você chega aqui entende completamente o porquê do título. Areia branca e limpa, lindos coqueirais por toda a costa, mar tranquilo e com águas transparentes e uma infinidade de atrativos naturais para se aproveitar.

É aqui também onde você encontrará algumas das mais encantadoras piscinas naturais do Brasil. A Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais começa em Paripueira, em Alagoas, indo até a cidade de Tamandaré, em Pernambuco. Ela é considerada a mais bela formação coralina do planeta devido seus imensos arrecifes, corais e toda a fauna e flora encontrada por aqui.

foto-pisicna-natural-em-maragogi-alagoas-7909

Apesar de extensa, só existem três pontos abertos para visitação turística: esses começam com as Galés, passam por Taoca e terminam em Barra Grande. Os outros pontos são completamente preservados e estão abertos apenas para visitas guiadas ou experimentos. Contudo, o que você tem acesso já é mais que suficiente para se apaixonar. Um mar azul, transparente, com profundidade rasa e onde você irá desejar passar dias admirando.

Uma dica é fazer a visita na Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais através de passeios. O seu acesso é totalmente livre, mas com guias há pontos interessantes que não ficarão de fora.

Porto de Galinhas – Pernambuco

Porto de Galinhas fica em Ipojuca, a 70 km de Recife, e é um dos destinos mais famosos do Brasil por suas piscinas naturais belíssimas. Quando a maré baixa, há a retenção da água e a formação das piscinas (algumas com formatos curiosos, como a que parece o mapa do Brasil – foto abaixo).

foto-piscina-natural-em-porto-de-galinhas-pernambuco-6703

A região de arrecifes, que vai de Alagoas a Pernambuco, preserva uma biodiversidade incrível e só perde em extensão para a Grande Barreiras de Coral da Austrália.

Os passeios para as piscinas naturais saem da Praia de Porto de Galinhas e em 5 minutinhos de trajeto já dá para apreciar tamanha beleza. O ideal é usar um snorkel e flutuar dentre os peixinhos. Inesquecível!

Maxaranguape – Rio Grande do Norte

Outro cantinho digno de praia paradisíaca de filme. Maxaranguape é pequenina, mas com um encantamento gigantesco. Quem chega por aqui com certeza se apaixona e vai ficando. As piscinas naturais que se estendem até Maracajaú valem a sua visita enquanto estiver no Rio Grande do Norte.

As piscinas naturais daqui se formam a partir do encontro do Rio Maxaranguape com o mar. A ponta onde isso acontece também é preenchida com lindos arrecifes e corais que dão um brilho mais que especial ao cenário. Há passeios de mergulho e lanchas onde você pode observar toda a costa do alto mar. Quando nos encontramos por aqui?

Rios de Bonito – Mato Grosso do Sul

Bonito é um dos destinos mais adorados por viajantes que buscam turismo ecológico. Os vários rios da região formam piscinas naturais de encantar qualquer visitante. Com águas completamente azuis, cristalinas e com um brilho mais que especial, dá para aproveitá-las em meio à formação rochosa calcária da região.

Nos rios apenas a flutuação é permitida, para não causar danos ao meio ambiente e alterar o mínimo do ecossistema. Mas, o cenário subaquático é de impressionar, com diversas plantas e muitos peixes coloridos que nadam pertinho, sem medo.

Existem vários pontos para flutuação em Bonito: a nascente Rio Sucuri, o Rio da Prata, a nascente do rio Baía Bonita, o Parque Ecológico Rio Formoso, a nascente Azul, para citar alguns. O difícil é escolher entre todas estas opções, ou ir em todas!

Fernando de Noronha – Pernambuco

A ilha de Fernando de Noronha é um destino certo para quem busca piscinas naturais e um contato maior com trilhas ecológicas. Praticamente todo ano um caminho é descoberto e um cantinho para mergulho torna-se a nova atração desse destino. Chegar aqui não é tão simples e nem barato – principalmente em meses de alta estação -, mas vale a pena o investimento!

Na ilha, não deixe de conferir a Enseada dos Abreus, um local que era praticamente inacessível e que em 2012 ganhou um caminho próprio. Por toda essa costa você encontra pequenas piscinas naturais em meio às pedras e que valem pequenos mergulhos. Todas possuem profundidade rasa e podem ser frequentadas por pessoas de todas as idades.

foto-praia-da-atalaia-em-fernando-de-noronha-pe-brasil-8178

Também há outras piscinas que merecem destaque, como é o caso da Praia do Atalaia e da Ilha dos Frades. Essas duas são mais conhecidas e você também encontra passeios tanto de mergulho como de exploração da região. Não deixe de fazer cada um deles!

Você está conferindo as Piscinas Naturais mais Bonitas do Brasil! Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Jericoacoara – Ceará

A pequena vila de Jericoacoara atrai turistas de todas as partes do mundo e independente da época do ano, o passeio para cá será inesquecível. Reserve alguns dias de suas próximas férias para conhecer esse paraíso que fica no cantinho do Ceará, que segundo o jornal norte-americano, Washington Post, essa é “uma das dez praias mais bonitas do mundo”. Totalmente isolada da grande população, “Jeri” é, por completo, uma piscina natural. O seu mar é totalmente tranquilo, raso e sem ondas.

pessoas-lagoa-do-paraiso-lagoas-de-jijoca

Entre as piscinas naturais de Jericoacoara que merecem destaque, estão a da Praia de Tatajuba, Lagoa Azul, Lagoa do Paraíso e Praia do Preá. Dá para conhecer todas com caminhadas pela costa, mas você também pode contratar um serviço de bugueiros para aproveitar ainda mais o destino. Em alguns pontos, principalmente na Lagoa Azul, você consegue também praticar mergulho e observar os corais da região.

Bombinhas – Santa Catarina

A Praia da Lagoinha, em Bombinhas, já foi considerada uma das praias mais bonitas de Santa Catarina, em especial pela formação de uma linda piscina natural de águas rasas e cristalinas, bem próxima à beira-mar.

pe-de-pato-praia-da-lagoinha-bombinhas

A região é cercada por pedras que represam a água do mar e onde vivem vários peixinhos coloridos que nadam junto aos visitantes tranquilamente. O local é muito procurado para prática de snorkel e também alguns mergulhos (nas áreas mais profundas da região) para observarem a rica fauna subaquática. Na alta temporada a piscina fica muito cheia de banhistas, portanto é preciso chegar cedo para aproveitar bem!

Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

As Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, vão deixar você apaixonado pela região! A natureza é exuberante e une o mar azul, o verde dos morros e a areia clara em um cenário belíssimo.

foto-praia-do-pontal-do-atalaia-arraial-do-cabo

O Pontal do Atalaia é considerada uma das praias mais lindas do Rio de Janeiro e não é à toa. Os praticantes de mergulho e snorkel tem uma ótima visibilidade na região e os banhistas também podem brincar sossegados na praia sem ondas por onde passam várias espécies de peixes. Já marcou sua viagem pra cá?

Chapada dos Veadeiros – Goiás

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um verdadeiro oásis no Cerrado e conta com inúmeras lagoas, rios e cachoeiras que formam deliciosas piscinas naturais.

A Cachoeira Loquinhas é uma das mais procuradas, pelas águas cristalinas e refrescantes emoldurada pela vegetação local. Mas, há várias outras, como as cachoeiras Veredas, de São Bento e as localizadas dentro das fazendas do entorno do Parque. É só escolher um ponto para conhecer por dia e aproveitar bem a região.

Lençóis Maranhenses – Maranhão

E terminamos nossa lista em grande estilo: no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As lagoas formadas pela chuva no meio das dunas enormes deixam o cenário único e impressionante. Há várias delas e muitas opções de banho, mas ganham destaque as Lagoas Bonita e Azul.

circuito-lagoa-bonita-lencois-maranhenses-3704

Todo esforço de caminhar nas dunas de areias finas sob sol forte vai ser recompensado por um mergulho refrescante nestas águas cristalinas. Está pronto?

Além das piscinas naturais listadas aqui, poderíamos citar várias outras com seus encantos únicos, como as lagoas formadas pelo Rio São Francisco na sua passagem pela Serra da Canastra (MG), as lagoas de Nísia Floresta (RN), a Lagoa da Conceição e as praias do Campeche e Jurerê Internacional em Florianópolis (SC), a Praia de Castelhanos, em Ilhabela (SP) e vários outros pontos do litoral do nordeste que possuem seu encanto e beleza.

Então, já podemos marcar nosso tour pelas piscinas naturais do Brasil? Todas as piscinas naturais são lindas e encantadoras! Não deixe de visitá-las! Conhece mais alguma que pode entrar para essa lista? Deixe seu comentário!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 03 de março de 2016


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.