7 MELHORES PRAIAS da ILHA DE BOIPEBA: fotos e dicas que ninguém te conta

Avalie este artigo

Um dos maiores paraísos do litoral norte da Bahia, a Ilha de Boipeba passou a atrair cada vez mais turistas a partir da década de 2000. Esse destino incrível foi descoberto pelo grande público, mas jamais perdeu seu clima rústico que a tornou famosa.

Com cenários dignos de novela, visitar Boipeba é garantia de mergulhar em águas cristalinas em praias sossegadas e com muita natureza ao redor. Para quem deseja paz nas férias, não há opção melhor.

ILHA DE BOIPEBA: um paraíso na Bahia

Ao contrário da vizinha Morro de São Paulo, mais badalada e cheia de agito, essa ilha ainda é reduto de aventureiros e de quem gosta de se sentir completamente desconectado do mundo.

E para facilitar, conhecer as maravilhosas praias da ilha de Boipeba não é tão difícil. O destino fica próximo a Salvador, a apenas 170 km, mas é preciso encarar cerca de três horas de estrada e mais um barco para chegar no arquipélago do Tinharé, onde ela fica. De qualquer forma, está longe de ser inacessível, e definitivamente vale a pena o esforço.

Enquanto você arruma as malas, confira nossas dicas e conheça as 7 melhores praias da ilha de Boipeba!

1- Praia de Moreré e Piscinas Naturais

Atravessando uma fazenda de coqueiros a pé, de quadriciclo ou mesmo de trator, chega-se às incríveis piscinas naturais da Praia de Moreré.

Mar calminho de águas cristalinas, cercado de verde e perfeito para a prática do mergulho com snorkel na maré baixa – quando se formam as referidas piscinas.

Não fique imaginando, veja Boipeba em imagens 360 graus!

Perto da areia já dá para curtir bastante e admirar o visual subaquático com a máscara, mas ainda há a possibilidade de contratar um barco e ir até mais adiante para as piscinas em si.

Mesmo quase sempre deserta, há quiosques e estrutura para atender os turistas, além de pousadas no centrinho do vilarejo próximo. Ainda há lojas, restaurantes e tudo que é preciso para aproveitar o dia ao máximo em Moreré.

É tudo muito rústico, e certamente é um passeio imperdível para quem viaja até Boipeba. Para chegar, é preciso passar pelo rio ao fim da praia da Cueira.

Foto piscinas naturais da Praia de Moreré, ilha de Boipeba, BA.

As deliciosas e paradisíacas piscinas naturais da Praia de Moreré, uma das melhores da ilha de Boipeba, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2- Praia de Bainema

Saindo da vila de Moreré é possível chegar na Praia de Bainema. Com paisagens lindas, o caminho entre uma e outra já é das melhores partes do passeio.

É preciso atravessar um túnel de flores e as tocas dos caranguejinhos, chamados localmente de guaiamuns. A pequena trilha leva a outro destino de mar tranquilo e piscinas naturais próximas à areia.

Com menos estrutura e ainda mais natureza ao redor, a Bainema tem apenas um quiosque e é ideal para os que procuram um recanto sossegado, intocado, para curtir o dia sem nenhuma preocupação.

Para chegar nessa pérola de Boipeba, também dá para contratar quadriciclos (que funcionam como táxis) ou tratores para o trajeto.

Foto Praia de Bainema, na Ilha de Boipeba, BA.

A linda e deserta Praia de Bainema, na Ilha de Boipeba, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3- Praia da Ponta dos Castelhanos

Pense em um ecossistema formado não só pela praia e o mar em si, mas também por mangues e coqueiros sem fim. É a Ponta dos Castelhanos, amplamente considerada uma das melhores praias da ilha de Boipeba – e também um dos destinos mais isolados e sossegados.

Suas águas transparentes são bastante calmas e perfeitas para ficar horas dentro sem querer sair. Com a maré baixa os bancos de areia surgem em diversos pontos do oceano visível e deixam o cenário com um certo ar de Caribe.

16 praias brasileiras que parecem o Caribe

A estrutura é pequena, com poucas barracas oferecendo comes e bebes.

O nome da praia foi dado por conta de um navio espanhol que naufragou na região. Para chegar, você pode contratar o passeio de barco saindo do centro, chamado de Velha Boipeba, ou ainda um dos quadriciclos em Moreré.

Foto da Praia da Ponta dos Castelhanos, Boipeba, BA.

A linda orla da Praia da Ponta dos Castelhanos, uma das mais belas da Ilha de Boipeba, na BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4- Praia da Cueira

Localizada em uma enorme enseada, a Praia da Cueira conta com mais estrutura, possuindo alguns restaurantes em sua bela faixa de areia. Mas, ainda assim, é bastante reservada, quase deserta, e com uma natureza incrível ao redor.

Sua extensão é bem longa e, ao final, há um rio desembocando no mar e formando o melhor local possível para banho – e um visual dos mais deslumbrantes que você vai avistar por lá, com tudo cercado por infinitos coqueiros.

Saindo da Velha Boipeba, há uma trilha de cerca de meia hora que leva até a Cueira. Também é possível ir de lancha do centro para quem não está na disposição de caminhar, mas o trajeto é bonito e vale a pena.

Foto da Praia da Cueira, Ilha de Boipeba, BA.

A linda orla da Praia da Cueira, semi-deserta e com cenário de cinema, em Boipeba, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5- Praia da Boca da Barra

A praia central da Velha Boipeba, a que fica bem na parte principal da vila, é chamada de Boca da Barra. E, justamente por ser onde a maioria dos visitantes fica hospedado, é também a mais requisitada de todas as praias da ilha.

Cercada por pousadas, restaurantes e quiosques, não falta estrutura para atender os banhistas. É uma ótima pedida para quem não está disposto a fazer trilhas ou passeios longos em um dia e prefere apenas relaxar perto de onde está ficando.

Procurando piscinas naturais na BAHIA? Veja aqui as melhores!

O mar é mais escuro por causa da chegada do Rio do Inferno e a maré tem subido sistematicamente nos últimos anos. Ainda assim, é um cenário bonito e tranquilo. E o por do sol visto dali é um dos mais belos de Boipeba.

Foto da Praia da Boca da Barra, Boipeba, BA.

A movimentada Praia da Boca da Barra, a mais central de Boipeba, pertinho da vila. Ótima opção para se hospedar.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você está conferindo as 7 MELHORES PRAIAS da ILHA DE BOIPEBA: fotos e dicas que ninguém te conta. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos e toda família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6- Praia das Pedrinhas

Uma pequena faixa de areia no caminho que vai da Boca da Barra até Tassimirim, a Praia das Pedrinhas recebe esse nome pelo número de rochas que possui.

As rochas estão no mar e formam piscinas naturais na maré baixa, local perfeito para dar um mergulho.

O belo cenário é completado pelos coqueirais, como não poderia deixar de ser, já que eles parecem dominar a ilha. Com algumas mesinhas à beira da água e quiosque para atender o público, Pedrinhas é uma boa pedida para curtir um lugar diferente e menos conhecido em Boipeba, mas com a mesma beleza do resto da ilha e ainda mais tranquilidade.

Foto da Praia das Pedrinhas, Boipeba, BA.

A Praia das Pedrinhas é repleta de rochas, mas elas formam piscinas naturais deliciosas na maré baixa. Vale a pena conferir!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7- Praia de Tassimirim

Fechando a lista de algumas das mais incríveis praias da ilha de Boipeba, a Praia de Tassimirim é acessível através de trilha que sai do centrinho na Boca da Barra – e passa pela referida acima Ppraia das Pedrinhas, além da Praia do Outeiro, outra pequena faixa de areia por lá.

Para melhorar, o percurso é bem fácil, até para aqueles que não costumam caminhar muito, e é lindíssimo, vendo boa parte das paisagens litorâneas de Boipeba e com quiosques e restaurantes no caminho para dar uma paradinha.

A Praia de Tassimirim tem mar de águas claras e é bem mais calma que o centro, sem tanta gente. Os recifes de coral formam piscinas naturais que turista nenhum pode deixar de aproveitar, e vale a pena alugar um snorkel para ver os peixinhos coloridos no fundo por lá.

Foto Praia de Tassimirim, Ilha de Boipeba, BA.

A linda e quase deserta Praia de Tassimirim, fechando nossa lista das melhores praia da Ilha de Boipeba, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***
Com essa paisagem da Ilha de Boipeba dominada por coqueiros, piscinas naturais, mar cristalino, rios e mangues, dá para entender porque esse destino está sendo tão badalado no meio do ecoturismo – e está na lista de qualquer um que goste de natureza e de paz nas férias.

Está esperando o que para marcar mais essa incrível viagem? Confira também mais fotos das praias de Boipeba!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 14 de maio de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.